Festa de aniversário da selva #02 – ementa
Depois da decoração, tenho de falar da comida da festa de aniversário da L.
Entre opções mais saudáveis e gulodices, as mesas de aniversário cá em casa têm uma grande variedade de comidas. Festa é festa e só acontece um par de vezes por ano. Portamo-nos bem o ano inteiro e por isso aproveitamos estas ocasiões para matar saudades de alguns hábitos antigos. É emocionalmente saudável 🙂
Salgados
Do lado dos salgados gosto sempre de ter algumas sanduíches, com pão normal e pão de leite. Já tentei fazer 2 vezes os pães de leite em casa, mas sem sucesso, então opto por comprar numa padaria de confiança perto de casa.
São sempre dos primeiros pratos a ficarem vazios e não há como enganar numas boas sanduíches para um lanchinho.
Também costumo fazer pequenas tartes e quiches, em tamanho individual. Vou variando os recheios entre espinafres e queijo, misturas de legumes, ou mesmo bacalhau!
As tartes de massa folhada são super simples de fazer e fazem um efeito muito engraçado. Basicamente se cortarem uma rodela de massa e vincarem outra rodela menor, ao rechear a rodela menor, a borda tufa quando a tarte é cozinhada, fazendo aquele pequeno rebordo.
Também aposto muito nas espetadas. Podem fazer espetadas de legumes variados, que possam ser comidos crus, como tomate, cenoura, pepino. Umas das minhas preferidas são as espetadas caprese, com tomate cereja e queijo mozarela. Tempero o tomate e o queijo primeiro, e depois faço a espetada.
Os salgadinhos caseiros da minha mãe fazem as delícias dos convidados!
Doces
No lado dos doces, a espetadas de fruta são sempre presença obrigatória.
Fazem um vistão e desaparecem num instante! Para espetadas de fruta de sucesso, apostem na variedade de cores, ficam lindas!
Os meus queques são um clássico dos aniversários cá em casa. Nem se pode considerar aniversário se não tiver uma dúzia destes queques na mesa!
Outras ofertas do lado dos doces, que não são tão “saudáveis” são as mousses. Normalmente opto por mousse de ananás ou mousse de pêssego, por serem mais frescas.
As gelatinas são presença obrigatória e podem sempre ver como faço gelatinas à base de fruta cá em casa. Podem utilizar as cascas e caroços das frutas que usam nas espetadas para criar sabor nas vossas gelatinas caseiras.
As gomas também são sempre um sucesso em qualquer aniversário! Fazer gomas caseiras é muito muito simples!
E perguntam vocês: mas tu preparas isto tudo sozinha?? Não! Felizmente conto com a ajuda imprescindível dos avós (meus pais)!! São os maiores <3 ajudam na comida, na composição da mesa e é graça a eles que consigo concretizar todos os anos as festas de aniversário que as minhas filhas desejam. 🙂
7 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Olá Leonor,
Curiosidade, também fez o bolo de aniversário?
Já agora, experimentei fazer os queques e são uma delicia!
Catarina
Olá! Sim, fiz 🙂 faço sempre os bolos de aniversário!
Dia 4 o rapazola fez 4 anos! Teve a sua primeira festa, com amigos e família! Qt á ementa, podíamos ter escrito este post as duas! As espetadas de fruta também foram um sucesso! Fizemos gelatinas, panquecas de aveia e banana, tomates cherrie com queijo, ovos de cordoniz, sandes de pão escuro e de pãezinhos de leite (ambos da padaria de eleição!), massa colorida com ervilhas, milho e queijo, gomas caseiras, salame fingido e claro, não faltaram as Bolachinhas predilectas da pastelaria mais afamada cá da vila! Depois havia um cardápio mais para crescidos com húmus, queijos e enchidos e um excelente gaucamole! O melhor de tudo é que escolheu ele a ementa, com alguma orientação minha! Foi um sucesso e, para as pessoas que diziam que festa sem muitos doces e batatas fritas não é festa… Deviam ter cá vindo ver os cachopos a comer sem preocupações e bem satisfeitos!!!
Parabéns pelo blog, pelas cachopas e pelo babyboy!
Olá,
Consegue ser mais específica no modo de fazer as tartes de massa folhada. Não estou a perceber o que diz
Olá. Para criar aquele efeito de bordo nas tartes, fiz um golpe a toda a volta da tarte. Ou seja, tenho a rodela de massa e depois uma rodela apenas vincada com a faca (sem cortar), a toda a volta com uma pequena distância da borda. Depois recheio a massa, sem ultrapassar esse vinco e quando a tarte vai ao forno, tufa a parte que não tem recheio, criando o bordo.
[…] Ementa da festa da selva […]
[…] Festa de aniversário da selva #02 – ementa […]