Tipos de arroz – Na despensa #02
Vim falar-vos de arroz, é verdade, como se os leitores deste blog não soubessem o que é e para que serve… pffff (boring).
Pois bem, vim falar-vos dos três tipos de arroz que tenho sempre na minha despensa, para qualquer eventualidade! E no fundo é para isto que serve esta rubrica, para vos falar dos meus essenciais, os meus indispensáveis, aquilo que tenho sempre na despensa para preparar refeições saudáveis e deliciosas, rapidamente.
Arroz branco
Começo com o mais popular deles, o arroz branco. Já lá vai o tempo que era o cereal mais comido cá em casa, mas com o tempo temos vindo a mudar essa tendência e actualmente aquele pacote de arroz branco que mantenho na despensa é mesmo para cozinhar para convidados, pois nem toda a gente que vem cá a casa está habituada ou receptiva a comer outros tipos de arroz.
Dentro do arroz branco, tenho sempre o arroz agulha e o arroz para risotto (um risotto é sempre um salva vidas para refeições apressadas). Quanto ao arroz agulha, não lhe dou grande preparação, é raro lavar (até sinto que quando o lavo fica menos solto) e cozo em uma vez e meia a quantidade de água, por 15 minutos.
Arroz integral
O arroz integral é também bastante conhecido, mas também aquele que mais trabalho dá a cozinhar: temos que demolhar por várias horas, cozer por muito tempo… se não tivermos a refeição planeada para esta preparação toda, pode revelar-se uma verdadeira dor de cabeça. Mas não nos podemos esquecer, que de entre todos, é o mais rico nutricionalmente, o que tem mais fibras, e quanto a mim o mais saboroso. Também tenho-o sempre na despensa, para aquelas refeições que consigo, ou que tenho mesmo que preparar com muita antecedência.
Normalmente deixo o arroz integral a demolhar de um dia para o outro (8h no mínimo). Cozo em 2 vezes a água durante 25-30 minutos.
Arroz semi-integral
Por fim, o meu preferido! O arroz semi-integral reune o melhor dos dois mundos do arroz branco e do arroz integral: fácil e rápido de cozinhar como o arroz branco, mas carregado de nutrientes e fibras como o arroz integral (não tanto como o arroz integral, pronto). Este tenho seeeeeeempre na despensa, e é compra obrigatória quando vou ao supermercado biológico. Compro a granel, que fica bem mais em conta que comprar ao saco. Faço com ele tudo! Desde arroz simples, arroz com legumes, arroz de peixe, you name it.
A preparação é simples, lavo bem até a água sair branca, ou coloco em água alguns minutos antes de cozinhar e escorro bem. Depois cozinho tal e qual o arroz branco, em uma medida e meia de água, por 17-18 minutos.
É definitivamente uma das minhas melhores descobertas nos últimos meses e já nem consigo imaginar a minha despensa sem ele. Podem encontrar em supermercados biológicos, mais dificilmente em hipermercados, mas garanto que vale a pena a viagem a um!
Aqui no blog têm muitas receitas com arroz, desde papa, arroz com carne, sushi, risotto, e muito mais. Experimentem usar o formulário de pesquisa com a palavra “arroz” e vejam tudo o que é feito cá em casa com arroz!
Tags In
11 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Não conhecia o arroz semi-integral. Ando para experimentar o integral mas agora também estou curiosa com este. Boa partilha.
Bjinhos
Bimby & Sabores da Vida
Também não conhecia o arroz semi integral, gosto bastante do integral. Aproveito para pôr uma questão, noto que com o pequenino cá de casa (2 anos) o arroz integral “sai” muitas vezes tal como entrou, se é que me faço entender… Será que não é apropriado para esta idade ou é ele que não mastiga bem?
Obrigada.
Duas coisas: com o arroz branco também acontece? O que vê é mesmo o grão de arroz, ou a casca?
Com o branco não acontece e vejo mesmo os grãos de arroz…
O que sei é que a casca do arroz não é absorvida e sai inteira, é normal. Também o sistema digestivo leva tempo a maturar e há quem defenda que nem aos 2 anos está apto a digerir tudo. Também pode ser por aí. Mas são tudo especulações, não sou médica, não lhe sei responder com certeza.
E quando pulveriza o arroz integral no robô de cozinha, também demolha antes?
Quando está demolhado é mais difícil pulverizar, mas fica picadinho 🙂
A que supermercado biológico costuma ir? Sou de Matosinhos e só conheço o Celeiro, mas não tenho nenhum perto de mim!
Vou ai Ideal Bio, na Rua 5 de Outubro.
Vi isto na nit e lembrei-me deste seu post.
http://nit.pt/article/04-20-2016-porque-e-que-o-arroz-basmati-e-melhor-do-que-os-outros
Obrigada por todas as dicas que vai colocando no blog.
Obrigada 🙂 Também existe arroz basmati integral e semi-integral!! 😀