Steamer – Na despensa #05
*
Hoje trago-vos mais um utensílio da cozinha, que desde que conheci, não me imagino a viver sem ele: o steamer.
Um steamer é este utensílio que vêem na foto: um “prato” metálico, ajustável, com pézinhos, para cozer a vapor. Conheci esta pequena maravilha num workshop que frequentei e desde então vivo rendida a esta pequena invenção.
Para utilizar só precisamos do próprio steamer, de uma panela e dois dedos de água. A grande mais valia é que é adaptável a todos os tamanhos de panela.
A utilização é muito simples, é só colocar numa panela, com água a cobrir os pézinhos, tapar a panela e garantir que a água se mantém a ferver, enquanto se cozem os alimentos. Quando a utilização é prolongada (por mais de 45 minutos) convém verificar o nível da água, pois esta tende a evaporar na totalidade.
*
A utilização mais evidente que vemos para este utensílio é a de cozer legumes ao vapor. E têm toda a razão! É de facto a melhor forma de cozer os nossos legumes à hora de refeição, com um gasto de água mínimo e garantindo todo o valor nutricional.
Mas este não é o único uso que o steamer pode ter. Eu uso essencialmente para cozinhar queques! (coisa que também aprendi no dito workshop)
E porquê cozinhar queques ao vapor? Bom, em primeiro lugar, porque posso cozer só alguns em vez de uma dúzia. Tendemos a optimizar a utilização do forno pelo gasto de energia que faz, e por isso cozemos o máximo de queques que conseguimos. Com o steamer podemos cozer só alguns, os que precisamos para o pequeno-almoço ou lanche do dia seguinte, sem o peso na consciência do gasto de energia que estamos a fazer. Além disso, através do vapor, os queques tendem a ficar fofos e húmidos (nham). Mas a maior vantagem é mesmo a garantia que os vossos queques nunca se queimam!!
Podem cozer qualquer receita de queques que tenham! Ou mesmo as receitas aqui do blog.
Queques de banana e aveia [desde os 9 meses]
Queques de pêra e gérmen de trigo [desde os 9 meses]
Queques de coco e manga [desde os 9 meses]
Queques de maçã [desde os 12 meses]
É uma forma também de cozinhar guiozas, por exemplo.
Super versátil e super útil, uma ferramenta sem dúvida a terem na cozinha! Podem encontrar em grandes superfícies de utensílios de cozinha (o meu é do IKEA)
*credito das imagens do IKEA
Tags In
12 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Olá, uma questão se só tapa os pezinhos não chega a tapar os brócolos pois não? Obrigada
Exacto, a água não chega aos brócolos.
E onde compraste? 🙂
Digo no post, mesmo no final, IKEA 🙂
não tinha reparado! eheheh obrigada.
Tenho uma coisa destas e não sabia muito bem como usar. Os queques cozem em quanto tempo? Mas não crescem muito, pois não?
Olá! No mesmo tempo que se fosse no forno. E sim, crescem 🙂
Olá, o resultado é o mesmo se utilizar a varoma da bimby? Obrigada.
Sim!
Bom dia! Já conhecia este post e já tentei cozer os queques desta forma, mas correu muito mal 🙁
Algumas dúvidas pf: costuma cozinhá-los totalmente descongelados? Com o tacho tapado ou destapado? Sinceramente já não me lembro como fiz, não voltei a repetir.
Agradeço desde já a atenção!
Olá! Cozinho os queques, com a massa acabada de fazer. Nunca congelei massa para queques, não sei que influência terá no resultado. Deve usar uma panela alta, para criar mais volume de vapor por cima dos queques. Pela minha experiência, no tacho eles não crescem. E não pode destapar muitas vezes durante o processo, ou perde o volume de calor necessário para eles crescerem e cozinharem.
[…] fazer a sopa na panela, ou no steamer, ou no robot de cozinha. A densidade da sopa, deverá ser escolhida de acordo com o gosto do […]