Pão de Alfarroba e Curgete [desde os 9 meses]
A minha primeira tentativa e foi logo um êxito. Tanto que me obrigou a publicar de imediato a receita deste pão de alfarroba e curgete. Ao contrário de todos os sábados, hoje coloquei o despertador e acordei primeiro que as miúdas. Tudo por causa desta foto:
Esta foto fez o maior dos furores nas redes sociais e a receita foi suplicada por quem com ela se cruzava. Sob grande ameaça de muitos seguidores, até me chamaram de mázinha, hoje acordei mais cedo, sentei-me ao computador e pensei: “vou por as casas portuguesas a fazer esta pequena maravilha este fim-de-semana!”
Já há muito tempo que eu andava à procura de uma receita de pão de alfarroba, para juntar ao pão de banana aqui do blog. Nenhuma satisfazia, os testes não corriam bem, e pus a ideia de lado.
Certo dia este verão, ainda de férias, deparei-me com uma receita de pão de cacau. Fiz um print-screen da dita receita e guardei no telemóvel para futuro. Não guardei a referencia (grande falha), mas, hey!, estava em plena praia e esbarro com uma receita destas? Ter feito tirado foto aos ingredientes já foi um grande feito.
Na passada quinta-feira, eu e a dona das mãozinhas mais pequeninas cá de casa (por enquanto) tivemos um momento de filha única. Aproveitei para cozinhar só com ela, que é raro. Lembrei-me daquela receita que tinha fotografado, fiz umas primeiras adaptações e vamos a isso!
Ela tratou dos ingredientes secos.
Eu tratei da parte mais difícil.
E no final juntámos tudo!!
Ela provou antes de ir para o forno e classificou com um “nham, nham, qui bom!”
45 minutos depois desta foto, quando publiquei a foto do pão cozido nas redes sociais, o furor instalou-se!
Ela provou (e eu não, querem ver?) e foi um sucesso! Um pão de alfarroba e curgete delicioso, húmido e super guloso! Mas sem açúcar refinado e super nutritivo.
- 1 + 3/4 de chávena de farinha de espelta
- 1/4 de chávena de amido de milho (ou araruta)
- 4 c. de sopa de alfarroba (ou cacau, mas ver nota)
- 3 c. de chá de fermento para bolos (ou 2 c. de fermento e 1 c. de bicarbonato de sódio)
- 1 pitada de sala (opcional)
- 1 + 1/2 chávena de curgete ralada com casca (mais ou menos uma curgete média)
- 1/2 chávena de xarope de ácer (ou outro adoçante, mas ver nota)
- 1/2 chávena de óleo de coco (ou outra gordura vegetal a gosto)
- 1/2 chávena de bebida vegetal a gosto (usei de aveia)
- Pré-aquecer o forno nos 175º (de preferência com ventoinha).
- Numa taça grande juntar os ingredientes secos (a farinha, o amido de milho, a alfarroba e o fermento). Misturar até ficar homogéneo.
- Noutra taça juntar os restantes ingredientes (a curgete, o óleo, o xarope e a bebida vegetal). Misturar bem, podendo ser utilizada uma batedeira em velocidade baixa.
- Juntar as duas misturas e envolver bem, podendo aqui também ser utilizada a batedeira, ou um robot/processador de cozinha, até a massa ficar bem homogénea e sem grumos.
- Colocar a massa numa forma de bolo inglês forrada com papel vegetal e levar ao forno por 45-50 minutos.
- Nota: a alfarroba pode ser substituída por cacau cru em pó, mas como este é mais amargo, a porção de xarope pode passar para 2/3 e chávena ou mesmo 1 chávena de xarope, para balançar o sabor. Também, o xarope de ácer, dentro dos adoçantes ditos naturais, é o mais doce de todos, se for substituído por geleias, poderá ser necessário aumentar a quantidade. A melhor forma de saber é provar a massa antes de colocar no forno.
21 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Está a arrefecer mas não correu bem… Troquei a farinha de espelta por trigo integral, talvez tenha sido por isso. Não cresceu nem um bocadinho e ficou cru
Provavelmente. A farinha integral deixa os bolos/pães mais massudos (é mais difícil de cozer). Normalmente, quando quero usar farinhas integrais, faço 50/50 de integral e farinha branca.
