Risotto de abóbora e cogumelos [desde os 12 meses]
A minha receita de sopa de abóbora e cogumelos é qualquer coisa… Faz sempre sucesso junto de todos cá em casa. Inspirada nessa receita, resolvi transforma-la em risotto!
Num destes dias gelados e chuvosos, coloquei abóbora que tinha congelada num tabuleiro, juntei uns cogumelos, temperei e deixei no forno. Coloquei também cogumelos secos a hidratar em água a ferver.
Nesta altura do campeonato, agradeço estas receitas que possam ser feitas às prestações. Assim posso satisfazer o apetite do pequeno cá de casa nos intervalos.
Depois de alimentar a pequena cria, fui tratar do risotto propriamente dito.
Tirei alguns dos cogumelos para juntar ao risotto e triturei o resto com a abóbora e parte do molho do assado em puré.
Enquanto a água de hidratar os cogumelo secos juntamente com o molho do assado ferviam, alourei numa frigideira cebola em azeite. Juntei arroz para risotto e lentilhas e envolvi bem no azeite e cebola.
Fui juntando conchas de caldo ao arroz e deixando cozinhar, mexendo sempre. Junto uma concha de caldo, apenas quando o arroz está a secar. Repeti este processo por 15 minutos e no final juntei parte do puré de abóbora e cogumelos e os cogumelos assados que tinha reservado.
Envolvi bem e servi! (para os verdadeiros apreciadores de risotto, podem juntar um bocadinho de manteiga e queijo parmesão ralado).
Pus esta miúda, que não “gota” de cogumelos nem lentilhas, a comer as duas coisas. Portanto, um sucesso!!
- 1 abóbora manteiga (ou similar)
- 100grs de cogumelos brancos
- azeite, sal, pimenta, oregãos e alho seco q.b.
- 2 colheres de sopa de cogumelos secos (usei shitake)
- 2 chávenas de água a ferver
- 1 cebola
- 1/2 chávena de arroz para risotto
- 1/2 chávena de lentilhas laranjas
- 3/4 de chávena de puré de abóbora e cogumelos
- manteiga e queijo parmesão a gosto (opcional)
- Pré-aquecer o forno a 170º.
- Cortar a abóbora em pedaços, juntar os cogumelos, temperar com sal, pimenta, oregãos, alho seco em pó e azeite (pode juntar outros temperos a gosto). Envolver bem a abóbora e os cogumelos nos temperos.
- Colocar no forno e deixar assar por 30-40 minutos.
- Entretanto hidratar os cogumelos secos na água a ferver.
- Findo o tempo, triturar a abóbora com parte dos cogumelos e molho do assado (caso necessário). Reservar a outra parte dos cogumelos e molho do assado.
- Num fervedor colocar a água de hidratar os cogumelos secos e o molho do assado e deixar ferver.
- Numa frigideira alourar a cebola em azeite. Juntar o arroz para risotto e as lentilhas. Envolver bem e começar a juntar conchas do caldo que está a ferver ao lado, uma de cada vez, deixando o arroz secar bem entre cada uma. Repetir o procedimento durante 15 minutos.
- Juntar o puré de abóbora (manteiga e queijo parmesão se desejar) e envolver bem. Juntar os cogumelos reservados e servir.
- O puré de abóbora pode ser congelado e usado mais tarde em massas, ou como molho de carnes ou legumes assados.
Quanto ao resto do puré de abóbora e cogumelos, congelei numa forma de queques em unidoses, usando a técnica que explico neste post e tenho usado com massas (uma delícia!!).
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos