Papas caseiras – lista de compras
Depois do post de ontem, surgiram várias perguntas do que usar para confeccionar papas caseiras e onde comprar. Por isso, para hoje, resolvi adiar tudo o que tinha programado e escrever este post mais esclarecedor de que ingredientes comprar e como usar.
O que comprar
O ideal é usar o grão integral, entenda-se, inteiro. Alguns cereais (e pseudo-cereais) é fácil encontrar, outros nem por isso. A desvantagem de usar o grão é que precisa de mais tempo de preparação: demolhar várias horas e cozer por muitos minutos. Uma das alternativas que podemos usar são os flocos de cereais. Entenda-se flocos de cereais como o grão simplesmente esmagado, sem qualquer adição, transformação, ou processamento. De salientar que o floco de cereal, mesmo que só esmagado, começa a perder alguns nutrientes, nomeadamente vitaminas, por isso tem menor valor nutricional que o grão inteiro, mas não deixa de ser uma alternativa viável.
Não há grande vantagem transformar os grãos ou flocos secos em farinha para cozerem mais rapidamente. É sempre boa prática demolhar e no final dos grãos/flocos cozidos triturar para a textura de papa desejada.
O que não comprar
Como referi acima, a partir do momento que o grão começa a ser transformado, começa a haver perda de nutrientes. Quanto mais moído, processado e refinado for o grão de cereal, mais perdas terá, como acontece com as farinhas.
É atractivo fazer papas caseiras com uma farinha, pois o grão já está moído, não precisa de demolhar, coze muito rapidamente, mas isso não quer dizer que seja bom ou o ideal. Se não demolharmos, não conseguimos eliminar de forma eficaz o ácido fítico naturalmente presente nos cereais e que dificulta a absorção de alguns minerais, nomeadamente o ferro, naturalmente presente no cereal (sobre o demolhar recomendo este artigo muito esclarecedor).
Também, ao moer os grãos ao nível de farinha, está-se a eliminar as partes fundamentais e nutritivas do grão: a casca e gérmen. A casca e o gérmen são ricos em fibras, vitaminas B, minerais, proteínas e fitonutrientes, enquanto o endosperma (miolo do grão) fornece hidratos de carbono e proteínas.
*foto daqui
Por serem mais rijos e de difícil moagem, a casca e o gérmen são retiradas ao grão para que a farinha fique fina. Mesmo nas farinhas integrais, há eliminação de uma parte da casca e gérmen.
Em suma, uma papa feita com farinha de cereal, não é tão nutricionalmente interessante, já que não possui fibras, vitaminas e minerais, do que uma feita com o cereal integral ou em floco.
Outra coisa que não recomendo o uso para papas são as bolachas e as galetes. As bolachas que são alimentos processados, feitos de farinhas refinadas, têm tanto interesse nutricional como uma papa feita com farinha, com adição do açúcar.
Lista de compras
Para começar a fazer papas caseiras, recomendo começar pelas mais tradicionais: as de aveia, com flocos de aveia, e fruta.
Depois destas dominadas, pode-se começar a explorar outro tipo de cereais e mistura de cereais, tendo em conta que alguns podem ser mais amargos e há a necessidade de equilibrar os sabores.
Tem que se ter em atenção ao uso de determinados cereais, se se quiser fazer a introdução do glúten na alimentação do bebé com papas caseiras(que deve ser feito antes dos 7 meses de idade segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria).
Alguns cereais e pseudocereais em grão (fáceis de encontrar e cozinhar)
arroz integral (cereal sem glúten);
aveia (cereal sem glúten);
millet (cereal sem glúten);
quinoa (pseudocereal sem glúten);
trigo sarraceno (pseudocereal sem glúten);
amaranto (pseudocereal sem glúten).
Exemplos de cereais e pseudocereais em floco:
arroz integral (cereal pode conter glúten por contaminação);
aveia (cereal pode conter glúten por contaminação);
trigo (cereal com glúten);
centeio (cereal com glúten);
cevada (cereal com glúten);
quinoa (pseudocereal sem glúten);
trigo sarraceno (pseudocereal sem glúten).
Entre outros!
