Batido de mirtilos e trigo sarraceno
É só o batido com a cor mais bonita do mundo! Não acham? Fiquei surpreendia quando abri o robot de cozinha e me deparei com este batido de mirtilos e trigo sarraceno lindo de morrer.
Estamos na época dos mirtilos! É boa prática aproveitar a época das frutas e legumes, para comprar a um preço mais baixo, e fazer compotas ou congelar para o resto do ano. Eu faço isso, pois sabemos como os frutos vermelhos (mirtilos, framboesas, morangos, amoras) depois ficam caríssimos! Uso-os em gelados e batidos, como este.
Receitas de gelado
Ultimamente tenho feito muitos batidos cá em casa. Experimentado combinações e mistura de ingredientes. Primeiro porque o Francisco está numa fase difícil para comer, como já expliquei neste post: super batido banana e aveia. Depois, porque a Luísa terá que começar a levar um snack matinal a partir de Setembro. Até agora a escola oferecia uma peça de fruta ou um iogurte, e incentivam que o snack seja algo deste género, baixo em hidratos de carbono, para não tirar o apetite para o almoço. Estou a pensar em enviar batidos deste género, talvez com menos cereais, mas com as frutas, sementes e oleaginosas, para um boost de nutrientes. Tenho o Verão todo para fazer as experiências, que precisar.
Mas vamos lá a este batido de mirtilos. Trigo sarraceno? Sim, trigo sarraceno! Já tinha experimentado comer cru em papas e fica ótimo! Depois da minha experiência dos flocos de aveia num batido, resolvi que trigo sarraceno deveria ser o próximo a ser testado. O trigo sarraceno é ótimo! Um pseudo-cereal, rico nos 9 aminoácidos essenciais (popularmente designados por proteína completa) e sem glúten. Depois de demolhado fica muito suave, podendo ser liquefeito em papas cruas ou batidos. Também é ótimo cozido, numa refeição principal. Para o consumir deve demolhar-se no mínimo 8h. Parece uma gestão difícil, mas eu opto por ter sempre uma porção a demolhar no frigorífico. Se não usar numa papa ou batido, cozo e como com legumes salteados! Juntei também sementes de chia, pois é das maiores fontes de ómega 3, cálcio e magnésio.
O pai começou a alinhar nos batidos cá em casa e para ele são um ótimo snack, depois do trabalho. Ontem, os copos dos homens cá de casa ficaram assim:
Palavras para quê?
- 4 colheres de sopa de trigo sarraceno (demolhado 8h e escorrido)
- 1 banana grande congelada
- 1 chávena de mirtilos congelados
- 2 colheres de sopa de sementes de chia
- 1 chávena (250ml) de bebida vegetal (usei de aveia)
- Colocar todos os ingredientes num robot de cozinha ou liquidificadora e triturar durante 1 minuto ou até obter uma mistura cremosa.
- Servir de imediato.
- Pode usar mirtilos frescos. Nesse caso diminua a quantidade de bebida vegetal para 1/2 chávena (125ml).
Outras receitas de batidos
Tags In
6 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Boa tarde, colocas a chia sem ser préviamente hidratada?
Obrigada
Boa tarde!
Tem como sugestão servir de imediato. Acha que não aguentaria se preparasse de manha para ser bebido à tarde? Obrigada
Olá! Com mirtilos congelados, aguenta.
Olá. Hoje fiz este batido mas sobrou bastante, acha que dá para a minha pequenina beber o resto amanhã de manhã? Obrigada
Olá! vai oxidar com a banana. A cor e o sabor alteram um bocadinho.
[…] Batido de mirtilos e trigo sarraceno […]