Ainda na saga de posts da nossa visita à Disneyland, perguntei no Instagram se hoje preferiam um post de onde ficar ou de onde comer. Como são todos uns gulosos, escolheram o “onde comer na Disneyland”. Quando lá estive há 3 anos escrevi um post exaustivo a explicar o esquema de restaurantes e planos de refeição (do qual somos fãs), para além dos restaurantes que visitamos. Agora, vou tentar resumir o que é importante saber, quando se pretende visitar a Disneyland Paris.

Comer na Disneyland é caro. Estamos a falar de um sítio onde um simples cachorro quente, sem mais nada e sem bebida, chega aos 8€. Assim, fácil. Tendo o cachorro quente como referência base, podem imaginar onde os preços das refeições podem chegar.

Há outro problema na Disneyland: não há supermercados nas imediações. Ou seja, não há um único supermercado que se consiga ir a pé, para dar um saltinho à hora de almoço, ou que se passe na chegada para comprar farnel.

Posto isto, há várias opções no que toca ao que comer quando visitamos a Disneyland Paris:

  1. ficar alojado num local em que possamos preparar um farnel e levar (airbnb, por exemplo);
  2. ficar alojado num local que tenha supermercados ou shoppings nas imediações, e onde se possa comprar algo para levar no caminho (Val d’Europe é muito perto da Disneyland e tem muitos hóteis e um grande shopping);
  3. comer na Disneyland (nos dois parques e Village), pelo valor da carta, com opções de fast food, buffets, ou restaurante à la carte;
  4. a mesma opção que a anterior, mas com regime de meia-pensão ou pensão completa.

Regime de meia-pensão e pensão completa valem a pena?

Eu sou suspeita, porque usámos o regime de pensão completa tanto há 3 anos como agora e somos fãs. Os pacotes de refeição são uma adição ao alojamento nos hotéis Disney (podem conhecê-los aqui).

Basicamente há 4 níveis de meia-pensão e pensão completa:

  • Hotel – as refeições são apenas num restaurante do hotel onde se está hospedado .
  • Standard – com opção de 7 restaurantes buffet diferentes, entre restaurantes nos vários hotéis, parques e Village.
  • Plus – com opção de 18 restaurantes (incluindo os 7 do pacote standard), entre restaurantes buffet e à la carte, nos vários hotéis, parques e Village, num menu pre-selecionado.
  • Premium – com opção de 23 restaurantes (incluindo os 18 do pacote plus), entre restaurantes buffet e à la carte, nos vários hotéis, parques e Village, incluindo refeições com personagens e jantar/espetáculo, num menu pre-selecionado.

Tanto há 3 anos como agora ficamos com o pacote plus. Deu-nos a possibilidade de fazer refeições em vários restaurantes e de usar as refeições que tínhamos disponíveis como desconto nos restaurantes que só aceitam o pacote premium. Os menus são sempre compostos por entrada, prato principal, sobremesa e bebida.

Se tiverem em mente comer nos restaurantes da Disneyland Paris, a opção de meia-pensão ou pensão completa é de considerar. Pois por um pouco mais que uma refeição fast food fazem uma refeição melhor.

Fazer meia-pensão ou pensão completa?

Já me fizeram esta questão várias vezes. Quanto a mim é uma questão de fazer contas e planearem bem as vossas refeições. Por cada noite que ficarem recebem 2 vouchers de refeição no caso da meia-pensão (1 de pequeno-almoço e 1 de refeição) ou 3 vouchers no caso da pensão completa (1 de pequeno-almoços e 2 de refeição).

Quando estávamos a planear esta viagem à Disneyland ponderámos a dada altura fazer apenas a meia-pensão. Íamos ficar 4 noites o que daria 8 refeições no total. Como tencionávamos fazer uma refeição fora dos parques (na nossa ida a Paris) e 2 refeições com personagens em restaurantes que não aceitavam o nosso pacote, iríamos só fazer 5 refeições nos parques. Ou seja, num regime de meia-pensão teríamos vouchers para 4 refeições, só teríamos que fazer a 5ª por nossa conta. Mas depois de muita matemática e muita análise, optámos por fazer a pensão completa. Usámos 2 das refeições como desconto nos restaurantes com personagens e acabámos por usar as refeições todas.

Portanto, quando me fazem esta pergunta, respondo sempre: depende. Depende do tempo que estarão nos parques, hora de chegada, hora de partida, onde querem comer. A minha dica é planearem isso, fazer algumas contas e perceber o que vos compensa. Idealizem vários cenários e combinações.

Se quiserem ver os menus e preços podem consultar aqui: Restaurantes na Disneyland Paris.

Dica para uso de vouchers extra

Só mais uma dica sobre o funcionamento dos vouchers de refeição. O Francisco, como tem menos de 3 anos, não pagou estadia nem entradas nos parques. Por isso, não teve direito a pacote de refeição. Há 3 anos foi igual com a Tete. O que fizemos há 3 anos foi pedir a opção de babymeal para ela, que consistia num boião de comida (daqueles de compra mesmo). Como no final das contas ficámos com uma refeição a mais (ou seja, 2 vouchers de criança e 2 vouchers de adulto), experimentámos usar esses vouchers extra em refeições para o Francisco. E sim, funcionou. Os restaurantes foram completamente receptivos ao nosso pedido e o Francisco teve sempre uma refeição completa, igual à das irmãs para ele!

Onde comer na Disneyland Paris?

Para concluir este já extenso post, vou falar-vos dos nossos sítios preferidos onde comer na Disneyland. Repetimos alguns restaurantes de há 3 anos, mas experimentámos muitos novos.

Bistrot Chez Remy

Este foi uma repetição e foi o primeiro nome que soou, quando começámos a escolher os restaurantes. A decoração é feita de forma a sentirmo-nos como o Remy, o ratinho cozinheiro da filme Ratatouille. Imaginem-se a sentarem-se em rolhas de cortiça, pendurar os casacos em garfos, ou comer em cima de uma tampa de compota. Tudo é super ampliado para oferecer a sensação que encolhemos.

A comida é boa (não é nada de outro mundo) e os pratos principais são sempre acompanhados por… ratatouille. 🙂

O Bistrot Chez Remy é um dos sítios mais giros onde comer na Disneyland

Annette’s Diner

Já tinha lido imenso sobre este restaurante e queria ter visitado há 3 anos. Este ano fomos lá e de todos, asseguro que é o que ficam muito bem servidos. É um restaurante estilo diner americano, com empregados em patins e tudo! O menu é composto de cachorros e hambúrgueres em porções bastante grandes. No dia que comemos aqui, ficámos empanturradíssimos durante várias horas.

Silver Spur

O Silver Spur Steakhouse é um restaurante alusivo ao oeste americano dos cowboys. Diz o pai dos miúdos que foi onde comeu o melhor bife da Disneyland (experimentou em mais dois sítios) e eu comi um dos melhores hambúrgueres vegetarianos da minha vida!!

Sem dúvida um sítio fora de série, que recomendamos para quem gosta de comer bem.

Yacht Club

Este era um dos restaurantes do nosso hotel, o Newport Bay Club Hotel. Como todo o hotel era alusivo ao mar e motivos marítimos, os restaurantes deste hotel tinham como especialidade o peixe e frutos do mar. O restaurante em si não tem nada de especial, mas a comida é muito boa em porções muito bem servidas. Recomendo vivamente!

The Steakhouse

O restaurante The Steakhouse, é como o próprio nome indica, uma casa de bifes. A comida era satisfatória e foram muito atenciosos quando pedi uma entrada vegetariana (que não tinham no menu).

Refeição com as personagens

Há 4 locais onde podem fazer uma refeição com as personagens:

  • o Café Mickey (só jantar) – personagens Disney;
  • o Auberge de Cendrillon (só almoço) – princesas Disney;
  • o Inventions (almoço e jantar) – personagens Disney;
  • o Plaza Gardens Restaurant (só pequeno-almoço) – personagens Disney.

Há 3 anos fomos ao Café Mickey, por ser o único restaurante com personagens que aceitava o nosso pacote de alimentação. Actualmente todos os restaurantes com personagens só aceitam os vouchers do pacote premium (no Plaza Gardens Restaurant é possível almoçar com pacote standard e plus, mas sem personagens).

Ficámos indecisos entre o almoço com princesas no Auberge de Cendrillon e o almoço com personagens no Inventions. Acabámos por escolher o Inventions, com receio que no almoço com as princesas não surgissem as princesas que as miúdas mais gostam, como a Mulan, e acabasse por ser uma decepção.

Quanto a mim, é uma experiência que vale sempre a pena adicionar ao pacote. As personagens interagem imenso com as crianças, ficam bastante tempo com elas (não passam a correr para a foto) e os miúdos simplesmente adoram. Se puderem, aproveitem!

Café Mickey ou Inventions?

Apesar de não ter jantado este ano no Café Mickey, passei por ele todos os dias e percebi que não estaria muito diferente de há 3 anos. Entre o Café Mickey e o Inventions, preferi o Inventions a que fomos este ano.

O Inventions é um restaurante buffet com uma oferta muito grande opções e variada. Tudo o que provámos gostámos bastante. É um restaurante mais amplo o que permite uma experiência mais interessante com as personagens (o Café Mickey é mais apertado).

Buffalo Bill’s Wild West Show

Esta foi outra repetição. Há 3 anos fomos e este ano não pudemos faltar. Apesar de não se conviver de perto com as personagens Disney, a experiência do jantar/espetáculo no Buffalo Bill’s Wild West Show é fantástica. Tudo vai de encontro à vida no oeste americano, com o famoso cornbread, chilli, carnes e batatas assadas. Temos direito a um chapéu de cowboy e animação durante quase 2h de espetáculo.

E a tua alimentação vegetariana?

Bom, só me lêem a falar em bifes e carnes assadas, mas calma. Em todos os restaurantes, incluindo as casas de bife, encontrei opções vegetarianas no menu. E quando não tinham, adaptavam a meu pedido. Mesmo no espetáculo no Bufallo Bill’s Wild West Show, que o jantar é único e não se escolhe, fizeram um prato vegetariano para mim.

O que comeram os miúdos?

Confesso, nestes dias relaxámos e comeram de tudo o que quiseram. Nuns sítios sopa, noutros batatas fritas, nuns fruta, noutros gelados. Praticamente todos os restaurantes incluem legumes nos menus das crianças (na entrada e/ou prato principal) e quase todos tinham fruta como sobremesa.

prato de legumes e húmus no restaurante Inventions na Disneyland Paris
prato de uvas na Disneyland Paris

Para lanches e snacks recomendo que levem qualquer coisa na mala para levar para o parque. Não há muitas opções para comprar nos parques.

Leia também:

Quando ir e quanto tempo ficar na Disneyland?

Com que idade levar crianças à Disneyland Paris?

Como planear uma viagem à Disneyland Paris?

Disneyland Paris #05 – Alimentação

 

*este post contém links de afiliados