Três à Terça #09
Hoje trago 3 “papas salgadas” com peixe, para servir como prato principal nas refeições dos mais pequenos. Estas foram as papas que fiz para as meninas, na transição dos purés para a comida aos pedaços. É uma espécie de meio termo, não é demasiado passado, nem demasiado aos pedaços. Com as miúdas cá de casa resultou muito bem. Ajudou a diversificar os almoços do típico puré de legumes. Estas papas de peixe comecei a dar por volta dos 8 meses de idade, mas as de carne já oferecia desde os 7 meses.
Papas de milho
O milho é um cereal naturalmente mais doce. Confere aos cozinhados um paladar suave e adocicado, muito apreciado pelos bebés. Estas papas de milho com tamboril, que podem ser feitas com outro peixe, ou mesmo carne, sempre foram um sucesso cá em casa. Foi usada a sêmola de milho (o grão partido, basicamente), para cozinhar. Pode-se usar esta sêmola para confeccionar papas doces com outros cereais e/ou fruta.
Açorda
A açorda é provavelmente a papinha “salgada” de bebé mais popular no nosso país. É muito fácil de confeccionar: basta preparar um caldo e ensopar o pão. Pode ser mais liquida, mais consistente, mais homogénea ou aos pedaços. Varia com o gosto de cada bebé. Esta açorda de tamboril foi feita com a mesma base (caldo) que as papas de milho acima. É a prova de como com uma mesma base se pode diversificar a refeição dos mais pequenos.
Farinha-de-pau
É a papa que ainda hoje faço para elas, mesmo crescidas e comendo de tudo. Até para nós faço de tão boa e tão simples que é! A farinha-de-pau é o ponto entre um puré e uma açorda. Com os ingredientes certos é uma refeição completa! A farinha-de-pau de peixe é a que mais vezes faço cá em casa, com qualquer peixe e quase com qualquer combinação de legumes.
E por aí? Que papas “salgadas” oferecem? Quais as preferidas?
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Eu ando nessa fase com o meu filho. Oferecer coisas mais consistentes para mastigar. As suas receitas têm servido de base às minhas. Com ligeiras adaptações, tendo em conta as recomendações da pediatra, recrio as minhas (até mencionei o seu blog no meu, ehehh) Obrigada por ser uma inspiração.
Bjinhos
Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida