Queques de amêndoa [desde os 12 meses]
Estes queques de amêndoa não são uns queques quaisquer. Mais que a presença obrigatória em todas as festas de aniversário cá em casa, posso dizer que foi a primeira receita que pesquisei no sentido de um estilo de vida mais saudável há 5 anos (a milhas do que considero hoje uma receita saudável).
Lembro-me bem desse dia. Queria começar a mudar, mas tinha uma grande dificuldade em mudar o que me dava mais prazer fazer: doçaria e pastelaria. Ainda tenho a receita destes queques impressa num papel, já amachucado. Tem bocados de massa de queques colada em todo o lado. Está em inglês e sem título, por isso, nem sei de onde a tirei.
O que mais gosto desta receita é a sua versatilidade. Mudando alguns ingredientes e consegue-se queques completamente diferentes! Até já publiquei uma dessas variações aqui no blog. Quem se lembra dos queques de avelã e cacau?
Faço estes queques com muita regularidade e é dos preferidos cá de casa, em qualquer uma das suas versões. São húmidos, sem serem demasiado pesados. Também, já fiz em modo bolo, por exemplo. Numa forma de bolo inglês e fica igualmente bem. Uma massa absolutamente deliciosa.
Visto que este papelito já anda cá por casa há 5 anos, está na hora de o colocar aqui no blog. Quero ver se não perco esta receita maravilhosa de queques quase saudáveis!
- 120grs de iogurte natural (pode-se utilizar iogurte de soja)
- 3 ovos
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 100grs de açúcar mascavado (ou açúcar de coco)
- 140grs de farinha de trigo branca com fermento
- 100grs de amêndoa moída
- 75grs de manteiga derretida (ou óleo vegetal não refinado a gosto)
- Pré-aquecer o forno a 170º.
- Numa taça juntar todos os ingredientes húmidos: o iogurte, os ovos e a essência de baunilha. Misturar bem e reservar.
- Noutra taça juntar todos os ingredientes secos: a amêndoa, a farinha, o açúcar, misturar bem.
- Juntar os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e misturar até a massa ficar suave.
- Por fim, adicionar a manteiga derretida e envolver.
- Distribuir em formas para queques e levar ao forno por 15-17 minutos (eu gosto deles ligeiramente mal cozidos, ficam mais húmidos).
- Se optar por usar farinha sem fermento adicione uma colher de chá de fermento para bolos.
- Pode-se utilizar iogurte de aroma para fazer queques com outros sabores, assim como variar no fruto seco (nozes ou avelãs). Para a versão de chocolate, basta substituir uma colher de sopa de farinha por uma colher de sopa de cacau.
Ver outras receitas de queques
Queques fofos de chocolate
Queques de avelã e cacau
Queques de coco e manga
Queques de maçã
25 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
O que me preocupa nesta receita é aamêndoa, visto que pode provocar alergia. Não será recomendável apenas a partir dos 24 meses?
Olá! Os frutos secos são realmente conhecidos por serem potencialmente alergénicos. Na grande maioria, estas alergias são hereditárias. Havendo precedente de alergia a frutos secos na família, há uma maior probabilidade de a criança também sofrer. No entanto, não é por alimento ser introduzido tardiamente, que essa alergia não se irá manifestar. Se a criança for alérgica, será tanto aos 12 meses, como aos 24 meses, como aos 5 anos. A única forma de o saber é dando esse alimento à criança, tal como se faz com todos os outros alimentos. Existem vários estudos recentes que mostram que crianças com propensão a determinada alergia alimentar, não beneficiam com a introdução tardia desse alimento, antes pelo contrário. Alguns estudos mostram que se a criança for exposta a pequenas quantidades de alimentos alergénicos cedo (SEMPRE depois dos 6 meses), que criam tolerância a esses alimentos, podendo as alergias serem menos intensas. Contudo, nada como falar com o médico assistente da criança e confrontar com esses dados 🙂
Muitas vezes fala-se em só dar frutos secos às crianças depois dos 2 ou 3 anos por ser um alimento “perigoso”, mas quando se refere no fruto seco inteiro, pois antes dessa idade é difícil para a criança mastigar um alimento tão duro, podendo engasgar-se e sufocar. Dando moído ou em manteigas, o perigo de engasgamento não existe 🙂
Por vezes existe esta confusão, de só recomendar os frutos secos depois dos 2 anos idade, pelo perigo de engasgamento, quando dado inteiro, e não pelo potencial alergénico destes alimentos.
Olá! Infelizmente não consigo encontrar a essência de baunilha (vivemos no estrangeiro). O que posso substituir? Ou não fará muita diferença se eu nao adicionar? 🙂
Olá! Não é essencial, é só para dar um toque no sabor. Ficam igualmente bons sem a baunilha 🙂
Olá,
Qual a melhor forma de conservar estes queques para dar para vários lanches? Posso congela-los e ir retirando à medida que vou usando?
Obrigada.
Olá! Não tenho por hábito congelar, mas não me parece mal 🙂 é como se congelasse pão e descongelasse para comer!
Olá. 🙂
Posso substituir os ovos por ovos de linhaça? Ou que outra substituição aos ovos aconselha para esta receita?
Obrigada.
Olá! Pode experimentar. Neste caso optaria mesmo pela linhaça para substituição do ovo 🙂
Boa tarde!! É possivel fazer a receita a dobrar? Queria fazer um bolo, em vez de queques..Obrigada e um beijinho
Olá! Sim, é possível 🙂
[…] Queques de amêndoa [desde os 12 meses] […]
[…] Há pratos que sirvo sempre, como os salgadinhos da minha mãe, as sanduíches, os meus queques de amêndoa, a fruta (ou em espetadas ou em salada) e as gelatinas (utilizo de compra mesmo, é a única altura […]
[…] Ver receita destes queques […]
Para que usa o óleo vegetal? Junta-se aos ingredientes húmidos?
O óleo vegetal pode ser usado em substituição da manteiga, que é colocada no final da receita. Está indicado nas instruções.
Boa tarde.
Pelo que já li no blog, percebi que posso trocar o açúcar por xarope (costumo usar o de arroz, e agora descobri o de côco!) ou tâmaras. A minha questão é: as quantidades mantêm-se mais ou menos? Ou vamos lá por experimentação?
Obrigada desde já!
(Adoro o blog, é o meu “dicionário” 🙂 Obrigada! )
Olá! As quantidade podem ser “grosseiramente” as mesmas. Poderá ter pequenos ajustes, mas serão de gosto pessoal e pequenas quantidades.
[…] Queques de amêndoa […]
[…] banana, queque de amêndoa (reduzo o açúcar da receita original) e iogurte […]
[…] Queques de amêndoa […]
Olá
Podemos trocar a farinha de trigo por outra tipo aveia ou espelta integral na mesma quantidade? Ou temos que fazer algum ajuste?
Obrigada
Olá! Sim, pode.
Bom dia Leonor!
Acabei de fazer este queques e adorei!!
Por lapso esqueci-me de colocar a manteiga mas eles ficaram excelentes na mesma!
Boa semana
Olá! Que bom. A manteiga vai ajudar a que não fiquem secos rapidamente. 🙂
[…] duas variantes desta receita aqui no blog: os queques de amêndoa e os queques de avelã e cacau. E eu já fiz imensas variações, com cajus, nozes, com e […]