Cereais puff – Na despensa #07
Dos ingredientes que aparecem aqui no blog (e páginas das redes sociais) que mais curiosidade suscita nos leitores e seguidores. Há sempre muitas dúvidas do que é, para que serve, onde se compra, e vou explicar tudinho hoje o que são cereais puff!
Os cereais puff não faziam parte da nossa despensa há muito tempo. Foi mais ou menos há um ano, numa volta a um supermercado biológico, que eles se destacaram e que me fizeram perguntar “o que é isto?”. Analisei, dei a volta ao pacote, percebi a ideia e trouxe para casa. Desde então são sucesso garantido junto das miúdas, nas mais variadas formas!
millet puff
O que são cereais puff?
Cereais puff, cereais tufados, cereais expandidos, ou cereais pipoca, podem encontra-los com um destes nomes, mas são exactamente a mesma coisa. São cereais, que são submetidos a temperatura e expandem, num processo idêntico aos das pipocas de milho, mas sem qualquer aditivo (gordura e afins).
Pode-se encontrar TODOS os tipos de cereais e sementes nesta forma: millet, arroz, trigo, cevada, aveia, quinoa, espelta, … a oferta é enorme!!
A que sabem?
O sabor é predominantemente neutro, havendo ligeiras diferenças de sabor entre eles. Há cereais um pouco mais adocicados, que quando expandidos nesta forma, o sabor doce fica mais saliente. Há outros menos doces.
Embora o nome ou a forma sugira que são crocantes, não são. A textura é mole, igual à de uma pipoca (lembrem-se que o que dá a textura crocante à pipoca de milho é o açúcar), mas pode-se sempre tostar para que fiquem mais estaladiços.
Onde comprar?
Normalmente, é um produto que se encontra facilmente em supermercados biológicos. Actualmente muitos hipermercados começam a ter algumas opções de cereais puff nas zonas de produtos biológicos ou dietéticos. No entanto, ainda não é uma oferta tão generalizada quanto isso, que se encontre em todos os sítios.
Como usar?
Pode-se usar cereais puff de imeeeensas maneiras!
Desde simples, numa taça tipo pipocas.
Simples com iogurte.
Ou podem juntar numa granola.
Ou fazer barritas de cereais.
Haja imaginação para utilizar este ingrediente!!
Quando começar a oferecer?
A idade para começar a oferecer esta forma de cereais é muito relativa. De um modo geral, são cereais e podem ser oferecidos a partir dos 6 meses. No entanto, a sua forma pode não ser segura para bebés tão pequenos. Por serem bolinhas, podem facilmente ser aspiradas sem serem devidamente mastigadas. Os bebés podem engasgar ou sufocar! É preciso ter cuidado! E aqui entra a sensibilidade dos cuidadores dos bebés, para perceber quando o bebé está pronto e de que modo vão oferecer. Simples? Misturado com iogurte ou outro alimento?
Relembro que os bebés não precisam de dentes para mastigar! É só preciso avaliar o desenvolvimento do bebé e perceber se ele já estará apto para experimentar certas formas de alimento.
Os preferidos das miúdas
Cá em casa gostaram de todas as variantes de cereais puff que comprei até agora. Gosto de usar os de millet e quinoa para juntar ao iogurte, pois são mais pequeninos. Os de trigo e arroz, para comer à mão simples, por serem maiores.
30 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Boa noite
Em relação às papas caseiras, os flocos de aveia também devem ser demolhados?
Pode fornecer receitas com aveia?
Os flocos devem ser demolhados para usar em papas. Existem mais benefícios se assim for.
Pode usar a barra de pesquisa do blog, para encontrar receitas e artigos sobre esse tema 🙂
Boa tarde, tenho uma bebé de 7 mesinhos e comprei o seu livro e adoro. Com esta idade posso ussar todos os cereais que fala?
Olá! Os cereais no geral podem ser dados a partir dos 6 meses (em grão, flocos, etc), só deve ter cuidado na forma como dá. No caso específico deste post, os cereais-puff, devem ser dados a bebés que tenham prática a mastigar, pois são pequenos e moles e podem engasgar-se se não os mastigarem devidamente.
Ola =) tenho sempre duvida na quantidade diaria que se deve dar??
A minha adora as “bolinhas” e as vezes é assim que come a sopinha com uma bolinha na ponta ou a picar as “bolinhas” que ponho na mesa =) mas e quantidades?? Obrigada.
Olá! Não sei responder, não costumo medir a quantidade dos alimentos que dou às minhas filhas 🙂 uso apenas o bom senso!
Ola! E antes de mais dou os meus parabéns pelo seu blog… Gostaria de saber se as propriedades dos cereais PUF são iguais as dos cereais normais, uma vez que estes últimos convém que sejam demolhados. Obrigada
Olá! O cereal puff é o grão de cereal sujeito a calor e expandido, tal como se fazem as pipocas. Há sempre alguma perda de nutrientes em relação ao grão de cereal original. Mas é uma boa forma de variar o consumo de cereais 🙂
Olá! Daqui a uns tempos, quando ela comer com colher, gostava de lhe dar cereais com leite (vegetal). Já experimentaram estes com leite? Que tal?
Olá! A minha filha mais nova costuma comer com leite de vaca e gosta 🙂 Com leite vegetal, se a menina estiver habituada a bebê-lo, pode experimentar dar 🙂
Olá! Adoro este blog e já sigo há bastante tempo 🙂 Só tenho uma dúvida. Em relação a estes cereais quando adiciono a granola caseira ou a barritas devo cozinhar primeiro ou coloca a “cru”? Obrigada e beijinhos!!! Muito sucesso 😀
Olá! No caso de granolas e barritas, coloca em cru como os restantes ingredientes. 🙂
Boa noite, estes cereais servem para fazer papas caseiras para um bebé de 6meses? Obrigada
Olá! Eu optaria por outros ingredientes para papas caseiras. Este post vai ajudar 🙂 https://www.nacadeiradapapa.com/2016/03/papas-caseiras-lista-compras.html
Boa tarde.
Fiz os quadrados crocantes de arroz puff e chocolate e não fixaram crocantes, o que fiz mal?
Olá! Não sei que receita se refere, para poder ajudar.
Boa tarde. De todos os que referiu qual o mais adocicado?? Obrigada
Olá! Na minha opinião, sinto os de trigo mais adocidado.
Tem uma pipoca que a chamam de “pipoca canjica”. Seria um cereal trufado?
Olá! Não conheço esse tipo de pipoca.
Este tipo de cereais “tufados” são tóxicos e nunca devem ser consumidos, ao nos poderem causar danos irreversíveis.
São ainda pior que os cereais convencionais, já que ao serem “integrais”, apresentam maior quantidade de proteína, que durante o processo de extrudagem se transforma em compostos tóxicos.
Idealmente qualquer cereal processado deve ser evitado.
Fica o alerta.
Olá! Pode passar a fonte dessa informação, por favor?
Olá!
É possível fazer cereais puff em casa? Tem alguma receita?
Obrigada! 🙂
Olá! Desconheço como se faça em casa.
Olá!
Como fazer as barritas?
Olá! Não tenho receita, mas encontra diversas receitas de barritas na internet 🙂
[…] puff, também chamados de cereais tufados ou cereais expandidos. Conforme pode ler-se no artigo Cereais Puff – Na despensa #07 do blog Na Cadeira da Papa, este produto não é mais do que “cereais que são submetidos a temperatura e expandem, num […]
[…] iogurte natural, com romã e cereais puff (arroz, millet e […]
[…] iogurte natural, com cereais puff (arroz, quinoa e millet) e […]
[…] à escola. O lanche tinha que ficar preparado no domingo e por isso recorri aos nossos amados cereais pipoca, para me salvar a pele. Assim o lanche ficou: iogurte natural com quinoa puff e […]