Às vezes fica difícil confeccionar legumes para a refeição, não é? Se pensarmos numa refeição tradicional, em que há o arroz, batata ou massa, a carne ou peixe, muitas vezes já estamos a falar de 2 tachos, ou panelas ou frigideiras/sertãs. Ter que pensar que vamos sujar mais uma panela para cozer uns legumes a acompanhar, desmotiva qualquer um! Eu sei, porque já me senti assim (e ainda sinto de vez em quando). Mas esses dias acabaram. E estou aqui para vos deixar as minhas 4 dicas, para incluir mais legumes na alimentação da família, que não implica mais um tacho no final para lavar!

Dica 1 – Sopa

Ok, se calhar não é grande dica e até já faz parte do dia-a-dia aí de casa. Mas em muitas casa portuguesas ainda não. Começar a refeição com uma sopa, oferece um bom aporte de legumes e água! Para além do mais, não há nada mais simples de fazer: é só enfiar tudo numa panela com água e já está. 

Cá em casa a sopa é obrigatória. Não por mim, mas por elas! Quando não há sopa é logo notado e sou repreendida. Por isso, garanto que há sempre sopa feita. Normalmente, faço sopa a cada 3 dias. Apesar da panela ser grande, somos muitos e a sopa acaba num instante.

Para variar o máximo de legumes possíveis, uso um esquema de 4 grupos de legumes por sopa. Assim garanto sempre sopas diferentes e deliciosas, que nunca fartam ninguém cá por casa.

Dica 2 – Juntar um legume (ou mais) ao arroz

E quem diz arroz, diz massa, cuscuz, millet, etc. Cá em casa é raro o arroz ser simplesmente branco. Tem sempre algum tipo de legume misturado: cenoura, brócolos, nabiças, curgete, beterraba, etc. Assim conseguem sempre incluir mais um legume do que aqueles que tinham previsto cozinhar. 

Quando cozem esparguete, porque não juntar alguma cenoura e curgete espiralizada para colorir mais o prato?

Outra sugestão: adicionarem legumes ao puré de batata, se for habitual aí em casa. Couve-flor, ou xuxu, são opções boas, que não alteram muito a consistência do puré de batata.

Aproveitando a água e o tacho/panela do que já estão a preparar, podem adicionar legumes que vão tornar a refeição bem mais divertida e nutritiva.

Dica 3 – Juntar um legume (ou mais) à carne ou peixe

Se têm por hábito consumir carne e peixe em casa, optem por pensar em pratos que incluem legumes. É certo que as formas mais saudáveis de cozinhar serão o grelhar e o cozer. Mas para variar desse registo, podem pensar em assar carne ou peixe, com legumes misturados. Carne assada com abóbora aos pedaços e couve-de-bruxelas, ou couve-flor assada, é absolutamente delicioso e fácil de fazer. Já o peixe, se cozinharem em papelote  (embrulhado em papel vegetal ao vapor ou no forno) as possibilidade são infinitas, já que podem incluir tudo dentro do pacote, que cozinhará nos seus sucos naturais.

As omeletes, esse prato rápido e que desenrasca tantas vezes, não tem que ser só de ovos. Podem misturar legumes e vegetais, para que fique bem mais coloridas.

Dica 4 – Planear mais refeições vegetarianas

A cozinha vegetariana é um mundo!! Acredito que assim que mergulharem nele, vão descobrir opções fáceis e absolutamente deliciosas. O meu blog preferido de cozinha vegetariana é sem dúvida o da querida Vânia, o Made by Choices. A Vânia faz parecer tudo muito simples e fácil de fazer, com ajuda de vídeos! O que querem mais?

Posso dizer que cá em casa começámos com um jantar semanal vegetariano, e que isso já alargou para mais dias da semana. De repente dei por mim a comprar muitos mais legumes, para fazer pratos diferentes, coloridos e divertidos para as miúdas. 

Se precisarem de inspiração para os vossos jantares vegetarianos, podem aceder ao meu menu de Segundas Sem Carne, que tem uma selecção de pratos que costumo fazer nos nossos jantares vegetarianos. 

incluir mais legumes

 

Contem-me, que dicas têm me dar para incluir mais legumes na vossa alimentação?

GuardarGuardar