Orzo cremoso one-pot
Pratos de orzo têm sido frequentes cá em casa, seja um orzo cremoso como este, ou uma das infinitas variações que já fizemos por cá. É daquelas receitas que saem sempre bem para um jantar rápido, ou um prato limpa frigoríficos. Só precisam de 20 minutos, um tacho, ingredientes e claro, orzo.
O que é orzo?
Orzo é mais conhecido em Itália por risoni por ser uma massa com um formato pequeno semelhante ao de um grão de arroz. É feito a partir de farinha de trigo ou semolina, como outras massas italianas. Em Portugal encontramos variações desta massa com os nomes de pevide e pontinha, que tipicamente usamos em canja ou sopas.
Podem fazer de tudo com estas massas pequenas, como saladas, guizados, ou um orzo cremoso como este.
O que vão precisar para este orzo cremoso?
Faço inúmeras variações deste prato, e nunca me falha. Podem facilmente ajustar os ingredientes ao que tiverem em casa ou preferirem, adicionar outros, tendo em atenção aos tempos de cozedura visto que o orzo coze rápido.
Orzo – como expliquei acima, podem usar pevide ou pontinha, ou qualquer massa pequena que tenham em casa a precisa de ser gasta, como pérolas, estrelinhas ou até letrinhas.
Natas – é o ingrediente que dará cremosidade ao prato, mas podem substituir por natas vegetais, por exemplo, ou cajus demolhados e triturados, como mostro aqui.
Ervilhas – ou qualquer outra leguminosa que prefiram. Pela minha experiência feijão branco cozido e lentilhas coral são as opções que funcionam melhor.
Curgete – ou espargos, brócolos (cortados pequeninos), couve-flor (cortada pequenina), cogumelos laminados, etc. Podem usar qualquer uma desta alternativas, ou até combinarem a gosto. Tenho apenas cuidado com o tamanho dos pedaços para garantir que cozinham nos 10 minutos da massa.
Alho – pessoalmente amo pratos com bastante alho, mas se não são fãs podem sempre usar cebola ou alho francês.
Ervas aromáticas – costumo usar uma mistura de ervas secas italianas, mas até aqui já variei e usei salsa fresca, ou coentros frescos ou secos.
Limão – É completamente opcional, mas na minha opinião oferece frescura ao prato e eu adoro. Mas nem toda a gente aqui em casa gosta, e por isso coloco no final no prato.
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 chávena de orzo
- 1 chávena de ervilhas (congeladas)
- 1 curgete (média) cortada aos cubos
- 2 chávenas de água a ferver
- 1/2 pacote de natas (100ml)
- sal, pimenta e ervas aromáticas a gosto
- sumo de 1/2 limão (opcional)
- Num tacho colocar o azeite e o alho picado alourar.
- Juntar a curgete e as ervilhas e deixar suar por cerca de 2 minutos.
- Juntar o orzo e envolver. Juntar a água a ferver, as natas e os temperos.
- Mexer ocasionalmente para o orzo não colar, em lume medio, deixando cozinhar por 10 minutos.
- Juntar o limão e servir de imediato.
- Podem juntar queijo parmesão ralado já no prato.
Se gostaram deste orzo cremoso, vejam também:
One-Pot Pasta
One-Pot Pasta (com video)
Esparguete com molho de caju cremoso
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos