Depois do post de ontem, surgiram várias perguntas do que usar para confeccionar papas caseiras e onde comprar. Por isso, para hoje, resolvi adiar tudo o que tinha programado e escrever este post mais esclarecedor de que ingredientes comprar e como usar.

papamixcereaispera01

O que comprar

O ideal é usar o grão integral, entenda-se, inteiro. Alguns cereais (e pseudo-cereais) é fácil encontrar, outros nem por isso. A desvantagem de usar o grão é que precisa de mais tempo de preparação: demolhar várias horas e cozer por muitos minutos. Uma das alternativas que podemos usar são os flocos de cereais. Entenda-se flocos de cereais como o grão simplesmente esmagado, sem qualquer adição, transformação, ou processamento. De salientar que o floco de cereal, mesmo que só esmagado, começa a perder alguns nutrientes, nomeadamente vitaminas, por isso tem menor valor nutricional que o grão inteiro, mas não deixa de ser uma alternativa viável.

Não há grande vantagem transformar os grãos ou flocos secos em farinha para cozerem mais rapidamente. É sempre boa prática demolhar e no final dos grãos/flocos cozidos triturar para a textura de papa desejada. 

 

O que não comprar

Como referi acima, a partir do momento que o grão começa a ser transformado, começa a haver perda de nutrientes. Quanto mais moído, processado e refinado for o grão de cereal, mais perdas terá, como acontece com as farinhas.

É atractivo fazer papas caseiras com uma farinha, pois o grão já está moído, não precisa de demolhar, coze muito rapidamente, mas isso não quer dizer que seja bom ou o ideal. Se não demolharmos, não conseguimos eliminar de forma eficaz o ácido fítico naturalmente presente nos cereais e que dificulta a absorção de alguns minerais, nomeadamente o ferro, naturalmente presente no cereal (sobre o demolhar recomendo este artigo muito esclarecedor).

Também, ao moer os grãos ao nível de farinha, está-se a eliminar as partes fundamentais e nutritivas do grão: a casca e gérmen. A casca e o gérmen são ricos em fibras, vitaminas B, minerais, proteínas e fitonutrientes, enquanto o endosperma (miolo do grão) fornece hidratos de carbono e proteínas.

*foto daqui

Por serem mais rijos e de difícil moagem, a casca e o gérmen são retiradas ao grão para que a farinha fique fina. Mesmo nas farinhas integrais, há eliminação de uma parte da casca e gérmen.  

Em suma, uma papa feita com farinha de cereal, não é tão nutricionalmente interessante, já que não possui fibras, vitaminas e minerais, do que uma feita com o cereal integral ou em floco. 

Outra coisa que não recomendo o uso para papas são as bolachas e as galetes. As bolachas que são alimentos processados, feitos de farinhas refinadas, têm tanto interesse nutricional como uma papa feita com farinha, com adição do açúcar. 

Lista de compras

Para começar a fazer papas caseiras, recomendo começar pelas mais tradicionais: as de aveia, com flocos de aveia, e fruta. 

Depois destas dominadas, pode-se começar a explorar outro tipo de cereais e mistura de cereais, tendo em conta que alguns podem ser mais amargos e há a necessidade de equilibrar os sabores.

Tem que se ter em atenção ao uso de determinados cereais, se se quiser fazer a introdução do glúten na alimentação do bebé com papas caseiras(que deve ser feito antes dos 7 meses de idade segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria).

 

Alguns cereais e pseudocereais em grão (fáceis de encontrar e cozinhar)

arroz integral (cereal sem glúten);

aveia (cereal sem glúten);

millet (cereal sem glúten);

quinoa (pseudocereal sem glúten);

trigo sarraceno (pseudocereal sem glúten);

amaranto (pseudocereal sem glúten).

 

Exemplos de cereais e pseudocereais em floco:

arroz integral (cereal pode conter glúten por contaminação);

aveia (cereal pode conter glúten por contaminação);

trigo (cereal com glúten);

centeio (cereal com glúten);

cevada (cereal com glúten);

quinoa (pseudocereal sem glúten);

trigo sarraceno (pseudocereal sem glúten).

 

Entre outros!

 

Para adoçar:

fruta natural a gosto (maçã, pêra, banana, manga, etc);

tâmaras naturais (sem banho de glicose), ameixas secas naturais, alperces secos naturais, etc;

sêmola de milho (que pode ser usada sozinha numa papa).

 

Alguns supermercados e hipermercados disponibilizam alguns destes ingredientes. No entanto, num supermercado biológico encontrarão com certeza estes e muitos outros ingredientes semelhantes, de origem biológica e em muitos casos vendidos a granel a preços muito atractivos.