Risotto de espargos e cogumelos [desde os 12 meses]
Nos últimos cabazes de legumes da Quinta do Bom Jesus é possível adicionar espargos à encomenda. Pois eu resolvi experimentar e são absolutamente maravilhosos! Usei-os num risotto de espargos e cogumelos que ficou de comer e chorar por mais. Mas este risotto tem uma surpresa! Não usei manteiga no final e mesmo assim ficou super cremoso. Como?
Aproveitei esta receita para as miúdas porem as mãos na massa! E em breve vou escrever sobre novas actividades culinárias que estas pequenas já conseguem fazer. Para este risotto cortaram os cogumelos e os espargos.
Aqui, os espargos já estavam escaldados, para ser mais fácil de cortar. E sim, a Luísa está com uma faca “a sério” a cortar. Mas ela tem muito cuidado e jeitinho!! E não a larguei um segundo para garantir que não aconteciam acidentes. Correu tudo bem e ficámos ambas muito orgulhosas de ela ter conseguido manejar bem a faca!
Mas conduzindo-vos pela receita. Comecei por alourar um pouco de cebola e alho em azeite e escaldar os espargos.
Retirei os espargos e deixei a água a ferver para usar no risotto. A esta água usei os “tronquinhos” dos cogumelos, que retirei para elas cortarem.
Alourei os cogumelos e o arroz arborio.
E fui juntando conchas do caldo de espargos e cogumelos que estava ao lado a ferver. Tive o cuidado de deixar no caldo sempre os “talos” dos cogumelos (no final explico porquê). Uma concha de caldo de cada vez, sempre a mexer até o arroz secar e voltar a colocar outra concha. Durante 15 minutos (até o arroz estar cozido).
Juntei ervilhas nos 5 minutos finais e uma concha de caldo. E aos talos que sobraram no caldo, juntei as partes mais grossas dos espargos e triturei em creme.
Usei este creme em vez de manteiga, para dar cremosidade ao risotto. Assim fica apto aos alérgicos à proteína de leite de vaca, ou mesmo para quem deseja consumir menos gorduras hidrogenadas. Quanto a mim, este risotto de espargos e cogumelos ficou bem mais saboroso assim!
As miúdas chamaram a este risotto de espargos e cogumelos um figo! Acho que o facto de terem ajudado a preparar o jantar, contribuiu para que o tivessem apreciado mais depois.
Obrigada à Quinta do Bom Jesus, pelos seus maravilhosos espargos!
Outras receitas de risotto:
Risotto de cogumelos e ervilhas
Risotto de beterraba e ervilhas
Risotto de abóbora e cogumelos
- 1 litro de água
- 1 molho de espargos (aproximadamente 400-500gr)
- 200grs de cogumelos brancos (ou marron)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 200grs de arroz para risotto (usei arboreo)
- 200grs de ervilhas congeladas (aproximadamente uma chávena)
- azeite, sal e pimenta q.b.
- queijo parmesão ralado (opcional)
- Colocar a água temperada de sal a ferver. Assim que a água estiver a borbulhar juntar os espargos cortados aos pedaços e deixar cozer por alguns minutos até ficarem macios. Reservar a água mantendo-a a ferver em lume médio.
- Preparar os cogumelos, separando o pé do chapéu do cogumelo e fatiando este último. Juntar os pés à água a ferver dos espargos.
- Enquanto isso, numa frigideira larga, alourar a cebola e o alho picados num fio de azeite. Juntar os cogumelos e deixá-los cozinhar até diminuírem de tamanho.
- Juntar o arroz e envolver bem nos sucos da frigideira.
- Juntar uma concha de caldo de espargos e cogumelos, e mexer continuamente o arroz até este secar. Voltar a colocar uma concha de caldo e repetir este procedimento durante 10 minutos.
- Colocar as ervilhas, a última concha de caldo e deixar cozer por mais 5 minutos.
- Retirar os pés dos cogumelos para um copo, juntar 1/3 dos espargos (escolher as partes mais grossas e fibrosas) e triturar com a varinha mágica até obter um puré.
- Desligar o lume ao risotto, juntar o puré de espargos e cogumelos, rectificar o sal e temperar com pimenta (opcional). Envolver o puré no risotto, colocar os espargos cozidos por cima e servir.
- Como opção, pode-se colocar queijo parmesão na hora de servir.
- Se tiver a colaboração de crianças nesta receita, coza os espargos inteiros e deixe-as corta-los aos pedaços depois de cozidos.
2 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Não sabia que já se podia introduzir cogumelos aos 12 meses… Nem os espargos! E eu que comprei uns espargos óptimos por estes dias! Acho que me vou aventurar e dar algo do género ao meu filhote 🙂
[…] Risotto de espargos e cogumelos […]