Panquecas de alfarroba e banana [desde os 6 meses]
Ontem chegámos a casa e desafiei-as para um lanche de panquecas. Inicialmente pensei em fazer as panquecas de banana e maçã aqui do blog, mas depois comecei a pensar e resolvi inventar um bocadinho a partir dessa receita.
Comprei farinha de alfarroba há umas semanas para experimentar como alternativa ao cacau, que também gosto muito de usar. O sabor é bastante semelhante, se bem que acho a alfarroba não tão amarga e mais adocicada, que o cacau. Já experimentei fazer o batido de “chocolate” com alfarroba no lugar do cacau e ficou uma delícia. Ontem decidi que iria usar nas panquecas.
Alinhei os ingredientes e pusemos mãos à obra.
Começámos por esmagar a banana.
Juntámos as sementes de linhaça moídas e misturámos.
Adicionámos a bebida vegetal e o óleo de coco derretido e misturámos muito bem.
Juntámos a farinha…
A farinha de alfarroba e o fermento e voltámos a mexer.
E com 4 anos a L. já percebe os jeitos que tem de dar para mexer as massas e para que fiquem homogéneas.
No final eu só tive que as cozinhar num frigideira bem quente.
E dar a provar.
A L. comeu umas 5 (tamanho mini) e disse que estas panquecas de “chocolate” eram uma delícia! A T. nem provou, não quis (também tem os seus dias).
- 1 banana madura
- 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas
- 1/2 chávena (125ml) de bebida vegetal a gosto (usei de aveia)
- 2 colheres de sopa de óleo de coco (derretido)
- 1/2 chávena (70gr) de farinha de trigo integral (ou espelta)
- 1 colher de sopa de farinha de alfarroba
- 1 colher de chá de fermento para bolos
- Esmagar a banana.
- Adicionar as sementes de linhaça e envolver bem.
- Juntar a bebida vegetal e o óleo de coco e misturar até ficar uniforme.
- Adicionar a farinha de trigo, a farinha de alfarroba e o fermento e misturar até ficar com uma massa uniforme.
- Numa frigideira bem quente e untada com óleo de coco, dispor colheradas de massa e deixar cozinhar em lume brando cerca de 1-2 minutos de cada lado. Repetir o procedimento até terminar a massa.
- Colocar a banana no copo de triturar 20seg/vel7.
- Adicionar as sementes de linhaça, a bebida vegetal e o óleo de coco e misturar 1min/vel4.
- Juntar a farinha de trigo, a farinha de alfarroba e o fermento e misturar 1:30min/vel4.
- Numa frigideira bem quente e untada com óleo de coco, dispor colheradas de massa e deixar cozinhar em lume brando cerca de 1-2 minutos de cada lado. Repetir o procedimento até terminar a massa.
31 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Agora que já resolvi o meu problema das frigideiras (descobri que deixava aquecer demais e as estragava, e tb punha logo água fria a seguir ao uso, o que não é bom), consigo fazer os crepes na perfeição, sem colar e sem precisar sequer untar a frigideira 🙂 mas, as panquecas não me saem bem… ADORO o sabor da panqueca de banana e maçã, mas parece que ficam meio cruas por dentro.. É mesmo assim? Ou as tuas (posso tratar por tu?) ficam bem cozidas por dentro? Ainda não testei esta receita (embora já esteja a salivar), mas tenho receio que aconteça o mesmo….
Pode acontecer sim. O segredo é um lume brando. Lume forte queima logo a panqueca e não deixa cozinhar bem por dentro.
Acabei de experimentar. DELICIOSAS como habitualmente, mas cruas por dentro 🙁 pus lume mais fraco, ficam estaladicas por fora e cruas por dentro.. Mesmo fazendo com pouca massa para ficarem mais finas.. Não percebo.. 🙂
Ooh 🙁 Às vezes depende da frigideira, do tipo de calor, como se difunde. Só testando e tentando perceber o que melhor funciona no seu fogão.
pois.. 🙁 será que se fizer no forno ficam boas? hei-de experimentar 😉
Leonor,
Ficaram com excelente apresentação e sabor também, de certeza. A experimentar um dia destes.
É tão bom ver as suas filhas participarem na preparação da comida. Há pais que não se preocupam com isso, mas acho fundamental.
Beijinhos!!
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
[…] deliciosas panquecas de alfarroba e banana desta semana, fizeram a lancheira de quarta-feira. Deixei-as feitas de véspera, mas pode-se […]
Boa tarde Leonor, algum problema se as sementes de linhaça não estiverem moídas? Ia fazer agora a sua receita quando percebi que não tenho como moer as ditas . Obrigada!
O nosso organismo não consegue digerir sementes de linhaça inteiras, “saem” tal e qual como entram e não há como absorver todos os seus benefícios. Também, neste caso, as sementes de linhaça estão a fazer o papel do ovo, que é o de ligar todos os outros ingredientes. Se não estiverem moídas, não hidratam (com o líquidos da receita) e não podem desempenhar esse papel eficazmente.
Olá!
Que bom aspeto…como sempre!
Tenho uma dúvida: o aquecimento do óleo de coco implica algum cuidado?
Bjs e bom fim de semana
Ps: a partida do 1 de abril foi mt bem pregada!!!!
Nenhum em especial. O óleo de coco derrete aos 25 graus, com muita facilidade, portanto. É dos poucos óleos que mantém as suas propriedades mesmo aquecido.
Olá, qual a marca de óleo de coco que usas? Sei que alguns têm cheiro e sabor mais intensos.
Não sou fiel a nenhuma marca, depende muito do que houve no supermercado biológico. Neste momento estou a usar um da La Maison du Coco 🙂
Ola desculpe a minha total ignorância na maioria dos seus ingredientes, sou totalmente OFF. O oleo vegetal poderá ter substituto? Ou é este tipo de ingrediente que faz com que a receita fique saudável.
Em relação a estas panquecas diz que podem ser dadas a partir dos 6 meses, a minha bebe tem 8 mas a parte do mastigar não está de todo apurada, como faço para lhe dar?
Olá! O óleo pode ser omitido, tornando as panquecas mais secas, mas igualmente saborosas. A mastigação deve ser estimulada desde cedo, com a oferta de alimentos mais consistentes, que os bebés possam pegar e levar à boca autonomamente. Sobre este assunto, recomendo a leitura dos seguintes posts:
http://www.nacadeiradapapa.com/2015/01/baby-led-what.html
http://www.nacadeiradapapa.com/2015/09/mas-o-meu-filho-nao-tem-dentes.html
Olá! Acho a receita óptima, mas não tenho alguns ingredientes. é seguro compra-los online na loja do Celeiro?
Obrigado.
Olá! Não sei, nunca experimentei comprar online no Celeiro.
Olá Leonor! Parabéns pelo blog, pelas receitas, por toda a partilha… muito inspirador! Gostava de saber onde compra as tostas de aveia. Obrigada
Olá! No hipermercado 🙂
Dá para congelar já feitas para pequeno-almoços rápidos?
Sim 🙂
Olá bom dia.
Pode se substituir óleo de Coco por azeite?
Obrigada
Olá! Pode, mas o azeite pode deixar um sabor muito vincado nas panquecas.
Olá Leonor! Em primeiro lugar muito obrigada por dedicar o seu tempo pessoal para a realização deste blog! Adoro e todos os dia venho cá espreitar!!! Apesar de ainda não ter filhos, em casa temos a preocupação de uma alimentação variada e saudável. Ultimamente andamos a experimentar receitas sem glúten…estas panquecas poderíamos substituir a farinha de Trigo Integral por outro tipo de farinha integral? Se sim…qual a que aconselha? Obrigada desde já pela atenção! Felicidades 🙂
Olá! As panquecas resultam muito bem com farinha de aveia, por exemplo. Outro tipo de farinhas sem glúten, precisam de adjuvante. Veja se este post ajuda: https://www.nacadeiradapapa.com/2017/06/substituir-farinha-receitas.html
Muito Obrigada!!!! 🙂 Vou experimentar então com a farinha de aveia(s/glúten) 😉
[…] Receita de panquecas de alfarroba e banana […]
Desde já os meus parabéns pelas maravilhosas receitas☺
Gostaria de saber se posso utilizar leite no lugar da bebida vegetal.
Muito obrigada,
Olá! Sim, pode.
[…] Panquecas de alfarroba e banana […]
[…] Panquecas de alfarroba e banana […]