Receita simples de pão caseiro
Se vos disser que este pão não precisa de amassar, não suja mãos nem bancadas, nem necessita de apetrechos especiais? Pois é isso mesmo que trago. Uma receita simples e descontraída de pão caseiro, que quanto menos atenção e dedicação lhe derem, melhor sai (acreditem em mim).
Vão precisar de 4 ingredientes apenas: farinha, sal, fermento de padeiro e água. Misturar. Esquecer-se da massa. E por a cozer. Fácil assim.
Partilhei as minhas experiências no instagram, mas senti que esta receita mercia lugar cativo no sítio do costume.
Receita simples de pão caseiro: passo-a-passo
Vamos começar por colocar numa taça os ingredientes: farinha, sal e fermento, e misturar para a distribuição de sal e fermento ser uniforme. Escolha uma taça bem grandinha, pois esta massa vai crescer bastante.
Juntamos a água e misturamos com uma espátula ou colher de pau. Não é necessário amassar, nem trabalhar a massa para ficar lisinha. Queremos uma bola de massa bem tosca como a da imagem.
Tapamos a taça com uma tampa de um tacho, ou película, ou um pano, e deixamos a levedar.
- Se levedar fora do frigorifico precisa de 5 a 6 horas.
- Se fizer a massa à noite para cozer de manhã, convém deixar a levedar no frigorífico (o mesmo se fizer de manhã para cozer à noite).
- E ainda, se achou que conseguiria cozer o pão no final das 5-6 horas, mas afinal vai ter que deixar esse passo para mais tarde, convém também guardar no frigorífico.
Começamos por pré-aquecer o forno a 240º com um recipiente de ir ao forno com água. Este recipiente ficará durante a cozedura do pão para criar vapor de água e deixar a crosta mais fina. Se preferirem a crosta mais grossa e rija, podem cozer o pão sem esta água.
Vamos polvilhar uma folha de papel vegetal e literalmente despejar a massa para cima. Vai ficar com este aspecto duvidoso como na imagem, mas vamos acreditar no processo, porque o processo acredita em nós! <3
Colocamos um pouco mais de farinha polvilhada por cima da massa e com uma faca bem afiada vamos cortar os nossos pães. Não procuramos pães perfeitos, e mais uma vez, o segredo é mexer o mínimo possível na massa. Vamos resistir a tentação de os moldar.
Separamos os nossos pães na folha de papel vegetal com a ajuda da faca e colocamos o papel vegetal sobre uma grelha de forno.
Deixamos os pãezinhos cozer por 20 minutos e deixamos arrefecer antes de os comer (se conseguirem). Mas falando sério, o interior do pão coze durante o período de arrefecimento, e evita que fiquem com aquele miolo estilo plasticina.
Se esta não é a receita mais fácil e mais simples de pão caseiro, então não sei qual será.
- 500g de farinha (de preferência T65)
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de café rasa de fermento de padeiro
- 375 ml de água à temperatura ambiente
- Numa taça, juntar a farinha, o sal e o fermento e envolver bem para distribuir bem o sal e fermento por toda a farinha.
- Juntar a água e misturar com uma espátula ou colher de pau, até não haver farinha seca na taça. A massa não precisa de ficar lisinha, nem precisa de amassar.
- Deixar a massa repousar tapada (com pano, película ou uma tampa de um tacho) por 5-6h fora do frigorífico. (ver acima instruções adicionais do tempo para levedar).
- Pré-aquecer o forno a 240º, com um recipiente de ir ao forno com água.
- Polvilhar bem com farinha uma folha de papel vegetal e despejar a massa (sem grande cuidado). Vai ficar mesmo com em ar meio desengonçado.
- Polvilhar a massa com farinha por cima, e cortar os pães com uma faca bem afiada. Não há grandes ambições porque não vamos fazer bolinhas bonitas e perfeitinhas.
- Separar os pãezinhos, mais uma vez, EVITAR tocar, moldar ou amassar. Colocar a folha de papel vegetal numa grelha no forno e levar ao forno por 20 minutos.
- Retirar do forno e deixar arrefecer antes de comer (se aguentar).
Se gostou desta receita, poderá interessar:
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos