Bolachas de manteiga de amêndoa | Almond butter cookies
Adoramos fazer bolachas e adoramos fazer nesta época festiva. Sabe bem receber um pacotinho de bolachas caseiras, carregadas de muito carinho e amor <3 Estas são bolachas de manteiga de amêndoa e são fantásticas!
Eu tenho uma receita de bolachas de manteiga tradicionais, que eu adoro fazer e que são ótimas para carimbar. Uso-as para todas as ocasiões, são muito versáteis e já deixei aqui a receita num post mais antigo. Mas, como não sou pessoa de um amor só (pelo menos no que toca à cozinha), procurei mais receitas alternativas de bolachas.
Desde que descobri a manteiga de amendoim homemade, que pensei em fazer bolachas com esta base. A querida Vânia do Made by Choices sugeriu-me uma receita super simples, tal como eu gosto. Contudo, há uns dias atrás, num workshop no Instituto Macrobiótico de Portugal, a talentosa Alpa Dhamecha conheci uma combinação perfeita: amêndoa, coco e aveia. Peguei nas proporções da receita de bolachas de manteiga de amendoim, com estes ingredientes, ajustei algumas quantidades e substituições, andei uma semana a comer bolachas a todas as refeições e… assim nasceu esta receita.
Estas bolachas são absolutamente deliciosas! Arrisco-me a dizer que as tradicionais de manteiga forma definitivamente “derrotadas”.
- 250gr de amêndoa crua (com ou sem pele)
- 200gr de manteiga de amêndoa
- 75gr de açúcar mascavado, ou outro adoçante a gosto (o açúcar mascavado ajuda a deixar as bolachas mais crocantes)
- 50 gr de coco ralado
- 150gr de farinha de aveia
- 6-8 colheres de bebida de amêndoa, ou outra bebida vegetal a gosto (a medida vai depender da cremosidade da manteiga de amêndoa, convém ir juntando e testando a consistência).
- Começar por tostar as amêndoas no forno, ou no fogão, mexendo ocasionalmente para não queimar.
- Colocar as amêndoas num processador ou robot de cozinha e triturar até a amêndoa começar a soltar o seu óleo e se tornar numa pasta cremosa.
- Pré-aquecer o forno a 160º.
- Numa taça colocar a manteiga de amêndoa, o açúcar, o coco e a farinha.
- Misturar com as mãos unindo todos os ingredientes, até obter uma mistura areada.
- Juntar a bebida de amêndoa colher a colher e testar a consistência da massa. Deve unir facilmente, sem ficar pegajosa.
- Esticar a massa com um rolo, entre duas folhas de papel vegetal (ajuda a não colar à superfície sem ter que colocar farinha extra). Cortar a massa em formas a gosto e colocar num tabuleiro de ir ao forno e cozer por 10 minutos.
18 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
[…] bolachas de manteiga de amêndoa foram criadas para substituir as tradicionais bolachas de manteiga que costumo fazer. São […]
Não tenho farinha de aveia mas tenho flocos e aveia,será que dá para substituir? Hoje andei á procura no pingo doce e o mais parecido que encontrei foi farelo de aveia.
Podes triturar o flocos em farinha 🙂
Bom dia
Adoro este blog e a diversificação alimentar do meu bebé (agora com um ano e dois meses) fui muito inspirada em si 🙂 obrigada
Depois de ver esta receita no 3 à terça da semana passada (acho…) decidi fazer uma manteiga destas mas não tinha amêndoas e fiz de caju, acha que posso substituir sem sair um flop desgraçado? estou ansiosa para fazer estas bolachas que tenho a certeza que o Xavier vai amar! Bjs
Pode substituir, perfeitamente 🙂
Hummm, devem ser deliciosas! Acha que sem robot de cozinha consigo fazer a manteiga de amendoa? Se a picar numa picadora normal será que liberta o óleo necessário?
Olá! Tem de ser muito potente mesmo. Nunca experimentei em picadora.
Olá Leonor!
Já fiz esta receita algumas vezes e as bolachinhas desaparecem sempre num instante! Cá em casa também substituíram as tradicionais de manteiga. Este ano estava a pensar fazê-las para as ofertas de Natal mas como nunca fiz para guardar tenho algumas dúvidas: pode-se congelar a massa? As bolachas conservam-se por quantos dias +/- ?
Olá! As bolachas aguentarão 2-3 semanas em recipiente bem fechado. Nunca experimentei congelar a massa, não sei como ficar depois de descongelada para moldar.
Olá! Estou super ansiosa para experimentar estas bolachas! 😀 Será que se pode substituir o açúcar por tâmaras? Se sim, que quantidade seria ideal? Bjs
Olá! Neste caso o açúcar ajuda a bolacha a ficar crocante. Com tâmaras a massa pode ficar mais mole e a bolacha cozinhada mais “peganhenta”.
Olá! Estou muito curiosa por experimentar esta receita.. no entanto detesto côco.. acha que ficará bem se o retirar? Ou substituir por outra coisa.. tipo amêndoas picadas?
Obrigada
Olá! Pode simplesmente retirar o coco.
Acabei de fazer substituindo o açúcar por pasta de tâmaras e ficaram excelentes e crocantes na mesma. Muito obrigada pela receita Leonor! 🙂
Boa tarde Inês e quanto colocou de tâmaras? o mesmo peso do açúcar? Obrigado quero mesmo experimentar estas bolachas e acabar com a manteiga de amêndoa que tenho no frigorifico.
Sendo o filho alérgico a frutos secos… a substituir terá que ser manteiga normal ou o óleo de Coco também resulta? Obrigada
Olá! Neste caso não vai resultar. Recomendo que experimente usar manteiga de sementes de girassol 🙂
[…] Bolachas de manteiga de amêndoa […]