Para adoçar:
fruta natural a gosto (maçã, pêra, banana, manga, etc);
tâmaras naturais (sem banho de glicose), ameixas secas naturais, alperces secos naturais, etc;
sêmola de milho (que pode ser usada sozinha numa papa).
Alguns supermercados e hipermercados disponibilizam alguns destes ingredientes. No entanto, num supermercado biológico encontrarão com certeza estes e muitos outros ingredientes semelhantes, de origem biológica e em muitos casos vendidos a granel a preços muito atractivos.
85 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Boa tarde.
Sigo o seu blog há algum tempo e nunca fui de comentar. Mas agora o assunto interessa-me imenso pois tenho um pirralhito com 6 meses que já começou com as papas. O meu interesse é ser eu a fazer as papas e evitar ao máximo as papas de compra. Mas tenho uma dúvida: tenho sempre de demolhar todos os cereais? Por exemplo numa papa que tem neste post como exemplo, com maçã, flocos de aveia e cevada e sêmola de milho. =/ Isto tudo faz-me uma certa confusão.
Agradeço desde já a sua paciência. =)
Obrigada.
Olá! É conveniente que demolhe, tem muitos mais benefícios. Leia o artigo que citei sobre o demolhar, acredito que vai ficar mais esclarecida 🙂
Na minha zona (Norte, muito Norte 😉 ) não encontro tâmaras secas naturais.. só com banho de glicose… eu demolho, mas mesmo assim não é o ideal, eu sei… vou tentar ameixas.. não sabia q fazia o mesmo efeito! Obrigada
Consegue encontrar nas lojas celeiro dieta, é onde eu compro. Essas com glicoce mais vale nem comprar .)
As tâmaras podemos começar a utilizar a partir dos 6 meses?! Obrigada
Olá! Sim, pode.
Excelente post. Bastante esclarecedor Leonor.
Obrigada!!
Beijinhos
Olá Leonor. Queria apenas alertar para o facto da aveia em grão conter gluten.
Olá. O grão por natureza não tem, embora há quem defenda que possa haver contaminação por cultivo, mas isso terá que ser descrito na embalagem. No que diz respeito aos flocos, é mais facilmente contaminado, pois é comum usarem-se as mesmas máquinas para esmagarem outros tipos de grão com glúten e acabamos com um produto com resíduos de trigo, centeio, cevada, etc. Sobre este assunto:
“Contudo, ainda que a aveia seja isenta de glúten e segura para os celíacos, esta é frequentemente plantada nos mesmos terrenos e processada nas mesmas máquinas que outros cereais como trigo ou centeio, podendo ocorrer contaminação cruzada.”
http://www.celiacos.org.pt/doenca-celiaca/definicao.html
Bom dia.
A piolha tem 7 meses e até agora so fiz com flocos de aveia e farinha de milho (já percebi que em farinha não foi a melhor opçao). Quando tento procurar trigo, cevada, arroz integral, quinoa num supermercado desisto logo. Não conheço os produtos e não consigo perceber se o que tenho na mão é o ideal para ela… Pode mostrar fotos (possivelmente das marcas não), mas do trigo, da quinoa em si, para perceber que aspecto deverão ter? Obrigada!
Já agora sêmola de milho tbm precisa demolhar?
Olá! A sêmola não tem necessidade de demolhar, mas se o fizer, não tem mal.
Em breve vou começar a mostrar alguns essenciais da minha despensa, por isso esteja atenta 🙂
Boa tarde
Tenho visto algumas coisas no seu blog, nomeadamente as papas caseiras, que estou a iniciar agora com a minha bebé que vai fazer 6 meses. Queria perguntar o seguinte: relativamente a confecionar as papas fora de casa, ou por ex no infantário pois sou eu que vou levar, posso reduzir tudo a farinha, pôr em doseadores e depois preparar com água a ferver como se fosse papa de compra? Ou por exemplo fazer a papa previamente, pôr num tupperware e depois aquecer quando for altura dela comer? E como faço com a fruta se não tiver varinha mágica por perto para triturar?
Tenho algumas duvidas em relação a esta parte pois fazê-las fora de casa é um pouco trabalhoso.
Se me puder esclarecer qual a melhor maneira ou dar-me algumas sugestões agradeço.
