Sabiam que é possível cozinhar sem óleo, azeite, manteiga ou qualquer tipo de gordura? Chama-se water saute e é um método que usa os sucos naturais dos alimentos e água. Eu sei, soa a que vai ficar sem sabor, ou desenxabido. Mas não! 

Eu também cresci com o cheirinho a cebola refogada. Era aquele passo básico para cozinhar o quer que fosse, desde carne, arroz, massa, feijão. Vamos perceber exactamente o que acontece quando refogamos algo com gordura. Basicamente estamos a tentar caramelizar a cebola (ou o que seja), para que liberte o seu sabor e sucos, que vão temperar os restantes ingrediente. Mas será que precisamos de gordura para isso?

With enough butter, anything is good.*

Julia Child

Já Julia Child dizia que qualquer coisa é boa, se tiver manteiga suficiente. Apesar do meu cepticismo em conseguir atingir o mesmo resultado da cebola refogada, mas sem qualquer gordura, avancei, e o que consegui foi surpreendente! A cebola alourou, e com a adição da água, o caramelizado foi-se libertando do tacho. Acabei a fazer um arroz de peixe, que ninguém sentiu qualquer diferença em relação ao “original” e até recebi o elogio “está tão bom!”

Não é a primeira vez que cozinho segundo este método, simplesmente desconhecia que tinha um nome. O meu molho de tomate é feito com este processo, sem qualquer gordura. Também já tinha vindo a ser hábito fazer os estufados com carne, com a gordura naturalmente presente na carne, sem qualquer adição. 

 

Porquê cozinhar sem óleo, azeite e outras gorduras?

Porque haveríamos de querer cozinhar sem óleo, ou outras gorduras, se são parte responsáveis pelo que de bom há na comida? Bom, primeiros, se pensarmos numa alimentação rica e variada, esta já é bastante rica em gorduras: frutos secos, abacate, carne, peixe, leite e derivados, sementes. Também, porque há muitos mais benefícios em consumir as gorduras em cru (temperando no final), que aquecida. 

water saute só vem abrir portas a mais possibilidades de cozinhar e a uma maior variedade de sabores.

 

Como fazer water saute?

Muito simples!

Passo 1 – Um tacho, qualquer tacho, mas se forem pessoas desatentas, talvez um tacho anti-aderente seja recomendado.

Passo 2 – Picar a cebola (e outros legumes se desejar) para dentro do tacho e levar ao lume. 

Passo 3 – Quando a cebola começar a estalar (ouve-se uns pequenos estalidos), baixar ligeiramente o calor e ir mexendo. Vai ser preciso mexer regularmente para a cebola não pegar.

Passo 4 – Quanto a cebola começar a ficar amarelada e translúcida, juntar colheradas de água. Esta vai evaporar de imediato e vai-se acrescentando mais até ficar alguma no tacho. Esta água vai ajudar a cebola já caramelizada a libertar o sabor. 

Passo 5 – Cozinhar normalmente.

NOTA: é normal no water saute a cebola demorar mais tempo a caramelizar que no refogado com gordura. 

 

*”Com manteiga suficiente, qualquer coisa é boa.”

 

Ler também:

Molho de tomate (sem gordura)

Substituir manteiga em receitas