O sabor está bom mas vou experimentar com a farinha de espelta. Obrigada.
Posso usar farinha de aveia em vez de espelta? É o leite de amêndoa ficará bem em subsitiuicao ao de aveia?
Obrigada pela dica.
Descobri agora este blog. Vou seguir pq tou desejosa de variar e melhorar a alimentação da minha bebe de 18 meses 🙂
Cumprimentos, Joana
Olá! Pode usar farinha de aveia, mas com uma ressalva. Como a aveia não tem glúten (ou níveis muito baixos de glúten), deve compensar com outros ingredientes, pois as massas com farinhas sem glúten, ficam menos elásticas e não conseguem unir tão bem os bolos, pães, panquecas, o que faz com que o resultado final se desfaça com facilidade. Assim, sugiro que acrescente ovo, ou se quiser manter a receita integralmente vegetal, pode juntar sementes de linhaça moídas ou sementes de chia (que deve compensar acrescentando mais bebida vegetal). A bebida de amêndoa ficará ótima nesta receita. A alfarroba liga muito bem com frutos secos 🙂
O xarope de acer não poderia ser substituído por xarope de agrave?
Queria dizer “agave @
Olá! Está indicado na receita que pode ser substituído por outro tipo de adoçante 🙂
Acabei de fazer.
Ficou quase 1h no forno, cozeu por fora e por dentro ficou cru. Não tenho forno ventilado nesta casa :(.
Tenho uma duvida com chávenas. Como converto isto tudo para gr?
Obrigada!
Olá! Se o forno não tem ventilação, deve usar um pouco mais de temperatura e cobrir o pão a meio para não queimar por cima 🙂
Sobre as medidas, espero que este post ajude: http://www.nacadeiradapapa.com/2016/04/medidas-chavenas-na-despensa-03.html
Substitui a farinha de espelte por farinha branca e farinha centeio. Usei leite normal. Mas não cresceu e depois de uma hora também está um cadinho cru. Vou provar amanhã, vamos ver se o pequeno gosta….
Boa tarde,
antes de mais parabens pelo blog, gostei muito da sua criação de um bolo fingido de chocolate saudavel, no entanto efetuei a receita mas tenho algumas duvidas, pois o bolo não cresceu como estava á espera e mostra aqui no blog.
A forma é uma ingles normal (https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=4889028(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente) ou uma mais pequena?
1 + 3/4 de farinha de espleta foi engano? uma vez que pelas suas medidas das “cups” apenas tem 1/4;1/2;1/3?
a alfarroba é farinha de alfarroba ou alfarroba em pó? se foi a ultima pode indicar onde conseguiu comprar sff.
Obrigado desde já e continue estas receitas fantasticas 🙂
Olá! A minha forma parece mais pequena que essa. A medida é mesmo isso, uma chávena, mais 3/4 de chávena. A alfarroba é farinha de alfarroba. Veja a validade do seu fermento, ou há quanto tempo estará aberto. Se estiver aberto há muito tempo, tende a perder “força”. O pão em si também não cresce muito. 🙂
Já fiz ficou delicioso. A receita é prática e muito fácil de seguir, ainda pra mais é tudo muito rápido de preparar. Adorei, obrigada por partilhar os seus conhecimentos.
as primeiras farinhas misturam se com que liquedo
Olá! Os ingredientes secos juntam-se à mistura de ingredientes líquidos.
Olá! As duas gostamos muito do sabor, já o pai nem por isso 😀 Ficou bom e fofo só que se desfaz muito, alguma sugestão?
Obrigada pela partilha.
Olá! Bateu à mão ou com batedeira?
Fiz no robot de cozinha! Mas não coloquei misturador. Será melhor?
[…] Pão de alfarroba e curgete […]
[…] era do Pão de banana, da autoria da nutricionista Sandra do blog O Vegetariano. Alfarroba era do Pão de alfarroba e curgete, receita da Leonor do blog Na Cadeira da Papa. Um pequeno aviso: não se deixem enganar! As […]