SSC #34 – Canja de cogumelos
Certo dia apareceu-me na página de Facebook uma sugestão de canja de cogumelos (sem a carne de galinha, portanto). Oh pah? Virei-me para a L. e perguntei o que ela achava. Os olhos dela brilharam!! Canja, o prato preferido, com cogumelos, com que ela comeria até como sobremesa (já vos contei que no outro dia pediu-me iogurte com cogumelos para o lanche)? Acho que deve ser o sonho mais recôndito e secreto da L., que nem ela própria conhecia.
Vai daí, que eu pego em mim, e decido fazer uma canja de cogumelos para o jantar de hoje. Pesquisei e encontrei várias receitas de sopa/canja de cogumelos sem carne, deixo-vos estas duas que foram as que mais me inspiraram:
Canja de cogumelos pleurotus da Patrícia is cooking
Canja Sem Galinha (mas com cogumelos) da Sparkly Vegan
Algumas dicas:
– usem os cogumelos que mais gostarem e tiverem em casa, ou que encontrem com facilidade. Os pleurotus dão mesmo aqueles aspecto de frango desfiado, é verdade, mas todos os outros cogumelos ficarão igualmente bem;
– usei cogumelos secos hidratados para dar mais sabor ao caldo. Podem usar caldo de vegetais caseiro, ou de origem biológica, ou ainda miso, se for hábito usar aí em casa. Podem até não usar nenhuma das 3 opções e o caldo ficará mais “suave” de sabor.
Servir ainda quentinha, para aquecer e aconchegar bem nestes dias frios que se aproximam.
Por aqui, a L. delirou. Disse que era o melhor jantar de sempre.
A T. comeu só umas colheradas, mais massa que o resto… mas hey! A rapariga não gosta de cogumelos, nem cenouras aos pedaços, que mais queria eu?
- 1,5 litros de água a ferver
- 2 colheres de sopa de cogumelos secos (ou caldo de vegetais)
- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho picado
- 1 cenoura aos cubos
- 1 fio de azeite
- 100-150gr de cogumelos variados a gosto (usei marron e portobello)
- 150gr de massinha para canja (letras, pevide, pontinha, etc)
- sal e pimenta a gosto
- Começar por demolhar os cogumelos secos (ou dissolver o caldo de vegetais) em 250ml da água a ferver.
- Numa panela, colocar a cebola, o alho, a cenoura e um fio de azeite.
- Quando a cebola começar a estalar, juntar um pouco da água (2-3 colheres de sopa) de demolhar os cogumelos secos e deixar os legumes amolecerem. Assim que essa água secar, junta-se o resto da água de demolhar os cogumelos, assim como os cogumelos frescos cortados em tiras e pedaços.
- Deixar os cogumelos reduzirem de volume e juntar o resto da água a ferver.
- Cozinhar por cerca de 10 minutos em lume brando, para que o caldo apure o sabor.
- Juntar as massinhas e deixar cozer por 10-12 minutos (ou o tempo que indicar na embalagem).
3 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Olá Leonor. Desde já muitos parabéns pelo blog.
Hoje estou tentada em experimentar esta receita. Por aqui, a pequena é muito esquisita mas canja é o prato que mais adora! Vamos ver como reage aos cogumelos (tem dias que gosta, tem dias que não gosta). Uma ideia, como a minha pequena também não é muito fã de cenoura costumo ralar e assim já come, não sei se já experimentas-te.. Beijinhos para as três!
Cenoura só consigo mesmo na sopa. Mesmo ralada ela escolhe-a!
[…] usar caldos knorr, lá se foi a minha sopa favorita. Por isso há uns anos quando vi a receita da canja de cogumelos do blogue Na Cadeira da Papa decidi […]