Molho de caju: como fazer e como usar
Vou confessar-vos, adoro molhos cremosos e no meu tempo de não-vegetariana usava natas em praticamente tudo. Quando me tornei vegetariana foi das coisas que me custou mais deixar, até descobrir o molho de caju, que podia usar em praticamente tudo e deixar os meus pratos mais cremosos. Mas mais ainda, poder ajustar a consistência e para além de molho fazer pastas para servir com tostas ou barrar no pão.
Como fazer molho de caju
Acreditem, é mais simples de fazer que imaginam. A base do molho de caju são os cajus demolhados. Demolhar os cajus tem duas vantagens:
- eliminar os fitatos dos cajus, tornando-os mais digeríveis e aumentando a absorção de todos os seus nutrientes, nomeadamente minerais. Podem saber mais sobre demolhar alimentos aqui.
- torná-los tão suaves, que vai muito fácil transforma-los em pasta/molho com uma varinha mágica.
Para demolhar, basta deixar os cajus submersos em água por pelo menos 6h. Mas para um resultado mais cremoso, recomendo deixarem 12h-24h. Se tencionam deixar mais de 12h, ponderem em guardar no frigorífico, sobretudo se a vossa cozinha for quente.
Depois de demolhar, basta escorrer os cajus, colocar um pouco de água e triturar com a varinha mágica ou liquidificadora. Acrescentem a água que desejarem até ajustarem a textura que procuram.
Para temperar, podem usar o que quiserem! Para o molho básico, tempero com sal, pimenta, alho em pó e limão. Mas podem acrescentar mais temperos se desejarem.
Pasta para barrar
Se fizerem um molho mais espesso podem usar como dip, ou mesmo como pasta de barrar. Experimentem juntar levedura nutricional e obtêm um sabor parecido ao queijo.
A Vânia do Made by Choices sugere juntar mostarda ao molho base e transformá-lo em maionese vegetariana.
É uma ótima sugestão para usarem numa tábua de comida, num jantar ou festa.
Molho para massas
Para usar como molho, seja em massas ou noutros pratos, o ideal é deixar o molho mais liquido, para envolver no que desejarem. Podem usar o molho de caju base em:
- lasanhas para substituir molho bechamel ou queijo ricota
- em substituição às natas em diversas receitas
- como substituto da manteiga em risottos
- etc.
É uma opção muito versátil para terem no frigorífico e para incluirem mais frutos secos na vossa alimentação.
- 200g de cajus
- água q.b.
- 1 colher de café de sal
- 1/2 colher de café de pimenta
- 1 colher de chá de alho em pó
- sumo de meio limão
- Demolhar os cajus em água em pelo menos 6h (recomendo 12h-24h).
- Escorrer a água e triturar os cajus com 1 colher de sopa de água limpa. Adicionar água gradualmente para ajustar à textura desejada.
- Temperar com o sal, a pimenta, o alho e o sumo de limão e voltar a triturar.
- Reservar ni frigorífico em frasco ou caixa bem fechada por 1 semana.
- Outros ingredientes que podem ser adicionados ao molho base: mostarda, levedura nutricional, paparica, picante.
Tags In
3 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
[…] de partilhar a receita de molho de caju, não podia deixar de vos mostrar uma das minhas formas preferidas de o consumir: esparguete com […]
[…] para as couves-de-bruxelas cozinharem, também. Por fim é só fazer uma espetadinha, cobrir com o molho de cajus e […]
[…] Natas – é o ingrediente que dará cremosidade ao prato, mas podem substituir por natas vegetais, por exemplo, ou cajus demolhados e triturados, como mostro aqui. […]