Substituir o açúcar branco por açúcar de coco deixa as receitas mais saudáveis. 

Será?

Leio isto muitas vezes, um pouco por todo o lado. A verdade é que o uso do açúcar de coco se massificou sob a ideia que é um adoçante mais “saudável”. Vai daí, peguei em mim e fui a contas.

Consultei os valores na U.S. Department of Agriculture. Contudo, no que diz respeito ao açúcar de coco estes valores foram muito variáveis.

açúcar de coco

O açúcar branco é bastante unanime nos seus factos nutricionais. Já o açúcar de coco encontrei de tudo na análise de dezenas de rótulos que fiz. Desde açúcar com percentagem de gordura e proteína, maior percentagem de açúcar e menos percentagem de açúcar, o mesmo para vitaminas e minerais. Conclui que vai depender da origem, do processamento e logo, das marcas.

Mas uma coisa é certa. As diferenças não são abismais. As calorias são praticamente as mesmas, o teor de hidratos de carbono e açúcares também. Têm ambos valores muito baixos de proteínas e gorduras e alguns nem resíduos de vitaminas e minerais possuem.

Portanto, açúcar é açúcar e a receita só fica saudável se reduzirmos a sua quantidade e a fizermos muito esporadicamente, dando primazia aos alimentos sem qualquer tipo de açúcar adicionado. Os açúcares naturalmente presentes nos cereais, frutas e vegetais, são mais que suficientes para suprimirem as nossas necessidades nutricionais.

Podem ler e ouvir mais sobre o açúcar no episódio de podcast que fiz!

Poderá interessar