Caril de legumes e lentilhas, para todos!
Pedem-me muito para partilhar as nossas refeições aqui no blog. São, talvez, os momentos que tenho mais dificuldade em organizar para fazer fotos e partilhar (já lá vai o tempo que qualquer foto de comida servia). Quando me lembro, ainda vou buscar a máquina e preparo algumas imagens, que contem a história dos pratos. É o caso deste caril de legumes e lentilhas.
Como sabem, a minha alimentação é maioritariamente vegetariana. Em consequência, a alimentação dos miúdos também. Eles comem carne e peixe, mas acabam por fazer mais refeições vegetarianas em casa. Eles gostam e não fazem qualquer distinção!
Costumo cozinhar regularmente lentilhas laranjas. É daquele tipo de alimentos fáceis de cozinhar, sem grande planeamento. Não precisam de ser demolhadas e cozinham em 15 minutos. Excelentes para aqueles pratos rápidos de desenrasque. O meu caril de legumes e lentilhas é um desses pratos. É também um parto limpa frigoríficos, onde coloco tudo o que se esteja a estragar e fica sempre bem.
Para este tipo pratos uso o water saute. Não sabem o que é? Explico tudo neste post > Cozinhar sem óleo, azeite ou manteiga. E é isso mesmo, não junto qualquer gordura enquanto confecciono este prato. Os legumes cozinham nos seus próprios sucos e fica absolutamente delicioso.
E quando pode um bebé começar a comer caril? Bom, se vocês comerem muito caril, faz sentido que o bebé conheça esses sabores, já que farão parte da sua dieta um dia. Nós não comemos muitos pratos de caril e por isso os meus filhos não são grandes apreciadores do caril forte. Por isso, costumo misturar um pouco de preparado de caril com curcuma, para atenuar um pouco o sabor.
Costumo servir o caril com cuscuz ou arroz branco. Para o cuscuz cozinho de forma muito fácil: uma caixa com tampa, uma medida de cuscuz, pitada de sal, uma medida de água a ferver, tapo a caixa e deixo repousar por 10 minutos. Depois é só soltar com um garfo.
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 chávenas de tomate aos cubos
- 2 cenouras ao cubos
- 1 cabeça de brócolos pequena
- 1 cabeça de couve flor pequena
- 1 chávena de lentilhas laranja
- 1 colher de café de caril
- 1 colher de café de curcuma
- 1 lata de leite de coco
- sal, pimenta q.b.
- Num tacho colocar a cebola, o alho, o tomate e a cenoura. Deixar que a água libertada pelo tomate refogue a cebola e o alho.
- Enquanto isso, cozer os brócolos e a couve-flor à parte, até ficarem tenros.
- Quando o tomate estiver bem desfeito pelo calor, juntar os temperos: o caril, a curcuma, o sal e a pimenta. Misturar bem.
- Juntar as lentilhas e o leite de coco. Deixar ferver, baixar para lume brando e deixar cozinhar por 15 minutos. Se sentir que o molho está muito espesso, pode-se juntar água.
- Quando estiver pronto, juntar os brócolos e a couve-flor, partidos em pequenos floretes, envolvendo-os no molho.
- Pode-se usar maior quantidade de caril, consoante o gosto pessoal. Também, pode-se usar apenas caril, sem a curcuma, se preferir um sabor mais intenso.
Mais receitas com lentilhas
Dahl (versão rápida) e Pão ázimo
Risotto de abóbora e cogumelos
5 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Olá Leonor , tudo bem. As minhas lentilhas destacam-se sempre. Burrice minha? Um bjs todos
Olá! Não percebi o que acontece ao certo. Destacam-se? Pode pormenorizar?
O que sugere para substituir as lentinhas?
Olá! Outra leguminosa, como feijão, ou grão.
[…] neste post: Lentilhas – Na despensa #05 e também têm algumas receitas como o caril de legumes e lentilhas, ou as múmias de legumes recheados, ou ainda risotto de abóbora e cogumelos. Em suma, […]