A minha relação com a comida | Episódio 2.01
Bom vindos à segunda temporada do podcast, excepcionalmente lançada hoje por se celebrar o Dia Internacional do Podcast. Para este primeiro episódio da segunda temporada peguei num tema muito pessoal: a minha relação com a comida.
Faço muitas vezes este tipo de reflexões, sobre a minha infância, a minha educação, as minhas relações e como isso me afectou. Uso estas reflexões para me ajudar a moldar a forma como educo os meus filhos e os valores que lhes quero passar. Peguei numa reflexão que já fiz há algum tempo, sobre todo o percurso que a comida teve na minha vida e gravei para partilhar convosco.
Eu era a típica criança que era um castigo para comer. A minha mãe tentou de tudo para me ver comer, desde dar-me as coisas que eu mais gostava (a maioria à base de chocolate e carregadas e açúcar), até preparar refeições em exclusivo para mim. Ela fez o melhor que pode e conseguiu, e é sempre assim que vejo o que todos as mães e pais fazem pelos seus filhos.
Contudo, reconheço que os meus altos e baixos com a comida, levando-me a uma magreza extrema, seguida de um aumento de peso brutal, no início da minha vida adulta, advém de todas essas inseguranças alimentares na minha infância.
É fundamental alimentar bem os nossos filhos, mas também dar-lhe educação alimentar, ensino-los a comer e a fazer escolhas, para que sejam adultos saudáveis.
E no final do episódio até podem pensar: mas olha para ti, até te saíste bem. Verdade, saí, mas a minha mensagem é para que ninguém tenha de esperar 30 anos para aprender a comer e estabelecer uma boa relação com a comida.
Neste episódio referi:
- “O meu filho não come nada!” | Episódio 01
- Como fazer uma criança comer bem | Episódio 08
- “Não gosto disso!” #01
- “Não gosto disso!” #02
Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em:
- Apple Podcasts – https://podcasts.apple.com/pt/podcast/na-cadeira-da-papa/id1462174026?l=en, onde podem deixar a vossa classificação e review do podcast;
- Soundcloud – https://soundcloud.com/user-302411835
- Stitcher – https://www.stitcher.com/podcast/leonor-cicio/na-cadeira-da-papa
- Google Play
- Podcast Addict
- Castbox
- Spotify
Tags In
2 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Hoje tive 1 deja vu incrivel… a minha mãe teve essa mesma dificuldade em alimentar-me! depois c a puberdade e menor regidez houve 1 aumento de peso e menos recusa alimentar da minha parte.
em adulta ja tives fazes de muito juizo e outras de descontrole. Com os miudos tento ensinar isso, dosear e aprender o q é saudavel mas nã é facil. obrigada p todas as dicas bjo
Gostei muito deste episódio. Deu-me o contexto para perceber melhor o teu trabalho. Eu nunca tive problemas para comer quando em criança, era o contrário gostava demasiado de comida, e era bastante gorducha. As palavras duras que tinham o objectivo de me fazer mudar de comportamento ainda hoje magoam, e não fomentaram uma boa relação com a comida, nem me ensinaram uma melhor maneira de comer. E as avós, às escondidas e com pena, e talvez acreditando, como referes, nos supermercados, compensavam as palavras duras com chocapic, bolicao, e panrico com manteiga e fiambre. Por tentativa e erro, ao longo de muitos anos, lá fui aprendendo a comer. E a cozinhar, porque apesar de vir de uma família onde se cozinhava e comia maioritariamente em casa, com sopa todos os dias, nunca aprendi a cozinhar. O meu trabalho era só estudar 😉 Só quando fui para a faculdade é que me apercebi que era uma “skill” interessante que algumas colegas tinham, mas só mesmo quando comecei a trabalhar, aos 22, é que descobri o prazer da cozinha e hoje sempre que posso estou na cozinha a experimentar coisas novas, e penso que pouco a pouco fui atingindo uma dieta, e um peso, equilibrados.
Peço desculpa por tão longa mensagem, mas é mesmo um tópico que me fala ao coração.
Obrigada e bom trabalho 🙂