Menus escolhidos
Ter um recém-nascido em casa, dá cabo de qualquer rotina e horário. Ter um recém-nascido e mais duas miúdas com 4 e 2 anos em casa consegue aproximar-se do caos.
Acho que a parte mais difícil é conseguir continuar a preparar refeições deliciosas e saudáveis para todos, no pouco tempo que sobra entre gerir negociações de brinquedos das miúdas, fraldas sujas do baby-boy, roupa bolçada, etc. Difícil, mas não impossível.
Deixo-vos as minhas dicas de menus escolhidos nos últimos dias. A palavra de ordem é: render! Pratos que rendam, que sobrem para mais que uma refeição, ou que sejam facilmente ajustáveis de um dia para o outro. O ideal é aproveitar uma ida à cozinha, para deixar as refeições seguintes preparadas ou adiantadas.
Os eleitos
Este empadão é sempre um sucesso cá em casa! Fi-lo recentemente, mas em vez de colocar a batata aos palitos por cima, fiz puré de batata e pincelei com ovo (biológicos, sempre).
Em vez de quinoa, também uso trigo sarraceno e junto outros legumes. Costumo fazer uma grande quantidade de quinoa ou trigo sarraceno, usando uma parte na lasanha e guardando o restante. Mais tarde junto a uns veggie-noodles para outra refeição.
Um clássico que nunca nos cansamos. Não é um prato que goste muito que sobre para aquecer, mas é de certo o prato mais simples e rápido de fazer quando a hora de jantar se aproxima galopante e com todos os percalços pelo caminho!
Dahl (versão rápida) e Pão ázimo
Este é um dos preferidos cá em casa! Ideal para quando não deixo nada preparado, usando lentilhas laranjas. Também fica delicioso com um arroz branco. Não posso deixar de agradecer à Vera por me ter ensinado esta receita *shuack*
Esta vida de mãe de 3 não dá para muito mais, para já, mas sempre que me for possível sentar um bocadinho, entre as sestas do pequeno e os minutos de tréguas entre as miúdas, trago-vos mais notícias e dicas, quem sabe, receitas (tenho as ideias a borbulhar).
7 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Gostei muito das receitas, vou experimentar!
No link para o empadão de legumes usa um ralador especial para ralar a batata doce e os legumes. Onde consigo encontrar um ralador igual?
Obrigada
Olá! É o ralador da Borner. Mas pode utilizar qualquer ralador 🙂
Primeiro que tudo, Parabéns pelo novo membro da familia!!! Muitas felicidades! Em segundo: o empadao e a lasanha dão para congelar para servir num dia mais apertado? Tenho gemeas de 15 meses e o jantar muita vez é atribulado uma vez que só chego a casa quase as 19h e entre dar banhos e fazer jantar fica complicado!
Olá! Não tenho experiência em congelar comida, nem sei o que pode e não pode ser congelado e em que condições 🙁
Olá Leonor, são boas sugestões mas se não congela comida como refere na resposta anterior, faz estes pratos ao longo da semana e não “numa ida à cozinha”, certo? Admito que estes pratos apenas devam ser conservados no frigo de uma dia para o outro… Fiquei na dúvida como gere e sugere a agilização das refeições a nível de confecção e sua conservação!?
Julgo que a expectativa seria adiantarmos vários jantares de uma leva para durante a semana não perdermos tanto tempo na cozinha até porque chegar a casa tarde, dar banho às crianças, fazer jantar e arrumar a cozinha, deixar tudo pronto para o dia seguinte (maletas e roupas) e ainda tentar ter algum tempo útil em família antes de ir dormir cedo porque no dia seguinte é dia de trabalho…ufa…é o drama da maior parte de nós mães/ esposas e mulheres
Olá! Não congelo, mas guardo para mais que um dia. Costumo guardar no frigorífico por 2 ou 3 dias (até acabar) e não altera o sabor ou fica estragado. Estamos a falar em cozinhar 2 ou 3 vezes por semana, máximo 🙂 O empadão e dahl guardo assim mesmo. No caso da lasanha, costumo fazer quinoa ou trigo sarraceno a mais e depois uso de outras formas, com salada, com legumes salteados, nuns pimentos recheados. A one pot-pasta faço imensas vezes porque é extremamente rápido e versátil! Em 20 minutos temos um jantar feito. Estas receitas, seja pela rapidez, seja pelo facto de terminarem de cozinhar no forno, no meu caso são ótimas para encaixar banhos e brincadeiras pelo meio, porque não são receitas que exijam muito de nós coladas ao tacho 🙂
Ok. Agora sim, soa-me muito melhor!
Obrigada