Manjericão – Na despensa #04
Hoje vou vos falar de manjericão. É a minha erva aromática preferida e só utilizo fresco. Ponho-o em quase tudo e mais alguma coisa e adoro o toque fresco que dá aos meus pratos. Então se estes pratos forem de massa, é quase de uso obrigatório. Uma massa salteada em azeite, manjericão e alho e sou vossa amiga para sempre!!
Cuidar de um manjericão não é tarefa fácil. Já tive dezenas! Desde comprados no supermercado, até doados gentilmente pelo meu pai (que tem uma horta e jardim de fazer inveja a qualquer um). Já os tive na cozinha, na varanda, na lavandaria, em vasos pequenos, em vasos grandes, com prato, sem prato, com regador gota-a-gota e nada… todos duravam 1 semana e morriam instantaneamente. Por causa disso, por causa desta minha falta de jeito com as plantas (sou pessoa que até um cacto lhe morre), comecei a conservar ervas frescas congelando, coisa que já mostrei aqui no blog.
Mas nunca desisti e após muitas tentativas e experiências, um dia encontrei a fórmula mágica de ter manjericão em casa, sempre fresco e verdinho. É com orgulho que vos digo, que tenho dois vasos de manjericão em casa há mais de 3 meses (hurray)!
Local
Depois de várias experiências, descobri que o melhor sítio para ter o manjericão é na cozinha. Eles não gostam de estar muito expostos (como estavam na varanda), nem gostam de frio (como acontecia na lavandaria). Perto de uma janela, sem luz directa, e criarão as condições ideais para o ter.
Eu tenho no parapeito da janela da cozinha, junto à mesa das miúdas. Assim, sempre que a L. me diz que o manjericão está com as folhas um pouco moles, já sei o que está a faltar… ÁGUA!
(aquele vasinho pequenino que vêm na foto foi um trabalho de casa que a L. trouxe. São zínias e as nossas já têm 5 rebentos!!)
Vaso e rega
A melhor forma de ter o manjericão e regá-lo, é colocando o seu vaso de origem, dentro de um vaso maior e manter o nível da água 1 dedo acima do fundo do vaso interior. Apercebi-me que aqueles vasinhos quadrangulares onde vêm os manjericões de supermercado, não são maus de todo! Recomendo que se encaixe esse vaso num ligeiramente maior e que o fundo do vaso de dentro, não toque no de baixo.
Deve ser regado sempre que a terra está seca e não há uma periodicidade que possa recomendar. Tanto passo semanas que rego todos os dias, como semanas que rego duas ou três vezes. Depende muito se é uma semana quente, com muito ou pouco sol.
Fertilizar
Outra coisa que faço, é tirar as folhas velhas e secas, que não podemos/queremos usar, e deixo-as decompor na terra do vaso em vez de deitar para o lixo. Um dos meus actuais manjericões morreu quase na totalidade, ficando apenas dois rebentos. Foi assim que o tratei e ajudei que crescesse novamente.
O que fazer com manjericão
O manjericão é um dos meus temperos obrigatórios no molho de tomate. Ajuda muito a neutralizar a acidez do tomate.
Nas minhas one-pot pasta também nunca falta o manjericão. É dos aromas que mais enriquece este prato tão simples!
Outro uso que dou ao manjericão, é na preparação de maionese de abacate. Abacate triturado, temperado se sal, pimenta, alho e limão e com um toque de manjericão, um molho que serve para tudo, desde saladas, massas ou para molhar batatas “fritas”.
Tags In
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos