Primeira sopa do bebé – receita
Se bem me lembro há 5 anos, quando se aproximou o dia da introdução da alimentação complementar da Luísa, andei semanas a imaginar como seria a primeira sopa do bebé. O esquema sugerido pela pediatra era muito simples, era uma questão de escolher os 4 legumes e fazer a sopa.
Assim nasceu a Primeira Sopa do Bebé, cá em casa. E ontem quando comecei a oferecer alimentos ao baby-boy foi completamente automático: batata, cenoura, cebola e alface.
A quantidade de batata e cenoura parece excessiva. Mas tirei alguns palitos antes de triturar, para oferecer inteiros ao bebé.
Cozinhei os legumes ao vapor, com um steamer, para que o puré ficasse bem espesso e não escorregasse da colher. Como expliquei ontem, para oferecer sopa em BLW a um bebé pequeno como o baby-boy, podemos usar colheres pré-carregadas. São colheres convencionais de bebé, com tamanho e material adaptado ao bebé, que são cheias com o puré e disponibilizadas na mesa, para que o bebé pegue, se tiver interesse.
As nossas colheres são bem antigas, ainda do tempo da Luísa (têm 5 anos). Por isso, não me lembro bem onde as comprei, ou se foram oferecidas. Vi que são da MAM, mas não sei se ainda são comercializadas. Actualmente há colheres desenhadas para este efeito e podem encontra-las aqui.
Em conclusão, das três vezes esta foi a receita de sucesso. E em receita de sucesso, não se muda nada. Contudo, podem optar por oferecer legumes que tenham mais facilidade em obter de um produtor local, ou biológicos, se tiverem esse objectivo. No meu caso, as batatas, cebolas e alfaces são da horta do meu pai, as cenouras vieram no cabaz semanal de um produtor local.
- 1 batata média
- 1/2 cebola pequena
- 2 folhas de alface
- 1/2 cenoura média
- 1 colher de chá de azeite virgem extra
- 1 batata
- 1/2 cenoura média
- Num tacho, colocar os legumes aos pedaços, com água até à altura do legumes.
- Deixar cozer por 20-25 minutos, ou até as cenouras e batatas ficarem suaves.
- Triturar os legumes com água, servir com o azeite.
- Num sistema ao vapor (steamer, varoma de robot de cozinha, ou cesto de vapor) colocar os legumes aos pedaços e deixar cozinhar por 30-40 minutos.
- Triturar os legumes sem água, misturar o azeite e disponibilizar o puré ao bebé através de colheres pré-cheias.
- Serve 1 ou 2 porções, de acordo com o apetite do bebé.
Adquirir e-books de como oferecer alimentos ao bebé.
GuardarGuardar
16 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Eu nem sabia que ia ser óptimo se optasse pelo BLW. Já estou a tomar notas!
Olá novamente. Onde posso arranjar um individual desses? Adorei!
Hoje experimentei dar as colheres pré carregadas mas com o irmão de 6 anos a querer ajudar não surtiu efeito. Da próxima vez vai ser melhor 😉 obrigada pelas suas orientações que para mim têm sido fundamentais
Olá! Eu penso que são do IKEA estes individuais.
Olá! Adoro o seu blog e tenho o seu livro, ambos uma grande ajuda para fazer as sopas e papas da minha princesa Sofia que fez recentemente 8 mesinhos. Nunca fui grande cozinheira limitando-me a fazer comida básica e quando engravidei só pensava como iria fazer as sopas para a minha filha, já que as sopas que fazia para mim saiam sempre horríveis, sabiam muito mal O seu livro foi a minha bíblia e estou-lhe muito grata O meu dilema sempre foram 2 questões: que legumes posso juntar e, em que quantidades (por ex para 1 porção de sopa), por forma a no final a sopa ser saborosa. É que acho que junto legumes ao calhas (porque não sei o que estou a fazer) e depois coloco demasiada quantidade de alguns legumes que possívelmente não devia e no final dão um mau sabor. Tem alguma sugestão que me posso ajudar a fazer sopas saborosas como as suas e de forma autónoma (sem a biblia )? Obrigada e continuação de um excelente trabalho.
Olá! Os ingredientes que conferem maior sabor as sopas são sem dúvida a cebola, o alho e o alho-francês. São os legumes de sabor mais forte que balanceiam na perfeição os restantes sabores. A nível de quantidades, faço tudo a olho, não sei precisar. Mas numa panela de sopa grande que faço para toda a família, costumo por umas 3-4 cebolas (dependendo do tamanho), ou 2-3 dentes de alho, ou 2 alhos-franceses, e depois coloco mais 3 ou 4 legumes variados. Pode sempre misturar dois destes 3 ingredientes, para variar mais os sabores. 🙂
Bom dia.
O meu baby faz 6 meses na semana que vêm, e comecei a sopa à uma semana. Ele ainda não come nada, meto uma colher na boca e ele mete fora. Tenho a impressão que ele preferia comer alimentos inteiros, alguma coisa que ele possa pagar bem e por na boca. Posso dar-lhe por exemplo uns palitinhos de cenoura a partir dos 6 meses?
Olá! Leia os posts que tenho relativamente ao baby-led weaning e veja se ajudam: http://www.nacadeiradapapa.com/?s=blw
Pode ser com cebola roxa? oBRIGADA
Olá! Sim 🙂
Boa noite. O meu filhote começou à pouco a introdução das sopas.Aos 6 meses. A minha dúvida é a seguinte. A pediatra o que disse foi para começar apenas com sopa de cenoura e batata doce e ir só juntando um ingrediente novo ao final de 4 dias. Para observar a questão das alergias. O que vejo nestas duas receitas de primeiras sopas teem sempre 4 ingredientes… daí a minha dúvida. À parte da. A tatá doce e cenoura tentei introduzir a courgete, mas parece ter feito alguma alergia. Obrigado de antemão.
Olá! Não serei a pessoa mais indicada para esclarecer sobre isso. Sou apenas uma mãe, sem qualquer formação em nutrição e saúde. Este é o meu blog onde partilho as minhas experiências. Esta receita é isso mesmo, uma partilha de uma experiência pessoal e não serve de guia. Se se sente mais confortável, faça o que a pediatra do seu bebé lhe indicou.
[…] Primeira sopa do bebé – receita […]
Olá! Obrigada pelas dicas.
A pediatra sugeriu os seguintes legumes: batata doce, cenoura, abóbora e alface. Parece me um pouco doce mas a Maria come bem. Para já diz para não mudar a base e já começou com a carne. Que lhe parece?
Olá! Eu não posso dar grande opinião, nem tenho suporte para o fazer. Se se sente confortável com a recomendação do pediatra, continue.
[…] Primeira sopa do bebé – receita […]
[…] a sopa tão enraizada na nossa cultura, faz todo o sentido que seja um dos primeiros pratos a oferecer aos bebés quando começam a alimentação complementar, por volta dos 6 […]