Na lancheira da escola #11
E cá vêm mais 5 lancheiras a somar às já 55 das últimas 11 semanas.
Segunda-feira
A semana começou com um pão saloio e queijo, em forma de coração, com manga e iogurte.
Terça-feira
Na terça a T. levou tangerina para um boost de vitamina C para as ranhocas persistentes e a L. pêra a pedido, pois agora anda numa que “não gosta” de tangerina. Estes “não gostos” são comuns nestas idades. Algo que comiam super bem, de repente “não gostam” a estratégia é não incentivar o “não gosto”, aceitando como facto, mas mostrar que naquele dia, ou naquele momento, não lhe apetece comer aquilo e respeitar. Mais tarde, voltar a oferecer e o mais certo é aceitarem e “gostarem”. Tostas de centeio para as duas, iogurte para a T. e leite para a L.
Quarta-feira
Um lanche totalmente à responsabilidade da L. e o orgulho que me dá quando ela diz: iogurte de colher, cereais pipoca (mas não os de bolinhas, arroz tufado, portanto) e manga. Sei que repetimos a manga de há 2 dias, mas não faz mal, foi a escolha da L.
Quinta-feira
Na quinta-feira levaram sumo de laranja natural com queques cozidos ao vapor. Quem segue a nossa página de Facebook viu que na quarta à noite experimentei cozer queques ao vapor, enquanto cozia sopa na liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica. Um verdadeiro sucesso e estes queques merecem ser aprimorados antes de serem publicados. Em breve receita aqui no blog.
Sexta-feira
Na sexta, o lanche ficou preparado de véspera e deixei panquecas de aveia, usando a receita de crepes de aveia aqui do blog, iogurte e banana para a T. e maçã para a L.
Ando aqui a pensar e a matutar e vocês mais que ninguém talvez me pudessem ajudar. Os lanches de lancheira são um tema importante que gostavam de ver mais desenvolvido? Gostavam de receber mais dicas e receitas dedicadas a este formato de lanche? Digam-me de vossa justiça!
Tags In
21 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Gostava muito ! Tenho de preparar 2 lanches diários para o meu filhote . está na fase que não gosta de nada 🙁
Sim e Sim. Estas lancheiras são autênticas maravilhas e deixam muitas mães invejosas. Eu já experimentei algumas dicas e receitas e tem corrido muito bem por isso aguardo ansiosamente por novidades. Obrigada
Ola! Ainda não cheguei a essa fase com o meu bebé, mas gosto sempre de vir ver a publicação dos lanches porque tenho receio de não conseguir variar o suficiente! 🙂
Por isso, sim. Acho importante e gostava de ver mais dicas!
Obrigada.
Adoro este blog! <3
Olá.
Eu do outro lado do mundo acompanho a tua "jornada"… Por aqui, no meu de batata frita, bolachas e sumos, a lancheira da minha filha parece a mais esquisita(comida saudavel). Lol
Bom, eu faço pão difetentes( com azeitona triturada, de pesto, de tomate seco, multicereais) e isso varia as sandwich da minha pequena (3anos).
Iogurte liquido na "liquidificadora-que -aquece-bate-e-pica" ;). Uma caixinha com frutos secos, dos quais ela adora as passas (gold) e os pistachos.
Fruta.
Bolachas homemade.
Estou sem mais opções. Ela não gosta de crepes e panquecas.
Por vezes faço batido no final de semana para mim e ela pede para experimentar.
Batido: pulverizo muesli multicereal com diferentes frutos secos, adiciono leite frio e papaia. Delicia.
Obrigada por partilhares ideias de lanches saudaveis para nostras peq's!
Já te disse num outro post que comecei a seguir o teu blogue por causa dos lanches. Eu não tenho muito mais ideias do que aquelas que apresentas. Tenho uma curiosidade, que cereais são esses pipoca? Onde costumas comprar? O pão que costumas enviar é pão de forma integral? Obrigada
Os cereais pipoca são cereais expandidos ou puff. Há em lojas bio, no Jumbo também se encontra, lojas tipo Celeiro, etc. O pão é da padaria aqui perto. Normalmente compro do saloio para elas. Às vezes no pão o mais importante é o tipo de fermentação e não tanto os cereais integrais (que também são importantes, atenção). Com o pão saloio sei o processo de fermentação, que é mais longo e por isso, melhor.
