Como sobreviver a 3 filhos #01
Desde que saí do hospital, o que mais oiço (e leio) perguntarem é “como é que consegues?”. Como consigo o quê, perguntam vocês? Como consigo sobreviver a 3 filhos e manter a minha sanidade mental quase inalterada (aos olhos dos outros intacta).
Claro que não acontece por magia, há várias coisas que vou experimentando e implementando cá em casa para me ajudar e que têm resultado. E são essas coisas que vou partilhar com vocês!
Autonomia nos hábitos de higiene
Uma das coisas que incentivo muito nas miúdas cá de casa, é à sua autonomia. Poderem fazer várias coisas sozinhas ou com o mínimo de ajuda minha, é uma das formas que tenho para sobreviver a 3 filhos.
Recentemente adquiri este kit para a casa-de-banho (é do IKEA) para colocar alguns itens de higiene das miúdas mais acessíveis e que não exijam que andem a trepar bancos e escadinhas com risco de queda. Também é uma forma de esta mãe (com alguma restrição de descanso) não se esqueça de todos os passos de beleza das miúdas.
O painel prende à parede com ventosas o que não exige que andemos a esburacar paredes (gosto disto). As caixinhas e espelho são amovíveis e podem ser combinadas nas configurações que se desejar.
No nosso caso colocámos todos os artigos que as miúdas precisam, para os rituais de deitar e acordar: escovar o cabelo, lavar os dentes e colocar creme facial (e perfume de vez em quando).
Já começam a pentearem-se sozinhas. Pelo menos a mais velha ajuda a mais pequena. O contrário é mais difícil, pois faltam alguns centímetros à pequenita para chegar à cabeça da irmã. Mas sem dúvida que adiantam muito trabalho à mãe!
Já escovam os dentes sozinhas há algum tempo. Sempre com muita atenção aos de trás, pois é o sítio preferido das bactérias para fazerem festas! (foi a história que inventei, para que tivessem bastante atenção à escovagem dos dentes de trás). Colocam a pasta sozinhas nas escovas, ou com a ajuda uma da outra: uma aperta a bisnaga e a outra passa a escova. Sabem que a quantidade de pasta deve ser menor que a unha do dedo mindinho da mão.
Desde que coloquei o creme facial à vista delas, que nunca passa impune! E se eu me esqueço, elas relembram-me. Também já conseguem por creme sozinhas, pintalgando a cara com pintinhas de creme e espalhando tudo no final.
Este cold cream da Mustela tem sido uma grande ajuda neste inverno cá em casa!
10 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Os suportes do ikea com ventosa não caem??? Eu comprei uma gama assim e devolvi tudo!! A meio da noite iam caindo como tordos….
Olá! Não caem 🙂 O da ampulheta já caiu umas duas vezes, mas porque elas estão sempre a mexer e ele acaba por ceder. Das vezes que caiu nunca se partiu! 😀
Também sou mãe de 3, neste momento seria impossível ter algo como o que mostra na foto, pois o mais novo (2 anos muito reguilas), assim que apanha um creme, abre, espalha, põe na cara…
Mas o dar-lhes autonomia sim, é uma verdade. Os mais velhos tomam banho sozinhos (lá ajudamos a esfregar o do meio – 4 anos) e em dias de pressa (como ontem) acabam por ajudar a dar banho ao mais novo (ontem estava sozinha com os três, os mais velhos até o sabonete colocaram ao mais novo, tiraram-no do banho e no final quando dei conta já o tinham em cima do mudador para vestir 🙂 )
Que bela dica!!!
A hora de lavar os dentes é sempre uma boa hora lá em casa e a autonomia é perfect!!
Boa noite Leonor,
Já tinha dito que era uma grande fã das tuas ideias, e adoro esta tua rubrica. Partilhei algo semelhante no meu espaço, porque tenho aprendido imenso com o que sugeres, alias descobri o método montessori aqui, mas não quero ficar com louros alheios, espero que não leves a mal. Bejinhos
Boa tarde, sabe dizer-me o nome do kit? Procurei no site e não encontro. Obrigada, desde já
http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/20324292/ Na secção de acessórios de casa-de-banho 🙂
[…] Sobre este kit de casa-de-banho […]
[…] Como sobreviver a 3 filhos #01 […]
[…] Como sobreviver a 3 filhos #01 […]