Obrigada
Rita
Olá! Desfazer em farinha para fazer com água a ferver, não me parece opção. Como explico no post, esse procedimento implica que o cereal não seja demolhado, que é conveniente. Também, o cereal não cozerá instantaneamente na água a ferver, como as papas de pacote. Posto isto, o ideal será preparar o papa e colocar num termo para a hora do lanche, ou guardar num recipiente para que aqueçam no infantário. Para comer fora de casa, optaria pelo termo, que pela minha experiência, aguenta perfeitamente!
Muito obrigada pelas sugestões, continuarei a visitar o seu blog! Bem haja!
Bom dia! Antes de mais obrigada pela partilha e ajuda que dá a tantas mães. Comecei agora nesta aventura de papas caseiras. Mas, houve uma coisa que não peecebi quando li este seu post. Quando diz:
“Tem que se ter em atenção ao uso de determinados cereais, se se quiser fazer a introdução do glúten na alimentação do bebé com papas caseiras”.
O cuidado que se refere é relativo a quê? Não queria fazer nada que prejudicasse o meu bebé. Isto quando mexe com os nossos pequenitos é sempre uma preocupação!
Obrigada.
Teresa
Tal como explico no paréntesis a seguir a essa frase, o glúten deve ser introduzido antes dos 7 meses. Por isso, deve se fazer uma selecção de cereais com glúten para esse efeito, como o trigo, a cevada ou o centeio. 🙂
Pensava que se referia a outros cuidados (tal como a escolha da marca da farinha, p. ex.).
Obrigada! 🙂
Não use farinhas 🙂 opte sempre pelo cereal integral ou em floco.
Ai…tem toda a razão! Deveria ter escrito “cereais”, que era ao que me queria referir! 🙂
Vou também ficar atenta para ver os essenciais da sua dispensa!
Uma vez mais: obrigada!
Boa tarde,
Estou agora a começar nesta aventura das papas com o meu bebé de 6 meses. Comprei flocos de aveia integrais e flocos de espelta. Agora ao reler este post reparei que a espelta não faz parte da lista de coisas a comprar… Porque? Não posso usar? Obrigada pela ajuda preciosa que tem sido (e ainda estou em fases de estudo)
A lista de cereais possíveis é imensa. A espelta é uma ótima escolha 🙂
Fiquei com algumas dúvidas: quando compramos flocos também devemos demolhar? Por quanto tempo? E se comprar grãos e flocos como faço para demolhar uma grande quantidade e usar de cada vez que quiser fazer papa? Eu costumo fazer com farinhas integrais ou flocos mas nunca demolho, é errado? Mesmo sendo farinha integral é sempre melhor do que uma papa de compra, certo?
Obrigada!
Olá. Os flocos devem ser demolhados. Se não forem, não tem problema, mas retirará maiores benefícios se o o fizer. No caso do floco, devem ser demolhados por um período de 2h, podendo ser mais, sem problema. O grão, já pode ter uma necessidade de demolhar entre 6h-12h, dependendo do grão. Assim que demolhados, os flocos e grãos devem ser cozinhados, ou consumidos (pode consumir directamente flocos demolhados). Pode cozer uma maior quantidade e guardar, por exemplo. Usar farinhas, mesmo que integrais para papas, não é recomendado, e em alguns casos, não é melhor que uma papa de compra. A farinha é um produto refinado, o que quer dizer que perdeu parte do seu grão, como explico em cima.
Em boa hora “tropecei” no seu blog!! O Rodrigo inicia agora aos 6 meses todo um mundo novo de sabores. A sopinha está provada e comprovada. Para a semana iniciamos a papa. A pediatra recomendou a da Holle, mas, sem dúvida alguma que me vou aventurar pelo mundo das papas caseiras!! Faço a de aveia para mim, só nunca me percebi que deveria demolhar os flocos!!!! …vivendo e aprendendo!!!!
Leonor, muito obrigada pela sua partilha! Comecei a preencher a minha despensa com cereais em floco e em grão, alguns que nem conhecia, confesso! Tenho sempre demolhado os cereais antes de fazer as papas para ainha filha, mas desisti de demolhar o millet e o trigo sarraceno, isto porque os flocos que comprei são muito fininhos e, ao passar no coador de rede, bastante cereal é desperdiçado! Também lhe acontece? Como faz para evitar isto? Outra questão: poderei demolhar uma grande quantidade de cereal e guardar na despensa, num frasco de vidro, para ser mais rápido na hora de fazer a papa? Muito obrigada! Bem haja!
Olá! No caso do trigo sarraceno e do millet não uso em flocos, porque são cereais que cozem facilmente e rapidamente. Quando assim é, prefiro sempre usar o cereal em grão. 🙂
Se quiser ter uma porção maior demolhada, recomendo guardar no frigorífico, em água, por 2 ou 3 dias.
Boa tarde Leonor,
Muito obrigada pelo seu trabalho, ajuda-nos imenso!
No caso da semola de milho que refere poder ser usada sozinha numa papa, como posso preparar? apenas com água?
Obrigada!
Olá! Pode fazer papas de milho doces (com fruta para o lanche) ou salgadas (com legumes para uma refeição). Tem sugestão de receita no livro ou aqui no blog http://www.nacadeiradapapa.com/2015/02/papas-de-milho-com-tamboril-desde-os-8-meses-uma-nova-experiencia.html 🙂
Boa tarde,
Vamos começar a introdução de sólidos no domingo. Somos o António e o Miguel fazemos hoje 4 meses. Na opinião da nossa pediatra vamos fazer a introdução da sopa e fruta ao almoço e papa ao lanche. Questionei acerca das papas caseiras e disse que para iniciar não eram tão ricas em nutrientes como as de compra. Posto isto qual a receita que defende que deve ser a de introdução?
Obrigado
Olá! Eu não sou profissional de saúde, por isso, não posso fazer recomendações nesse sentido. Sou apenas uma mãe que partilha as suas experiências. Como os bebés têm menos de 6 meses, torna-se mais difícil para mim ajudar de alguma forma, pois defendo que a alimentação complementar só deve ser iniciada depois dos 6 meses. Penso que deve seguir as orientações do médico assistente dos bebés, pois está muito mais bem informado do que eu, sobre a saúde e bem estar dos seus bebés. Felicidades! 🙂
Olá!
O meu Di tem 7meses e já lhe dei papa de aveia, arroz e quinoa (experimentou hj). Tenho comprado flocos no celeiro (não sabia q tb devia demolhar.. isso não é nd prático). Mas tenho apenas juntado água a ferver (bem, o arroz tive de cozer), nc misturei com fruta ou outro ingrediente.. é errado?
Grata!
Olá! Demolhar é importante, e pode ler o porquê no link que coloquei no texto. Cozer os cereais também é importante, pois torna-os mais fáceis de digerir. Quanto ao juntar fruta, serve apenas para dar um melhor sabor à papa, já que alguns cereais não são muito agradáveis. 🙂
Olá, uma dúvida, podemos usar a água em que cozeu o cereal para tritura e fazer papa ou pomos água nova? obrigada 🙂
Sim, pode usar a água em que cozeu o cereal 🙂
Bom dia! Este post foi uma grande ajuda, obrigada! O meu filho tem 6 meses e meio e ja lhe fiz papa com aveia, milho e espelta, tudo em farinha para minha tristeza, agora q vejo isto 🙁 mas vou passar a comprar em grao, mas tambem existe o milho em grao proprio p lhe dar? (Nao aparece na sua lista…) ou nao e um cereal recomendado? Ja agora a agua de demolhar e sempre p ir fora certo? Obrigada uma vez mais!!
Olá! Milho costumo usar em semola, que é basicamente o grão de milho esmagado. Milho em grão nunca encontrei para fazer as papas. A água de demolhe rejeita sempre.
Olá! Gostei imenso da lista de compras que sugeriu, tenho só uma dúvida. As papas feitas com estes ingredientes podem ser feitas no dia anterior, colocadas no frio e aquecidas no dia seguinte no colégio? Obrigada
Olá! Sim, desde que não as prepare com leite, ou adicione leite antes de conservar. Podem ser conservadas só cozidas em água e fruta 🙂
Olá Leonor. Desde já parabéns pelo blog, é fantástico, ajuda imenso. Ainda não consegui aventurar-me com outros cereais que não a aveia. Compro em floco e inicialmente cozia e só depois misturava a fruta e por vezes iogurte. No entanto, a minha bebé (11meses) começou a enjoar a papa de aveia e coincidiu com a chegada do calor. Então comecei a fazer as papas de aveia sem cozer ou demolhar o floco. Junto os flocos com a fruta e bato tudo com a varinha. Ela assim já come. É errado? Devia pelo menos demolhar não é?
Olá! Se dá diariamente, recomendo variar com outros lanches. Os cereais (em grão e flocos) possuem fitatos, que para além de inibirem a absorção de nutrientes, são de difícil digestão para o nosso organismo. Demolhar e cozinhar elimina esses fitatos, tornando os cereais mais digeríveis. Não é grave se ocasionalmente comer cru (como num muesli). Mas o ideal e tratando-se de um bebé, seria recorrer a práticas de eliminação dos fitatos: demolhar ou cozinhar. Já experimentou a granola para bebés aqui do blog? Pode ser uma boa alternativa para juntar ao iogurte.
Olá, só uma sugestão: a minha filha gosta de comer a papa fria. Faço ao lume, mas deixo arrefecer antes dela comer. Quando faço mais quantidade e guardo no frigorífico, come diretamente do frio, sem aquecer. Sempre comeu melhor assim e agora no calor é mais agradável 🙂
Olá,
Antes demais obrigada pela partilha de receitas 🙂
Gostaria de esclarecer esta dúvida: os flocos de aveia, semôla de milho, flocos de arroz, .., podem ser cozidos em leite ou aconselha serem apenas cozinhados com água?
Se forem cozidos com leite tbm podemos juntar fruta?!
(Nutricionalmente ficaram mais ricos se for a adicionado leite?)
E em termos de conservação no frio pode ser durante 2 dias?!
Olá, os cereais podem ser cozidos em leite, desde que não seja materno, nem de fórmula, que não devem ser fervidos. Ao cozer em leite, as condições de conservação são mais exigentes. Eu não arriscaria a guardar mais que 24h.
* ficarão
Obrigado 🙂
Em que altura se adiciona o leite materno nas papas? e para levar para a creche levo leite à parte e elas juntam na hora or exemplo? Muito Obrigada, adoro o blog =)
Olá! O leite materno deve ser adicionado depois da papa estar cozinhada e arrefecida até aos 37º. Em caso de guardar e reaquecer, o leite materno só deve ser adicionado depois da papa quente.
Bom dia! Nas papinhas caseiras, em vez de colocarmos a fruta podemos pôr ameixa seca ou tâmaras por exemplo. Na receita, é apenas coloca-las em vez da fruta?
Desde já obrigada! Adoro o seu livro!
Olá! Sim, pode usar frutas secas/desidratadas.
Boa tarde, muitos parabéns pelo blog, sempre com informação pertinente e receitas interessantes, obrigada! desculpe “ressuscitar” este post já antigo mas tenho duas questões rrelacionadas com as papas: não consigo encontrar trigo em flocos, apenas farelo – serve para papas de um bebé com 6 meses? A outra questão é o arroz? Usa o nosso arroz integral cozido só com água, é isso? Obrigada!
Olá! Pode usar farelo sim. Tem também flocos de centeio e de cevada, que são mais fáceis de encontrar. Quanto ao arroz, pode usar em grão, ou floco.
Boa noite. Em relação ao millet e aos pseudocereais. Também necessitam de ser demolhados? Se sim quanto tempo? Devem ser bem escorridos antes de serem cozidos? Obrigada
Olá! Sim, necessitam. Os cereias ou pseudocereais em grão, necessitam de pelo menos 12h de demolhe. A água de demolhe é excluída.
[…] é raro vê-lo cuspir ou fazer cara feia. Nestes dias mais frios e chuvosos tem-me acompanhado nas papas de cereais e já vai tendo o gosto bem definido. De todas, a preferida vai mesmo para a papa de aveia e […]
Boa noite, muito obrigada pelo contributo do seu blog!!! É maravilhoso
Estamos a aproximar nos dos 7 meses e tenho que introduz o guten!! Vou usar os flocos de cevada ou centeio!! Estes precisam de qt tempo para demolhar?!
