Festa de primeiro aniversário
O miúdo completou 1 ano (jááááá??). No sábado fizemos o tradicional lanchinho cá em casa para celebrar o seu primeiro aniversário, com a família e amigos mais chegados. As festas cá em casa são pequenas, mas sempre feitas com muito carinho em todos os pormenores.
Eu penso nas festas dos pequenos com muita antecedência, por várias razões. Primeiro, porque eles são 3, e preciso de tempo para dedicar-me a cada festa. E depois, porque a qualquer altura posso encontrar algum objecto, que se enquadre nessa festa, que dará aquele toque especial à decoração. Diria que desde sempre que tinha pensado na festa de primeiro aniversário do Francisco com motivos náuticos. Uma festa que tinha em mente, mas não consegui que uma das miúdas aceitasse (agora têm pedidos estranhos como este).
Daí, até chegar aos barquinhos de papel, foi um instante. São amorosos e fáceis de fazer. Passei muitos serões a fazer barquinhos de papel, mas o resultado foi surpreendente.
Usei restos de papel, que tínhamos cá por casa, e só comprei algumas cartolinas para complementar. Prendi-os com fio e pendurei por toda a sala. O mais giro foi ao final da tarde, o sol criar um jogo de sombras lindo nas paredes, multiplicando os meus já muitos barquinhos de papel.
Algo tenho vindo a repetir ao longo dos aniversários são os frascos de centro de mesa. Frascos grandes, que encho com objectos alusivos ao tema e que criam um elemento original na mesa. Desta vez pendurei vários barquinhos de papel em miniatura, e juntei uma mini-bandeirola, igual à do bolo.
O farol encontrei num liquidação há vários meses atrás por 1€. Deu o toque de cor necessário à mesa e enquadrou-se em toda a decoração. É um dos tais casos que tendo uma ideia definido do que vamos fazer, encontramos coisas giras muito em conta.
Fiz ainda bandeirolas que coloquei em alguns pratos, como nestes queques de amêndoa, que são um clássico nas festas de aniversário cá em casa.
O bolo é o clássico red-velvet, que faz sempre as delícias de todos. Faço sempre o bolo em casa e opto por decorações simples e originais, mas que fazem toda a diferença. Neste caso simulei as ondas com creme azul e branco. Basicamente barrei todo o bolo com creme azul, coloquei algumas colheradas de creme branco e fiz espirais com uma colher, criando aquele efeito. As bandeirolas ficam sempre bem e dão altura ao bolo, destacando-se no centro da mesa. A vela tem uma história muito engraçada. Na verdade, aquela vela é uma recordação de viagem, que uns amigos me trouxeram, há muitos anos atrás (perto de 20!). Ainda estava embalada e guardada. Lembrei-me dela e ficou perfeita no bolo!
Adorei decorar esta festinha e acho que ficou tudo amoroso e como imaginei. Como podem ver, é uma ideia muito simples e fácil de fazer. Não consome muito tempo, nem dinheiro, em decorações “especiais de corrida”. Desta vez até prescindi dos balões, pois achei que os barquinhos eram mais que suficiente.
Não vou deitar os barquinhos para o lixo. Vou aproveitar a maioria para o quarto do Francisco e guardar os restantes para alguma amiga que necessite de decorações 🙂
Outros posts relacionados com festa de aniversário
Lembranças das festas de aniversário
Decoração de festa de aniversário da Dra Brinquedos
Ementa da festa de aniversário da Dra Brinquedos
Decoração de festa de aniversário da selva
Tags In
7 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Ficou tudo tão giro e original! Já agora uma pergunta, como faz o creme azul? É iogurte e corante?
Olá! É um ganache de chocolate branco com corante 🙂
Ola, a festa ficou com um ar muito querido, parabéns (pela festa e pelo aniversário).
Gostava de fazer uma pergunta só, relativa aos queques. Na fotografia da festa do Francisco os queques são altos e a massa parece que abre em cima, na fotografia da página da receita original são mais rasos. Não parece a mesma coisa, é? Adoro o aspeto com que estão nesta festa
Vou experimentar amanhã, parece uma óptima receita. Obrigada pela partilha e obrigada pelo blog!!
Beijinhos de uma nova fã, Margarida
Olá! A receita é a mesma, mas às vezes eles ficam mais fofos, outras vezes mais rasos. Eu penso que o que resultou nestes queques mais altos, foi a amêndoa bem moída (costumo picar mais grosseiramente) e usei farinha com fermento.
Obrigada! Só agora vi a resposta, não recebi nenhuma notificação 🙁 obrigada! Experimentei e ficaram rasos, mas muito saborosos! Obrigada mais uma vez
Olá!!! O meu pequeno fez 6 meses esta semana, e para festejarmos fiz o red velvet (fiz conforme a receita, não coloquei nem corante nem beterraba), ficou muito bom!!! Obrigada Leonor!!!! Vou de certeza repetir!!!
Beijinhos 🙂
[…] Festa de primeiro aniversário […]