Na Cadeira da Papa quer #02 – tenho o meu desidratador!
Imagem daqui
Oh sim, já sonhava com um bichinho destes há algum tempo. O desejo foi crescendo consoante a dificuldade em arranjar alguns ingredientes, ou mesmo ver o preço exorbitante de outros, só por serem desidratados.
Consegui o meu desidratador hoje, numa das promoções semanais do Lidl. Ao que parece, um pouco por todo o país, a meio do dia já tinham todos desaparecido.
E perguntam-me vocês: mas para que isto serve? Serve para desidratar fruta e legumes, fazendo snacks maravilhosos e saudáveis, ou mesmo para conservar alguns alimentos. Deixo-vos algumas dicas do que fazer com uma máquina destas (basicamente aquilo que eu espero vir a fazer).
Fruta desidratada
imagem daqui
Quem não conhece aqueles pacotinhos de fruta desidratada? Delícia! E se vos disser que cada pacote tem uma maçã, uma maçã e meia vá, e custa tanto, ou mais, que 1kg de maçãs? Não seria tão mais económico poder fazer em casa? Se forem fãs deste snack, um desidratador será um ótimo investimento.
Açúcar de tâmaras
O famoso açúcar de tâmaras da Patrícia is cooking: tâmaras desidratadas e pulverizadas em pó. Um ótimo substituto de açúcar refinado em toda a doçaria.
Tomate desidratado
imagem daqui
Os meus pais têm tomates biológicos e por esta altura do ano têm centenas! Grande parte congelam, a outra parte vão consumindo (sim, comemos salada de tomate quase todos os dias). Eu cá adoro tomates secos em azeite, para utilizar nos mais variados cozinhados, já ando a cobiçar uma parte da centena de tomates que têm ali guardados.
Cogumelos desidratados
imagem daqui
A primeira vez que ouvi falar em cogumelo desidratados foi num programa do Jamie Oliver, utilizou para aromatizar um cuscuz. Segundo ele, os cogumelos desidratados concentram todo o sabor do cogumelo, sendo um ótimo condimento para cereais cozidos ou molhos. Quando fui em busca desta iguaria, deparei-me com um valor por algumas gramas (mesmo muito poucas) que me daria para comprar 1kg de cogumelos! Só pensava como conseguiria fazer eu própria aquilo em casa.
Chips de curgete
Nunca experimentei, mas já ouvi dizerem que bem temperadas e são uma ótima alternativa às batatas fritas de pacote. Mais uma ideia para experimentar.
Estou ansiosa para por o meu desidratador em acção e mostrar-vos todas as coisas maravilhosas que de lá saírem.
Tags In
7 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Também fiquei de olho nele…mas esqueci-me de lá ir ontem…sniffff
Vais gostar imenso e é muito útil!
Já fiz tomate, kiwi, banana, maçã e ananás.
Boa tarde. Será que me pode dar algumas dicas para desidratar fruta? Quanto tempo demora no desidratador? Obrigada!
O tempo vai depender da espessura da fruta. Fruta fatiada mais fina desidrata mais depressa que fruta fatiada mais grossa. Costumo fatiar a maçã bem fininha e leva cerca de 5h. Mas tem que se ir alternando os tabuleiros, para toda a fruta receber a mesma quantidade de calor.
Bom dia.
Gostaria de saber se, após este tempo e as experiências que já fez com o desidratador, acha que valeu o seu investimento? Gosto muito de fruta desidratada, mas acho o preço muito elevado, e estava a considerar comprar um desidratador. A consistência e o sabor da fruta ficam como os de compra?
Obrigada.
Olá! Vou lhe dar a minha experiência. Achei que usar o desidratador envolvia muita dedicação da minha parte, no sentido que tinha de estar sempre a ver, a virar a fruta/legumes, pois o calor não é uniforma ao longo de todo o desidratador. Usei algumas vezes, em muitas delas consegui a mesma consistência que a fruta desidratada de pacote. Os resultados sempre foram satisfatórios. Tive que devolver o meu, por recomendação da própria marca (eles pedem que toda a gente devolva) e muito sinceramente, não tenciono comprar outro tão cedo. Estou mais motivada em experimentar desidratar no forno, que segundo a minha investigação pode trazer resultados semelhantes, sem que por isso se tenha mais um “trambolho” na cozinha. 🙂
Pois, também já tinha lido acerca do método de desidratar no forno. De facto se não der resultado, não implica nenhum aparelho a mais, nem nenhum investimento extra.
Sendo assim acho que vou colocar a ideia do desidratador de parte!
Obrigada pela ajuda