Olá boa tarde! Apesar da minha filha ainda ter 8 meses, leio cada post seu e adoro as marmitas, ainda que sejam para inspiração futura, até porque ela fica com os avós, para já. Portanto, seja para mim ou para as 'mães papo-seco' onde concerteza me iria incluir, não fosse o seu blogue, acho ótimos estes posts!
Sim, sem dúvida!! É uma ideia fantástica! O meu G ainda tem 10 meses e leva sempre fruta ralada para o lanche da creche para evitar a papa, mas mais uns tempinhos e começamos a seguir as suas dicas! �� obrigada!!
Adoro estes lanches! Até para nós, adultos, são óptimas ideias. Por isso espero que continue a publicar e a dar novas ideias.
Olá 🙂
Para mim são O TEMA, os lanches e os pequenos-almoços!!!! Ainda não consegui sair do iogurte simples ou com fruta e ou a papa e isso deixa-,me tão triste 🙁
Leonor, acho que sim … o que as nossas crianças mais precisam é de lanches diferentes .. bem diferentes do trivial português.
Acredito que somente assim começam, desde pequensa, a esta mais atentas ao difernte, a novas cozinas, novos sabores, formas, texturas e aromas.
Venham os Hummus, os palitos de cenoura e pepino, as crakers de sementes, os scones de ervas ou de ultanas, as barras energéticas, etc.-)
Olá, conheci o blog porque o meu pequeno fez alergias severas a papas industriais…
E agora sei que foi o melhor que podia ter acontecido, pois abri a porta a análise cuidada de tudo o que lhe dou e o mais natural possível.
Começamos com as papas e scones e sim as ideias e ajudas com os lanches são fantásticas.
"levo" muita coisa daqui. Parabéns pela partilha e trabalho.
Eu gosto destes posts porque adapto as ideias aos pequenos-almoços. Os meus filhos, 2 e 4 anos, nem sequer têm lancheiras. Como trabalho em casa, prefiro ir buscá-los à escola logo a seguir ao lanche e, se for caso disso, lancham novamente em casa. Mas confesso que não incentivo muito essa prática, pois prefiro fazer o jantar mais cedo. O que fazes às aparas do pão? Aproveitas noutras receitas ou vão parar à tua barriga? 🙂 Obrigada pelas boas ideias. Sara
Nunca ninguém pergunto! 🙂 Como ou guardo para fazer pão ralado!
Obrigada, já vi no site do celeiro, quando puder vou la passar e comprar.
Para mim também são O tema! 🙂 Eu não enviou para a minha filha o lanche para a creche mas apoio-me bastante nestes posts para o pequeno-almoço, para fugir às habituais papas de aveia e leite/iogurte! 🙂
Obrigada pelo seu "trabalho" e por nos ajudar! 🙂
Olá, antes de mais quero dizer que o seu blogue é uma inspiração! Em casa os piolhinhos são muuuiiitoo selectivos em relação às ofertas diferentes das comuns 🙁 ele de 6 e ela de 4 dão-me a volta à cabeça, mas eu não me dou por vencida. O meu maior desafio são os pequenos almoços!!! Maldita a hora em que o nestum cá entrou em casa gggrrrrr! Se for tendo ideias de alternativas saudáveis, mas muito saborosas, pdf publique!!!
Grata pela partilha
Ola muitos parabéns, e muito obrigado pelas suas ideias, desculpe a ignorancia, mas a fruta que apresenta nas fotos, por exemplo a pera ou manga, já estão prontas a consumir, manda assim na lancheira ou é só para a foto? é que a fruta oxida, nao é?
Olá! Está pronta a consumir. Sobre esse tema recomendo a leitura do seguinte post http://www.nacadeiradapapa.com/2015/10/fruta-nas-lancheiras-da-escola.html
Boa tarde!!
Prepara o sumo de laranja normalmente??
Não há problema em ser feito de manha e ser só consumido a tarde?
Obrigada
Olá! Faço o sumo normalmente. Não vejo inconveniente em o sumo ser consumido algumas horas depois. 🙂