Sabem quando vos aparece na fruteira, aquelas maçãs engelhadas, que nem percebemos como lá estão? Pois, tinha umas dessas na minha fruteira, que olharam para mim e disseram “por favor, por favor, faz algo delicioso conosco!!”. Vá, as maçãs não falam, adiante. Tinha que preparar o lanche para as miúdas e lá engendrei umas panquecas de maçã e aveia, que dessem para todos, inclusivé o meu baby-boy.

O que vão precisar para estas panquecas de maçã e aveia?

Maçãs – convém que sejam bem maduras, pois são mais doces e têm mais sumo, que ajuda a que estas panquecas não fiquem secas (podem saber mais sobre tipos de maçã aqui).

Sementes de linhaça – as sementes de linhaças são ótimas nutricionalmente, e podem ser substituídas por sementes de chia também. Se não costumam consumir este tipo de sementes, podem optar por usar ovo reduzindo a bebida vegetal/leite para metade (150ml). 

Bebida vegetal – se o bebé ainda não consome leite de vaca, bebida vegetal de aveia pode ser um boa alternativa. Contudo, pode também usar leite de vaca, se é o que normalmente consomem em casa. 

Farinha de aveia – podem optar por farinha de aveia ou triturar flocos de aveia finamente com um robot de cozinha. Podem usar outro tipos de farinha com glúten ou sem glúten, da vossa preferência. 

Amido de milho – ou farinha de araruta, ou polvilho (doce ou salgado). Este ingrediente é opcional se usar farinha com glúten, mas caso optem por uma farinha sem glúten este ingrediente torna-se inprescindível para dar mais coesão à massa.

Podem cozinhar as panquecas num formato redondo, ou numa panqueca mais alongada, para o bebé poder pegar com mais facilidade.

Panquecas de maçã e aveia [desde os 6 meses]
Serve 10
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 2 colheres de sopa de linhaça
  2. 300 ml de bebida vegetal a gosto (usei de aveia)
  3. 2 maçãs bem maduras
  4. 120 grs de farinha de aveia
  5. 1 colher de café de fermento
  6. 1 colher de sopa de amido de milho ou araruta (opcional, mas vai ajudar as panquecas a ficarem mais fofas)
PREPARAÇÃO
  1. Numa picadora colocar as sementes de linhaça e moer. Colocar numa taça com a bebida vegetal e deixar repousar, enquanto descasca as maçãs.
  2. Descascar e descaroçar as maçãs e picar grosseiramente na picadora, mas sem transformar em puré.
  3. Juntar a maçã picada, a farinha, o fermento e o amido de milho na taça com as sementes de linhaça e a bebida vegetal e misturar até ficar com uma massa homogénea.
  4. Aquecer uma frigideira anti-aderente em lume médio. Quando estiver quente, verter colheradas da massa com o tamanho da panqueca desejado.
  5. Assim que borbulhar, virar a panqueca. Demorará cerca de 2 minutos de cada lado.
PREPARAÇÃO PARA ROBOT DE COZINHA
  1. Numa picadora colocar as sementes de linhaça e moer 10seg/vel10. Colocar a bebida vegetal e deixar repousar, enquanto descasca as maçãs.
  2. Descascar e descaroçar as maçãs, colocar no robot de cozinha e picar grosseiramente 5seg/vel5, sem transformar em puré.
  3. Juntar a farinha, o fermento e o amido de milho e misturar 1min/vel3/colher inversa.
  4. Aquecer uma frigideira anti-aderente em lume médio. Quando estiver quente, verter colheradas da massa com o tamanho da panqueca desejado.
  5. Assim que borbulhar, virar a panqueca. Demorará cerca de 2 minutos de cada lado.
Notas
  1. Faz cerca de 18-20 mini-panquecas, ou 8-10 normais.
  2. Se sentir que a massa está muito espessa (devido a absorção das sementes e da aveia), juntar mais bebida vegetal.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Se gostou desta receita de panquecas, poderá interessar:

GuardarGuardar