E o trigo sarraceno?? A quinoa?! Sendo em grão, também devemos demolhar?! Quanto tempo? Obrigada
Olá! Os flocos devem ser demolhados por pelo menos 2h e os cereais em grão no mínimo 12h.
Obrigada pelo artigo ! Super util ! Vou começar a acompanhar o seu blog !
Fiquei apenas com uma dúvida: Como fazer quando se usa o leite de formula?
(O arroz integral deve ser demolhado e cozido normalmente como se fosse para uma refeiçao nossa, correcto?)
Muito Obrigada pela ajuda preciosa!
Olá! Para adicionar fórmula à papa, basta deixa-la um pouco mais líquida e juntar o pó do leite para reconstituir à temperatura indicada na embalagem. O arroz integral deve ser demolhado e cozido normalmente, sim.
Olá ! Excelente artigo !
Se comprar os cereais em grão e moer eu em casa (numa bimby por ex), aproveitando tudo do cereal, também perde capacidades nutritivas ?
Também não sabia que era necessário demolhar. Qual é o máximo de tempo que se pode manter os cereais demolhados?
Como fazer a papa se for leite de formula?
Antecipadamente agradecida !
Excelente blog !
Olá! Para que fim quer moer o grão em farinha em casa?
Pode deixar os cereais a demolhar o tempo que quiser. Normalmente eu não deixo mais de 3-4 dias.
Para adicionar fórmula à papa, basta deixa-la um pouco mais líquida e juntar o pó do leite para reconstituir à temperatura indicada na embalagem.
bom dia! obrigada pelo excelente artigo. tenho a mesma questão que a pessoa que escreveu acima: Se comprar os cereais em grão e moer em casa (numa bimby por ex), aproveitando tudo do cereal, também perde capacidades nutritivas? – dessa forma evitava demolhar e demorava menos tempo a preparar a papa.
Olá! Demolhar tem muitos benefícios, recomendo a leitura deste texto para perceber porquê: https://www.nacadeiradapapa.com/2017/11/demolhar-ou-nao-demolhar.html
Eu não trituraria o grão em seco, para não ter que demolhar. Para mim, estou a saltar um passo importante na preparação de grãos de cereais.
Mas como digo a vários leitores de blog, se para consumir maior variedade de grãos de cereais, considera esse ser um passo importante, então faça-o.
Olá Leonor,
gostaria de introduzir o glúten ao meu pequerrucho mas como tenho tido algumas dificuldades em encontrar alguns dos cereais aqui na Alemanha estava a pensar fazer uma substituição. Encontrei grãos de espelta e, estava a pensar substituir a cevada por estes grãos. O que acha? Quanto ao demolhar, uma vez que se trata de um cereal é necessário deixá-los em água por 6 horas (isto foi o que eu encontrei num dos sites) ou basta 2 horas?
Obrigado,
LS
Olá! A cevada tem glúten, pode continuar a oferecer. A espelta também tem glúten e usa-se da mesma forma que a cevada: demolhar por pelo menos 6h (idealmente 12h ou mais) e cozer. Não sei ao certo quanto leva o grão de espelta a cozer, mas de certo que encontra essa informação na internet.
