Ontem surgiu uma pergunta pertinente no grupo de Facebook do blog. A partilha surgiu de uma das participantes, enquanto escolhia um iogurte de aroma para o seu filho, que rejeitava o iogurte natural. Ao denotar a quantidade de açúcar presente nestes iogurtes, pensou se melhoraria este número, juntando uma peça de fruta a um iogurte natural. A dúvida estava criada: será que iogurte natural com fruta, tem maior, igual, ou menor quantidade de açúcar, que um iogurte de aroma?

Em primeiro lugar há que saber distinguir açúcar adicionado do açúcar naturalmente presente. Para isso, recomendo a leitura deste post > Açúcar adicionado e açúcar naturalmente presente.

Segunda, vamos começar por analisar um iogurte de aroma genérico, normal (sem ser magro), que até indica no rótulo que tem menos açúcares adicionados. São todos relativamente parecidos e a variação de ingredientes e valor nutricional não é muito relevante (na ordem das décimas de grama). Escolhi um iogurte de aroma a banana, pois a banana é dos frutos com mais açúcar naturalmente presente e pensei que poderia ser a combinação com o resultando mais relevante. De seguida vamos analisar um iogurte natural, uma banana, somar e comparar!

Iogurte de aroma

Iogurte de aroma de banana (por 100g):

Energia: 355 kJ / 84 kcal;

Lípidos: 1,5 g;

Hidratos de carbono: 13 g: dos quais acucares: 12 g;

Proteinas: 3,8 g;

Sal: 0,13 g; 

Tendo em conta que um iogurte tem normalmente 120 g, o açúcar total deste iogurte de aroma é de 14,4 g.

NOTA: o consumo diário de açúcares pela OMS é de 25g. 

Iogurte natural com banana:

Iogurte natural (por 100g):

Energia: 171 kJ / 41 kcal;

Lípidos: 1,8 g;

Hidratos de carbono: 3,4 g: dos quais acucares: 3 g;

Proteinas: 2,7 g;

Sal: 0,1 g; 

Tendo em conta que um iogurte tem normalmente 120 g, o açúcar total deste iogurte natural é de 3,6 g.

Banana (por 100g):

Energia: 372 kJ / 89 kcal;

Lípidos: 0,3 g;

Hidratos de carbono: 23 g: dos quais acucares: 12 g;

Proteinas: 1,1 g;

Bem… uma banana tem tanto açúcar como um iogurte de aroma a banana, mas não vamos ficar por aqui. Somando o açúcar total do iogurte natural com o açúcar total da banana (assumindo que será uma banana média de 100g) temos o total de 15,6g de açúcar. Este valor é superior ao do iogurte de aroma, mas esquecemo-nos de um pormenor: a quantidade. Portanto, vamos equilibrar as balanças:

iogurte de aroma de 120 g = 14,4 g de açúcar, por 120 g

iogurte natural de 120 g + 1 banana de 100 g = 15,6 g de açúcar, por 220 g de preparado. Aplicando uma regra de três simples ficamos com 8,5 g de açúcar por 120 g de preparado.

Em suma, um iogurte natural com fruta tem pouco mais de metade do açúcar que um iogurte de aroma do mesmo sabor. 

Isto era algo que eu já conhecia intuitivamente, mas gostei de calcular e de realmente provar que é sempre melhor um iogurte natural, que qualquer outra forma de iogurte.

Fruta a mais?

Muitas gente me pergunta se oferecendo fruta depois do almoço, ao lanche com iogurte e ao jantar, se será fruta a mais para um bebé ou criança. Na minha humilde opinião, se este bebé ou criança fizer uma alimentação variada, e ingerir calorias adequadas ao seu tamanho, de todos os grupos alimentares, não é. Mas, se este é um tema que vos preocupa, podem sempre dividir e fazer, por exemplo, meia peça de fruta ou uma peça de fruta pequena ao lanche e outra ao jantar. Assim no total do dia ficam com 2 peças de fruta. Falem com o profissional de saúde que acompanha o vosso filho e vejam o que este recomenda. 🙂

 

Poderá interessar:

Iogurtes para bebés e crianças

Escolher iogurtes para bebés e crianças

Iogurtes líquidos naturais

Iogurte de coco caseiro (sem lacticínios)