Na lancheira da escola #25
As lancheiras chegam atrasadas, mas chegam! Um fim-de-semana cheio de actividade dificultou a publicação das lancheiras mais cedo.
Como mais vale tarde do que nunca, aqui ficam as cinco sugestões da semana que passou na lancheira da escola.
Segunda-feira
Uma lancheira para lá de comum e habitual aqui na rubrica. O iogurte e as tostas de centeio de sempre e umas bananas mini, mesmo à medida da lancheira.
Terça-feira
Os cereais puff com iogurte já não são novidade, e são sempre dos mais pedidos ao lanche. Desta vez para acompanhar: pedacinhos de abacaxi.
Quarta-feira
Mais uma lancheira muito conhecida, com os preferidos das miúdas: iogurte e tostas de aveia, com tangerina para a T. e maçã para a L.
Quinta-feira
A quinta-feira foi pontoada com um batido de banana e frutos vermelhos, em que usei a receita de batido de morango aqui do blog. E a já muito conhecidas, mas sempre adoradas panquecas de aveia (acreditam que não consigo guardar massa para fazer depois?)
Sexta-feira
A semana terminou com uma lancheira apenas. A T. teve uma consulta ao início da tarde e acabou por lanchar em casa. O lanche, esse, foi igual para as duas: iogurte, tangerina e pão de centeio. O pão da L. foi cortado em formas geométricas, assunto que anda a tratar agora na escola.
Tags In
7 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Adoro estes post das lancheiras que uso de inspiração para os pequenos-almoços (não mando lancheira para a escola). Gostava que fizesse posts de como varia o pequeno-almoço e já agora outro com as bolachas (embalagens e onde compra) e pão que usa…
E muitos parabéns pelo blog que é optimo e me tem ajudado muito.
Olá! O pedido já foi feito, mas havendo estes posts das lancheiras, não faz sentido fazer dos pequenos-almoços, pois são muito semelhantes. Comem um pouco mais de pão, que torramos de manhã e bebem leite morno, que é difícil de enviar para a escola. Bolachas não compro, de nenhum tipo 🙂 O pão fica a dica para a minha rubrica “Na despensa”, que sai às terças.
Boa dia!
Sei que já foi perguntado outras vezes esses cereais puff que tanta fala que gostam onde compra? Como são as embalagens ou de que são? Será que os miúdos aderem se for com iogurte natural?
Passo a explicar as minhas perguntas e aproveito para alertar uma realidade cada vez mais atual hoje em dia. Tenho 2 filhos e um deles é alérgico à proteina do leite de vaca e outra ao amendoim. Ambos já tiveram alergia ao ovo mas felizmente essa parece estar a passar. A maioria das pessoas não tem noção mas o leite (ou os seus derivados) está presente em quase tudo. Devido a alergia tenho de levar o lanche do meu filho para a escola sendo que aos outros meninos é fornecido pela escola. Até a pouco tempo os lanches eram sempre papa (ele só come uma variedade, a sinlac da nestle). Como começa a fartar-se e finalmente aceitou os iogurtes de soja agora os lanches são alternados mas um iogurte para ele é pouco e mando sempre uma caixinha com cereais. Neste momento come estrelitas da marca nestle pois a marca garante não ter qualquer vestígio de leite mas causa-me um peso na consciência que as coma quase diariamente e gostava de encontrar outros cereais alternativos. Já tentei corn flakes mas não sei se foi as marcas que experimentei que embora nos ingredientes não refiram nada de leite nem vestígios mas não correu bem e desde que não come não tem havido problemas. A agravante aqui é que granolas e outros tipos de misturas com cereais tem frutos secos e estes ainda não foram introduzidos e sendo a irmã alérgica ao amendoim nem arriscamos. Isto também nos leva a ter muita atenção a qualquer tipo de cereais.
Resumindo tento encontrar produtos que o possam satisfazer e que sejam adequados a sua alimentação mas na cidade onde vivo não existe muita diversidade e a escola não está preparada para lanches tão saudáveis como os que envia às suas filhas.
O pequeno almoço dele já que leite não bebe e rejeita o de soja, arroz ou aveia são papas de aveia e torrada ou pão com manteiga de soja ou por vezes compota. Para a escola tem mesmo de ir algo mais industrializado.
Peço desculpa por um comentário tao longo. Mas tenho a certeza que é uma grande ajuda e inspiração para muitas mães (e pais) que só querem os melhor para os seus filhos.
Obrigada pelo seu comentário! É importante dar a conhecer casos como o dos seus filhos, em que o cuidado com a alimentação é acrescido. Os cereais puffs são cereais tufados. Basicamente é utilizado o mesmo processo que as pipocas: o grão de cereal é exposto ao calor e expande. Por isso, não há contaminação de leite e frutos secos, no entanto recomendo sempre a leitura das embalagens para garantir isso. Eu compro os cereais puff no supermercado biológico e há uma oferta enorme. Pode encontrar também no Celeiro ou no Jumbo. Noutros hipermercados ainda não encontrei. As minhas filhas comem os cereais puff com leite ou com iogurte natural e gostam imenso!! Uma coisa que pode fazer, já que o seu filho não gosta de leites vegetais ao natural (as minhas filhas também não), é preparar batidos, como o que mostro na lancheira. Qualquer troca de ideias que queira fazer, não hesite em mandar mensagem ou mail, terei todo o gosto em ajudar. 🙂
LC, muito obrigada pela resposta, quando eu perguntava pelas bolachas era sobre aquelas tostas que manda nas lancheiras.
Aproveito para tentar ajudar a Helena.
O meu filho é intolerante (mas não alérgico) à lactose, bebe bem leites vegetais e às vezes também em batido (só “leite” e fruta de preferência congelada para ficar mais cremoso). Quanto aos iogurtes experimente os sojasun de manga (são dos melhores e não sabem a soja).
A granola pode fazer em casa e assim não corre o risco de haver contaminações com amendoim, no livro do jamie oliver “Receitas Saudaveis” ele ensina a fazer pó de granola que depois se junta a leite vegetal para fazer batidos, também é uma opção interessante.
Espero ter ajudado
As tostas de centeio e as de aveia, compro no supermercado 🙂
Muito obrigada LC e muito obrigada também Magui… Vou fazer mais uma busca aqui nos supermercados da zona e pode ser que encontre algo que me tenha escapado ou algo novo. Quanto aos batidos sim é uma ideia tenho de fazer umas experiências e ver como corre e se ele aceita. Finalmente também estamos liberados para introduzir o morango (embora esteja com muito receio e ainda não arrisquei) tenho de arranjar uns bons e biológicos e ver como reage. Quanto aos iogurtes da minha experiência também são os preferidos cá de casa – sojasun de manga – mas nem sempre há. Esses e os naturais são os que consome e também são dos poucos que não tem pedaços. O problema é que só um iogurte de soja desses como lanche para ele é muito pouco.
Por ultimo só quero voltar a salientar e acho que não ficou explicito meu comentário anterior que este blog e a LC e as suas receitas e dicas são uma mais valia para todos. Muitos parabéns e continue que nós continuamos deste lado a ler.