lentilhas01

Lentilhas, uma leguminosa que só descobri há pouco mais de 1 ano. Bom, já tinha ouvido falar, mas cozinhar, isso sim, só há pouco mais de 1 ano que as “conheço”. 

Para começar, existem vários tipos de lentilhas, mas três salientam-se por serem mais consumidas e mais facilmente encontradas nos supermercados (e são as que uso sempre em casa). Se acham que é tudo a mesma coisa, desenganem-se (eu também pensava). O último ano a cozinhar lentilhas, fez-me ver que não é bem assim. 

São dos alimento de origem vegetal com maior percentagem de proteínas na sua constituição (a seguir à soja e ao cânhamo). É por isso um alimento basilar de uma alimentação vegetariana. Além disso, é um ótimo fornecedor de minerais importantes como o ferro. 

Como disse acima, existem vários tipos de lentilhas, mas três destacam-se e são usados em propósitos diferentes. Quando uso lentilhas, nunca acompanho com carne ou peixe.

 

Lentilhas laranjas ou coral

lentilhas02

São lentilhas sem casca e por isso muito rápidas de cozinhar, não precisando de ser demolhadas (aliás, se demolharem e cozerem, acabam com papa de lentilhas). Tenho sempre em casa para as emergências, e em menos de nada preparo uma bolonhesa, cozendo-as no meu molho de tomate. Mais rápido e fácil não há! É uma delícia e dos pratos preferidos cá em casa. Uso também em empadões ou no dahl que a Vera me ensinou. Cozem em 15 minutos.

 

Lentilhas castanhas

lentilhas03

Estas lentilhas foram as últimas a aparecer cá em casa, mas rapidamente se tornaram das mais apreciadas. São lentilhas muito parecidas com as laranjas, mas têm casca e por isso convém que sejam demolhadas antes de serem cozinhadas, para eliminar os fitatos naturalmente presentes e acelerar o tempo de cozedura. Gosto de usar em estufados mais longos, com vários legumes, para colocar numa lasanha, por exemplo, ou sopas. O tempo de cozedura anda à volta dos 15-20 minutos. 

 

Lentilhas verdes

lentilhas04

As primeiras que experimentei. Como as anteriores devem ser demolhadas antes de cozinhar (de preferência de um dia para o outro-8h). Como o tempo de cozedura pode ser um pouco mais longo que as anteriores, gosto de as pré-cozer por 15 minutos e guardar para usar depois. Costumo usar este tipo de lentilhas em hambúrgueres e almôndegas, ou saltear com legumes para uma refeição rápida. O tempo de cozedura total andará à volta dos 20-30 minutos.

 

É sem dúvida um must have na despensa cá de casa e seja em refeições planeadas, ou refeições mais rápidas, as lentilhas são consumo obrigatório cá em casa, pelo menos 1 vez por semana.