Ementa da festa de aniversário do leão
No sábado celebrámos mais um aniversário cá em casa, o segundo do Francisco. Para tema da festa escolhi o leão. Foi o primeiro animal que ele aprendeu a dizer e vive bastante fascinado com tudo o que são leões e felinos. Vou fazer dois posts sobre esta festa, sendo este primeiro sobre a ementa da festa de aniversário do leão.
As minhas ementas das festas são bastante semelhantes. Há pratos que sirvo sempre, como os salgadinhos da minha mãe, as sanduíches, os meus queques de amêndoa, a fruta (ou em espetadas ou em salada) e as gelatinas (utilizo de compra mesmo, é a única altura que as faço). Depois, vou variando um pouco o resto da oferta. Tento sempre que sejam coisas que possam ser divididas em unidoses e fáceis de comer à mão. Em suma, o meu objectivo é que se suje o mínimo de louça possível ou que haja desperdício de descartáveis.
Salgados
Uma das coisas que tenho gostado muito de servir nas festas de aniversário é húmus e outras pastas (abacate ou azeitona). Desta vez fiz um prato de húmus com grissinos e palitos de cenoura, simulando um leão.
Outro prato que costumo servir nas festas cá em casa são os profiteroles de atum. Basicamente uso a receita básica de massa choux. Mas em vez de chantilly, recheio com patê de atum (atum, com ovo cozido e um pouco de maionese). Costumam ser muito apreciados nas festas.
Dentro dos salgados ainda servimos panadinhos de peru, uma grande variedade de salgadinhos (rissóis de todos os tipo, croquetes e bolinhos de bacalhau), e umas espetadas de tomate cherry com queijo mozarela.
Doces
Passando para os doces, nesta festa experimentei servir taças de iogurte grego, com nozes e mel. Mas diria que funciona melhor o yogurt-bar que fiz numa das festas anteriores.
Nesta ementa da festa de aniversário do leão servi mousse de manga (que hei-de passar a receita aqui para o blog) e as gelatinas. Também, coloquei várias tacinhas de pipocas para miúdos e gaúdos picarem.
Para as pipocas, nada mais simples. Em primeiro lugar, numa taça de vidro coloquem um bocadinho de água (2 a 3 colheres de sopa), uma colher de chá de açúcar de coco e 1/2 chávena de milho. Misturem bem até o milho ficar bem coberto com o açúcar. Coloquem ou uma tampa de microondas na taça, ou cubram com pelicula furada. Levem ao microondas na potência máxima por 5-7 minutos.
Por fim, o bolo de aniversário. Joguei pelo seguro e fiz o nosso bolo red velvet com cobertura de ganache de chocolate branco. O ganache é muito simples de fazer. Primeiramente, derreter chocolate branco com natas em partes iguais. Deixar a arrefecer e, por fim, bater com a batedeira até se obter um creme.
Amanhã mostro todos os detalhes de decoração da festa com várias dicas para as vossas festas aí em casa!
Leia também
Festas de aniversário – Checklist
7 dicas para festas de aniversário em casa
Festa de aniversário da selva #02 – ementa
Ementa da festa de aniversário da Dra Brinquedos
Tags In
6 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
[…] do post de ontem, sobre a ementa desta festa, hoje falo na decoração da festa de aniversário do leão. Quem me segue, sabe que gosto de […]
Muitos parabéns ao Francisco. Tudo com muito bom gosto. Certamente, que os salgados da mãe Ana devem ser um suceeso. Aqui por casa, gostamos de tpodas as variedades.
[…] Ementa da festa de aniversário do leão […]
Ola Leonor!
Uma questao acerca da ganache de chocolate: para derreter o chocolate branco com as natas, como faz? Mistura tablete de chocolate branco em pedacos com as natas e coloca no microondas tudo junto (ou banho maria)? Como fica a consistencia da ganache ? Nao fica demasiado mole por causa das natas?
Peco desculpa por tantas perguntas mas quero fazer esta ganache para o bolo de anos do meu filho mas nao tenho tempo de experimentar antes e portanto era optimo se resultasse a primeira.
Alem disso, desculpe pelo texto sem acentos mas estou a escrever com um teclado de computador que nao e portugues 🙂
Muito obrigada!
Olá Ana! Parto o chocolate branco finamente, junto as natas e levo ao lume até o chocolate estar todo derretido. Pode usar assim, ou se preferir um creme mais consistente, pode bater com batedeira quando o creme ficar frio.
Leonor, obrigada pela resposta e pela ajuda! 🙂