SSC #21 – Sushi e Guioza
Ah pois é, um meatless dinner nipónico! 😀
Adoro, adoro, adoro sushi, adoro mesmo. Nunca me imaginei a fazer sushi em casa, mas depois de ler o post sobre sushi em casa no Not Guilty Pleasure, senti-me demasiado tentada a experimentar.
Experimentei há uns dias atrás e hoje tive que repetir! Para além do sushi, ou melhor, do veggie-sushi, fiz também guioza, um pastel asiático (não sei bem se a origem é chinesa ou japonesa) de carne e vegetais. Isto só me soa a uma única coisa: limpeza de frigorífico!
A receita para o arroz do sushi segui a da Patrícia do Not Guilty Pleasure, o da guioza vi num video bastante claro sobre como se faz.
Experimentei fazer uma parte de farinha integral para duas de farinha normal, mas julgo que a farinha integral dá muita goma à massa e não se consegue estender bem fininha, como se pretende para a guioza.
Para o recheio, usei o que tinha no frigorífico, mas o céu é o limite, pode-se colocar o que se quiser. Primeiro um leve refogado de cebola e alho, juntei cenoura ralada, curgete ralada, couve-lombarda cortada em juliana fina, ervilhas e no final temperei com molho de soja. Existe um molho baixo em sal da Kikkoman, para quem achar que o normal é muito salgado (eu acho).
Depois de se alourar as guiozas (alourei num fio de azeite), rega-se com uma chávena de água e deixa-se cozer em lume brando, até a água desaparecer.
- 3 chávenas de farinha
- pitada de sal (opcional)
- 1 chávena de água morna
- Misturar os ingredientes, amassando até formar uma bola.
- Deixar repousar por 30 minutos, antes de estender e cortar a massa para formar as guiozas.
- Fazer um recheio a gosto, com uma variedade de vegetais.
- Estender a massa da guioza bem fina e cortar em circulos. Colocar uma colher de recheio no meio e fechar ao meio a guioza frisando o exterior.
- Num tacho com um fio de azeite no fundo, alourar as guiozas, acrescentar uma chávena de água e deixar cozer com o tacho tapado em lume brando, até a água desaparecer.
Para o sushi, fiz bem simples: alga, arroz e recheio. Usei abacate, pepino, manga, feijão verde cozido e cenoura cozida (não tudo junto). Mas mais uma vez, pode-se usar o que mais se gostar e quiser! Usei um pano de cozinha para enrolar e funciona na perfeição!
Como veem, a nível de confecção, não há grande magia. Há imensos blogs e vídeos sobre como fazer guioza e rolinhos de sushi, é só pesquisar um pouco.
Agora à parte mais importante… se as pequenas cá de casa gostaram?
A L. é fascinada por sushi. Adora olhar para os pratos, quando comemos. As cores e as formas devem levantar-lhe alguma curiosidade. Já tentou provar duas vezes, tentou mesmo. Ela pediu, provou, comeu, engoliu e disse que não era bom. Das duas vezes. Esta vez não foi excepção e disse que queria provar. Mais uma vez, provou, comeu, engoliu e disse que não queria mais… ficou-se pela guioza.
Já a T…
… a guioza nem se viu…
… os rolinhos de sushi perdi-lhes a conta.
Comi os poucos que sobraram e confesso, surpreendeu-me! Nunca achei que conseguisse fazer rolinhos de sushi minimamente comestíveis. Estavam bons, sim senhora. Se vale a pena fazer em casa? Só pela piada, porque leva um bocado de tempo a fazer uma quantidade razoável de rolinhos e pode começar a surgir alguma frustração pelo caminho. No entanto, é uma actividade bem engraçada para fazer com filhotes mais crescidos.
6 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Ainda não me consigo render a tal coisa!
Aos jantares sem carne ou ao sushi? 🙂
[…] Chegada a hora de preparar o jantar, olhei para as miúdas completamente derreadas e concluí que ontem era um daqueles dias que pediam um jantar reconfortante, mas leve, pois suspeitava que as duas pequenas iriam aterrar na cama poucos minutos depois. Fiz uma sopa bem reforçada e voltei a fazer guiozas, que já tinha feito para um meatless dinner há umas semanas atrás. […]
[…] abacate é indispensável num rolinho de sushi. É um ingrediente cremoso no meio de tantos outros mais “crunchy”. Cá em casa não […]
Ola! Onde posso encontrar as algas?
Olá! Nos hipermercados encontra 🙂