Hambúrgueres de frango e curgete
Depois do feedback tão positivo do frango no forno, resolvi partilhar uma das receitas que mais faço e que os miúdos (e não só) mais gostam: hambúrgueres de frango e curgete.
Esta receita é muito semelhante às almôndegas de peru e cenoura aqui no blog. É muito comum transformar peru e frango em almôndegas e hambúrgueres, pois são carnes que tendem a ficar mais secas, quando são cozinhadas. Picando e juntando legumes, consegue-se que fiquem mais suculentos.
Preparar para guardar
Esta é uma receita que podem preparar em grande quantidade e congelar para cozinhar mais tarde. Eu faço muito isto. Faço uma grande quantidade de hambúrgueres e congelo em cru. Quando preciso, é só colocar na grelha a cozinhar, ou no forno.
Excelente para bebés em baby-led weaning
Esta é uma opção excelente para famílias com bebés a fazer baby-led weaning. Podem preparar a “massa” sem temperos, moldar alguns hambúrgueres para o bebé e guardar em separado. Depois é temperar o restante e moldar para o resto da família.
Também, podem dar a forma que quiserem. Normalmente para bebés na primeira etapa da motricidade fina para BLW, será melhor fazer formatos alongados, tipo croquete. Mais tarde, e de acordo com a fase em que está o bebé, pode-se ir transformando esse croquete na forma tradicional de hambúrguer.
Cozinhar com crianças
Esta receita é excelente para cozinhar com os mais pequenos. Eles podem misturar os ingredientes e moldar os hambúrgueres.
Não seja demasiado exigente com o resultado. Quanto mais eles treinarem, mais perfeitos ficaram os hambúrgueres.
Alternativa aos ingredientes
Pode fazer estes hambúrgueres com carne de frango, de peru, ou de vaca, se preferir. Quanto à curgete, pode substituir por cenoura, brócolos ou couve-flor. Ou mesmo, uma mistura de todos.
Receita de hambúrgueres de frango e curgete
- 500g de peito de frango picado
- 1 curgete pequena
- 1 colher de sopa de alho em pó
- 1 pitada de sal (opcional)
- 1 colher de café de noz moscada (opcional)
- 1 colher de café de pimenta (opcional)
- azeite q.b.
- Picar grosseiramente a curgete com casca numa picadora, ou robot de cozinha.
- Colocar a curgete picada num pano e escorrer o excesso de líquido.
- Numa taça colocar a carne de frango picada, a curgete picada e os temperos. Misturar bem com as mãos, ou colher de pau.
- Moldar bolinhas, comprimindo bem a massa, e depois ir achatando até dar a forma de hambúrguer, mais ou menos do tamanho e espessura da palma da mão,.
- Dispor sobre papel vegetal untado com azeite, para não colar.
- Aquecer uma frigideira anti-aderente e em lume médio cozinhar os hambúrgueres cerca de 7-10 minutos de cada lado. Se este forem muito altos, podem precisar de mais tempo.
- Pré-aquecer o forno a 160º. Quando este estiver bem quente, colocar os hambúrgueres num tabuleiro untado, por cerca de 15-20 minutos.
- Vigie, para que não fiquem demasiado secos.
- Pode fazer em grande quantidade para congelar.
Leia também:
Almôndegas de peru e legumes no forno
Frango no forno com tomate e mozarela
Nuggets de frango
Fish Bites
6 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
[…] Hambúrgueres de frango e curgete […]
Olá! Experimentei fazer estes hambúrgueres para a minha bebé de 11 meses mas acho que ficaram muito secos. Será porque fiz finos e secaram na frigideira? Tenho tantos no congelador ahahah.
Obrigada!
Olá! Sim, podem ter ficado secos por terem cozinhado tempo demais e pela espessura. Eu costumo faze-los mais altinhos.O que pode fazer é cozinhar a vapor e depois só dourar na frigideira. O vapor da cozedura vai deixa-los mais suculentos.
Boa! Vou experimentar e para a próxima vou fazer mais altos. Obrigada!!!
Olá! Fiz em formato de croquete para o meu bebé de 6,5m e como estava a fazer sopa na Bimby, aproveitei e cozinhei a vapor. Notei que ficaram pouco consistentes e quando ele pegava neles desfaziam-se todos. Será que se finalizar na frigideira eles mantêm mais a forma? Ainda assim, tudo o que conseguiu comer, adorou!
Olá! Tente comprimir bem entre as mãos na próxima vez para que n\ao se desfaçam tanto. Selar na frigideira vai ajudar a ficarem mais coesos, sim.