SSC #45 – “Migas” de millet e feijão mungo
Desde que comecei esta jornada de alterar os hábitos alimentares cá de casa que tenho cozinhar millet. Já tentei de várias formas, com todos os truques possíveis e imaginários, mas o resultado era sempre o mesmo: uma papa com um sabor terrível. Cada vez menos percebia o “amor” que algumas pessoas nutriam por este cereal, se aquilo sabia assim tão mal.
Até que um dia, uma amiga, que dizia que o millet era a melhor coisa do mundo e não percebia como eu não gostava, me disse que tinha comprado um millet que era intragável!! Avé! Conclusão: a qualidade do millet tem influência. Vai daí, peguei em mim, e em vez de ir ao hipermercado mais próximo, fui ao supermercado biológico perto de casa. Comprei algumas gramas a granel (começo a apaixonar-me por esta coisa do granel) e vim para casa, mais confiante, mas igualmente reticente.
Pensei como haveria de comer aquele meu millet recém-comprado e lembrei-me na “mão cheia” de feijão mungo que havia comprado dias atrás num hipermercado, também a granel (como havemos de não gostar do granel? há em todo o lado!).
Demolhei e pré-cozinhei o millet e o feijão mungo e guardei para preparar hoje. Para dicas de como cozinhar millet, recomendo este post da Vânia do Made by Choices!
Numa frigideira alourei alho-francês às rodelas. Enquanto isso, ao lado cozi algumas verduras.
Adicionei o feijão mungo.
Deixei ganhar gosto, juntei o millet, as verduras, temperei com sal, alho em pó e deixar saltear bem.
Juntei algumas rodelas de abacate na hora de servir.
Enquanto preparava este salteado, a T. foi-me pedindo para provar e comeu um bom bocado. Mas quando chegou à mesa, não comeu mais que 3 ou 4 colheres.
A L. teceu largos elogios e até disse “és a melhor cozinheira do mundo!”
Eu gostei imenso! Uma refeição completa, sem grande técnicas de cozinha. Só alguma preparação, uma mistura de ingredientes certos e ficamos com um jantar delicioso.
- 3/4 chávena de millet seco
- 3/4 chávena de feijão mungo seco
- 1 folha de alga kombu
- 1 alho-francês
- 1 fio de azeite
- 1/2 cabeça de brócolos
- 2 mãos cheias de grelos (ou outra folha verde escura, como espinafres)
- abacate q.b. (opcional)
- sal, pimenta e alho e pó a gosto
- Começar por demolhar o feijão mungo, preferencialmente de um dia para o outro (8h ou mais). Escorrer a água e cozer numa panela com a alga kombu até amolecer (cerca de 20-25 minutos).
- Demolhar o millet por 4 horas no mínimo, escorrer e cozer no dobro da água, por cerca de 15 minutos.
- Numa frigideira alourar o alho francês no azeite, juntar o feijão mungo cozido e deixar ganhar gosto (cerca de 3-5 minutos).
- Enquanto isso, numa panela ao lado, cozer os brócolos e os grelos.
- Juntar o millet ao alho-francês e feijão mungo e envolver bem. Juntar as verduras escorridas de água e mistura. Temperar de sal, pimenta e alho seco a gosto.
- Servir de imediato, com algumas fatias de abacate.
2 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Parabens pelas receitas e pelo blog.
Sou Nutricionista e confesso que vou passando algumas das suas receitas aos meus clientes alterando um ou outro ingrediente que eles nao gostem 🙂
Sao extremamente equilibradas e saudaveis!
<3 estou de coração cheio com esta mensagem! Obrigada :D