Olá Leonor,
Antes de mais, muito obrigada pela partilha das suas experiências e receitas: é verdadeiramente inspirador acompanhá-la, especialmente neste tema tão sensível que é a alimentação dos nossos bebés. Nós vamos agora começar com a introdução da AC e para além de sopa e fruta a pediatra disse que podíamos começar também já com a papa. Ora, qual não foi o meu espanto quando, perante a minha intenção de dar papas caseiras à minha bebé, a recomendação foi que desse papas da Nestlé, porque a pediatra conhece a fábrica e tendo absoluto conhecimento dos processos de produção, fica bastante descansada a indicar tais papas. Bom… até aqui tudo bem… porque eu viria sempre para casa fazer aquilo que tinha planeado. Mas, a pediatra conseguiu assustar-me com o tema alergias e possível contaminação dos cereais. Tendo lido o seu post sobre os riscos das papas caseiras e a forma de os eliminar, decidi aventurar-me na papa de aveia. A minha questão agora é (e desculpe o testamento para chegar aqui): Pode indicar-me uma aveia de confiança, sem glúten para eu me aventurar neste mundo das papas caseiras? Muito obrigada
Olá!O que a sua pediatra diz em relação às papas da Nestlé (e outras marcas) é verdade. Os cereais são tratados com maior controlo, para poderem ser dados aos bebés. Por isso que alerto que a oferta de papas caseiras deve ser feita de forma consciente, informada e cuidada. Não sei ao certo o que lhe disse sobre alergias, mas as recomendações actuais do ESPGHAN é a de não adiar introdução de alimentos sobre o pretexto de alergias, pois as conclusões apontam que há benefícios na introdução precoce de alimentos alergéneos (como o amendoim, ovo, etc). Porque procura uma aveia sem glúten? Há suspeitas de doença celíaca ou sensibilidade ao glúten da parte do bebé?
boa tarde
queria muito ser eu a fazer as papas em vez de comprar, mas da forma como refere tenho medo que o meu bebe se engasgue a comer os cereais sem ser em farinha. O meu bebe ainda não tem 6 meses e tenho dado a Hole, Millet que compro no celeiro, à qual junto a fruta.
obrigada
cpts
Olá! Pode triturar a papa no fim na consistência que desejar.
Olá, qual a pap mais adequada para iniciar? A minha bebe tem 4 meses e iria iniciar papas 15 dias apos inicio de sopas
Olá! Não sei, deve discutir isso com o profissional de saúde que acompanha a bebé.
Boa tarde, depois de ver o seu site, comprei centeio sarraceno e cevada ambos em grao para o meu bebé que tem 6 meses, a minha dúvida é qto tempo deverão cozer depois de demolhar e se posso cozer junto com a fruta e a quantidade.
Ja fiz com flocos de aveia e cozi durante 10 minutos na bimby, mas como é em grão não sei que tempo demora.
Muito obrigada
Olá! Varia. O grão de trigo sarraceno coze em 10 minutos, mas os outros grãos levam mais tempo, entre os 30 min e os 60 min. Não sei precisar que tempos para cada cereal.
Boa tarde! Tenho feito papas de variados cereais ao meu pequeno, sempre com flocos. Contudo, nunca demolhei. Representa um problema? Obrigada!
Olá! Não é um problema, mas poderá ter mais benefícios se demolhar. Pode saber porquê aqui: https://www.nacadeiradapapa.com/2017/11/demolhar-ou-nao-demolhar.html
Em vez da cevada posso usar os flocos de trigo serraceno? Não sei o que combinar com isso. Pode dar dicas? Obrigado
Olá! Pode usar os cereais que quiser 🙂
Olá, as papas podem ser congeladas?
Olá, sim, podem.
Que quantidades posso por da papa que está em cima? Semola de milho, aveia, e cevada e pêra? Que quando Dade de cada devo por?
Encontra a receita completa aqui: https://www.nacadeiradapapa.com/2015/07/papa-de-mistura-de-cereais-e-pera-desde-os-6-meses.html
Ola, achei seu blog e já estou amando tudo, meu bebé está com quase 7 meses e fazendo a introdução do glúten, confesso q nao entendo muito disso, e achei q aveia tinha glúten por isso foi a papa que logo me veio a mente a fazer, mas aí achei seua artigos e vi que nao tem glúten…e nao confesso q nunca vi esse trigo em flocos, vem escrito na embalagem assim? Preciso introduzir rápido o glúten
Olá! Tem até aos 12 meses para introduzir o glúten, segundo as recomendações mais actuais. Os flocos de trigo, centeio e cevada vendem-se aos pacotes com essa descrição mesmo. Contudo, a papa não é a única forma de oferecer cereais com glúten, pode dar pão, fazer panquecas, massas, etc.
[…] Ler artigo […]
Boa tarde, tenho uma bebé com 6 meses, a enfermeira disse para introduzir agora o glúten, como posso fazer a papa com glúten adequada para 6 meses? obrigada
Olá! Basta usar um dos cereais assinalados como com glúten na lista deste post.
[…] Papas caseiras – lista de compras […]