chuchu01

Quem gosta de chuchu? Eu cá gosto, sobretudo na sopa. Deixa a sopa bem docinha e cremosa. Ainda por cima estamos na altura dele e os avós mandaram um saco cheio de chuchus biológicos.

Quem gosta de descascar chuchu? Eu cá não gosto. Primeiro tinham picos. Lá falei com o avô, senhor meu pai, que tinha que resolver a situação dos picos dos chuchu, que deixavam as mãos numa lástima. Picos resolvidos, os chuchus mantinham uma característica chata: os veios. Sim, aquelas ranhuras fundas, difíceis de descascar… brrr. Já perdi a conta aos cortes que fiz nos dedos à custa dessas ranhuras.

Vai daí, ontem tive uma ideia. Como sabem, tenho uma mandolina da Börner. Já a mostrei aqui. Quando comprei a minha mandolina, fiquei de olho no descascador da Börner, o senhor dizia que tinha 6 funções diferentes (pfff, nem precisou de dizer mais nada). Como um descascador nunca é demais (como se os outros 3 que tenho não me chegassem), veio o descascador no saco também. Ontem ocorreu-me usar uma das 6 funções deste descascador para me ajudar na árdua tarefa de descascar um chuchu.

chuchu02

Parti ao meio e tirei aquele miolo (que eu acho que não se come).

chuchu03

Descasquei o chuchu, que mesmo com um descascador ou faca pode ser um desafio.

chuchu04

E lá está ela, a ranhura. Eu costumava fazer dois golpes ao longo das ranhuras e quase esculpir o chuchu. Mas ontem fiz diferente.

chuchu05

Olhei para o descascador e reparei numa das suas funcionalidades, que de grosso modo serve para fazer decorações em frutas e legumes. 

chuchu06

Alinhei-o com a ranhura, puxei, e…

chuchu07

Tadaaa! Saiu toda sem esforço. 

Ora, isto podia ser um post patrocinado pela Börner, mas não é. É só uma sugestão, ou um conselho. Se procuram um descascador, qualquer um serve, mas se procuram um descascador que seja mais que um simples descascador, vejam o da Börner, que pode ter uma coisa ou outra (6, dizem eles) que fazem a diferença nestas pequenas coisas do dia a dia.