Manteiga de amendoim caseira
Só comprei manteiga de amendoim uma vez na minha vida. Verdade! (E porque estava em promoção). Sempre fiz manteiga de amendoim em casa e é tão, mas tão simples e fica muito mais barata que a de compra.
Aprendi a fazer com a Vânia do Made by Choices e realmente é muito, muito simples! Podem ver aqui.
Manteiga de amendoim é daquelas coisas que nem sempre, nem nunca. Como tudo o que comemos, requer bom senso! Comemos de vez em quando, mas não abusar. 🙂
Em relação aos mais pequenos, não havendo historial de alergia alimentar, a manteiga de amendoim (ou de frutos secos) pode ser oferecida a partir dos 12 meses. O perigo dos frutos secos em crianças pequenas ocorre, quando são oferecidos inteiros e estas não têm a capacidade de os mastigar devidamente, levando ao engasgamento. Oferecendo moído (em forma de queques ou bolinhos) ou em manteiga, esse perigo não existe. De qualquer modo, em caso de dúvida, deve ser sempre consultado o profissional de saúde assistente do bebé.
Eu costumo comprar o amendoim já torrado, mas podem torrar em casa, no forno ou numa frigideira. Já fiz das duas maneiras e resulta igualmente bem. O que faço sempre é que mesmo comprando os amendoins torrados, aqueço no forno ou frigideira (no forno fica mais uniforme), para que o amendoim solte o óleo e se desfaça em manteiga mais facilmente. Bastam 15 minutos a 160º para isso.
Vão notar que os amendoim saem com uma pelicula de óleo, ou se fizeram na frigideira conseguem mesmo ouvir os estalidos do óleo a “soltar”.
Depois disto, precisam mesmo de um robot de cozinha, picadora ou processador de cozinha muito potentes, e em 5 minutos têm manteiga de amendoim (para quem gosta dela bem sedosa como eu).
1 minutos depois…
2 minutos depois…
E mais 2 minutos…
Eu gosto dela bem liquida e cremosa. Mas fazendo em casa podem ajustar a textura que mais gostarem. Até podem juntar amendoim picado se preferierem que fique mais “chunky”. Depois é só guardar numa caixa plástica ou frasco hermético no frigorífico e tentem que dure mais de 2 semanas.
Um dos meus snacks preferidos é maçã com manteiga de amendoim. Fez parte da minha lancheira de hoje: uma maçã em gomos + 2 colheres de manteiga de amendoim.
Deixei a taça limpinha, que aqui em casa não há desperdício!
18 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Olá. Quando tempo podemos guardar este tipo de manteiga caseira no frigorífico?
Olá! Aguenta várias semanas 🙂
Obrigada! 🙂
Compra amendoim natural, sem sal?
Olá! Tanto compro natural como torrado. Sempre sem sal.
Olá!
Eu também faço em casa, ou quando tenho preguiça compro online manteiga de amendoim 100% e adoro!!
Fiquei na dúvida o porquê de apenas introduzir a manteiga aos 12 meses? Porque eu fui pesquisar, é uma vez que não há histórial na família de alergia ao amendoim, dizia que se podia introduzir aos 6 meses. O que é certo é que a minha bebé cobiça tudo o que como é acabei por dar lhe uma bocadinho para provar, ela adorou e não fez reação alérgica, e por isso voltei a dar lhe outros dias mas em quantidades muitíssimo pequenas. Será que estou a fazer mal em dar tão cedo?
Olá! Esta questão é mesmo discutível. Actualmente há “escolas” que defendem que deve ser dado de tudo a partir do momento que o bebé começa a comer (6 meses). Ou seja, se houver risco de alergia, este tanto acontece aos 6 meses, como aos 12 meses, como aos 24 meses. Há especialistas que recomendam mesmo oferecer pequenas porções destes alimentos alergénicos, para a criança ganhar tolerância e diminuírem os sintomas de alergias no futuro. Mas como não sou especialista no assunto, nem médica, cinjo-me à cautela e que se fala sempre com o profissional de saúde que acompanha o bebé! 🙂 Não penso que esteja a fazer mal, se realmente está a oferecer quantidades pequenas, pois o amendoim pode ser de difícil digestão (é uma leguminosa). Se o bebé aceita e reage bem, não vejo mal 🙂
Ola! Boa tarde!
Depois do amendoim “soltar” essa camada de óleo, lava o amendoim ou coloca directamente no robot de cozinha?
Obrigado,
Teresa
Olá! Coloco directamente no robot. Esse óleo é natural do amendoim e vai ajudar a formar a manteiga 🙂
Compra o amendoim já descascado? Onde? Não consegui ainda encontrar amendoim já descascado mas ainda sem sal. Acabei por comprar com casca mas demoro horas a descascar 200 gramas de miolo!
Outra pergunta, não é preciso demolhar o amendoim?
Obrigada,
Catarina
Olá, compro já descascado. Costumo comprar ou na Makro ou no Continente. 🙂 Quanto ao demolhe do amendoim, é uma boa pergunta se utilizar cru. Eu costumo comprar já torrado e aí essa prática não se aplica. Usando cru, será prudente demolhar, mas para ser sincera, nunca demolhei.
Boa noite Leonor,
Adoro o teu blog, inspira-me imenso! Decidi reproduzir esta tua receita no meu blog, mas coloquei a devida referencia.
Obrigada pela partilha.
Beijinhos
Olá Carla! Obrigada pela referência e pela ética de trabalho 🙂 🙂
“Manteiga de amendoim é daquelas coisas que nem sempre, nem nunca. Como tudo o que comemos, requer bom senso!” Não pode usar diariamente como no uso da manteiga?
Olá! A manteiga de amendoim, assim como a manteiga de vaca, são muito ricas em ómega 6, que é inflamatório para o nosso organismo. Os ácidos gordos são importantes, tanto o ómega 3 (anti-inflamatório) como o ómega 6 (inflamatório), mas devem ser consumidos em equilíbrio, num ratio baixo de ómega 6 para ómega 3. O consumo excessivo de ómega 6 em relação ao ómega 3, conduz a várias doenças (cardiovasculares, inflamatórias e auto-imunes). Por isso é importante controlar e restringir o consumo de alimentos ricos em ómega 6, dando preferência ao ómega 3, ou ao ómega 9, que é um ácido gordo mais equilibrado.
[…] ao nosso gosto. Estes crepes de espelta são ótimos ao pequeno-almoço ou lanche, com frutas, manteiga de amendoim ou amêndoa, ou recheados com legumes salteados para uma entrada, ou mesmo refeição […]
[…] Manteiga de amendoim caseira […]
[…] dos meus snacks preferidos: maçã com manteiga de amendoim ou manteiga de amêndoa. Podem fazer a manteiga de amendoim em casa, de forma muito simples, assim como a manteiga de […]