Qual a diferença entre finger-food e BLW?
Há dias questionaram na página de facebook do blog, qual a diferença entre finger-food e baby-led weaning. Como várias pessoas já me colocaram essa dúvida, achei que merecia uma reflexão aqui no Na Cadeira da Papa.
Há que começar pos distinguir o que é cada coisa. Baby-led weaning é uma abordagem, que implica tratarmos o bebé de forma respeitosa, valorizando a partilha de comida, mesa e hora de refeição em família, durante a introdução da alimentação complementar. Finger-food é uma técnica ou forma de preparar alimentos, de modo a que os bebés possam pegar e alimentar-se. Não está relacionado com a abordagem à alimentação complementar e pode ser usado tanto numa abordagem clássica/tradicional como baby-led weaning. Portanto, os dois termos não se referem a coisas semelhantes e não podem ser equiparados.
O termo baby-led weaning (BLW) é erradamente utilizado, de uma forma generalizada, para definir a oferta de alimentos inteiros a bebés, mesmo que não se esteja a adoptar essa abordagem. Por isso surgem expressões como “fazemos um método misto de tradicional com BLW”, ou “fazemos BLW só com a fruta”, ou “damos sopa e depois alimentos para a mão em BLW”, ou ainda “não fazemos BLW puro”. Ora, isto não existe. O que se pode estar a fazer é uma abordagem tradicional, com oferta de alimentos em finger-food. O baby-led weaning, enquanto abordagem, compreende a oferta de alimentos em finger-food. Mas a oferta de finger-food não implica obrigatoriamente, que se esteja a fazer uma abordagem baby-led weaning.
Em suma, uma forma simples de perceber a diferença entre estes dois termos, é que nós adultos podemos comer finger-food e, no entanto, não estamos a fazer baby-led weaning. Faz sentido?
Como sabemos se estamos a tomar uma abordagem tradicional com oferta de finger-food ou baby-led weaning?
A resposta é simples.
Alimenta o seu filho à boca? Seja à colher ou pedaços de comida, enfiando pedaços de comida na boca dele, ou segurando nos pedaços por ele*? Complementa a refeição finger-food, com comida à colher dada pelo adulto? Prepara comida específica para o bebé? Tem horas específicas para o bebé se alimentar? – Então, não está a ter uma abordagem baby-led weaning.
O seu bebé senta-se à mesa com o resto da família e partilha da mesma refeição? O seu filho pega nos alimentos sozinho, leva-os à boca, explora e alimenta-se sozinho, sem interferência do adulto, de forma permanente? Não complementa a refeição do bebé com comida oferecida à colher pelo adulto? Respeita o apetite do bebé, não forçando a alimentar-se pela mão do adulto? Permite o seu bebé comer um alimento pelo qual mostra interesse? – Então, está no caminho do baby-led weaning.
*segurar em alimentos inteiros junto à boca do bebé tem a denominação de “introdução alimentar participativa”
8 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Na metodologia do BLW não existe papas….mas na alimentação familiar a sopa por exemplo está sempre presente. Como é que o bebê de 1ano come este tipos de alimentos. Felicitações pelo seu trabalho de informação.
Olá! Em primeiro lugar, BLW não é um método, é uma abordagem. E como abordagem não implica alimentos ou formas de alimentos proibidos. O BLW é uma abordagem na qual pode ser oferecido papas e sopas, se for hábito da família, desde que seja o bebé a fazer essa opção. Pode servir estes alimentos disponibilizando colheres já cheias. Aí o bebé faz a opção de as comer, ou não, como faz com todos os outros alimentos. Já escrevi sobre isso aqui no blog: http://www.nacadeiradapapa.com/2017/07/sopa-em-blw.html
Mas como é que um bebé em introdução alimentar tem destreza pq a levar uma colher com sopa (mesmo que seja mais puré) à boca?
A minha filha come tudo sozinha com os dedos e já começa a querer espetar o garfo e sabe levar à boca. Mas a sopa ela entorna parte e abercebe-se e fica frustada, então costuma dar-me a colher e abrir a boca… Claro que lhe dou eu a sopa! Parece-me que não podem existir fundamentalismos… se ela abre a boca satisfeita e pede comida, pelo facto de os progenitores ajudarem, significa que já não é BLW?
Olá! Tem 🙂 o meu bebé tem 7 meses e desde os 6 que manipula a colher. Colocando pré-carregada à sua disposição, ele consegue leva-la à boca e consumir o seu conteúdo. Claro que ainda não consegue enche-la sozinho, mas isso será o próximo passo. Sobre este tema, pode ler o seguinte post: http://www.nacadeiradapapa.com/2017/07/sopa-em-blw.html
No seu caso, penso que encontraram uma forma de comunicar perfeita para atender as necessidades da sua bebé 🙂 na minha opinião está dentro de uma abordagem BLW, mas para outras pessoas poderá não estar.
Olá Leonor! Parabéns pelo blog, sou uma leitora habitual.
A minha bebé tem 8 meses e praticamos LM em LD e, desde os 6 meses, BLW. Como em minha casa se come habitualmente comida temperada (também) com sal que tenho vindo progressivamente a retirar e alimentos que a bebé não consegue ainda comer (arroz, esparguete, bifes de vaca), confecciono habitualmente alguns alimentos dirigidos a ela: sem sal e com consistencia q ela consiga manipular (hamburguers, massa em espirais, arroz de sushi para fazer pequenos aglomerados). Ela come sempre connosco à mesa, não lhe damos comida à boca, come apenas pela própria mão o que quer e quanto quer. No post diz “Prepara comida específica para o bebé? (…)Então, não está a ter uma abordagem baby-led weaning.”. Não pode então ser considerado o que faço BLW?
Olá! No BLW não há preto e branco, há sempre zonas cinzentas. Claro que há alimentos que eles ainda não conseguem comer como nós e são ajustados. O que quis dizer com a frase que transcreveu são casos que a família não faz um ajustamento à sua alimentação para integrar o bebé, que não parece ser o caso 🙂 De qualquer modo, não tem problema em partilhar a comida do bebé com a família, os hamburgueres, as massas espirais, ou o sushi, são alimentos que podem ser consumidos por todos 🙂
[…] Teresa fez a introdução da alimentação complementar igual à da Luísa, mas com contacto com finger-food mais cedo, praticamente desde os 7 […]
[…] Qual a diferença entre finger-food e BLW? […]