overnightoatscereja02

Têm-me pedido muito sugestões de pequenos-almoços e lanches, que, ou se possam levar para a escola dos mais pequenotes, ou que sejam fresquinhos para estes dias de calor, ou simplesmente que sejam diferentes.  As overnight oats é um conceito que já conheço há muitos meses (não arrisco a dizer anos) e que basicamente os flocos de aveia ficam a “cozer” num líquido durante a noite. Apesar de querer, nunca me tinha dado para experimentar, até porque quando me apetecia comer um pequeno-almoço destes, requeria que eu tivesse tido o trabalho no dia anterior, coisa que nunca me lembrara. 

Com o calor e a L. cada vez mais esquisita com os pequenos-almoços, resolvi experimentar fazer overnight oats.

11329779_1677016159192956_4380779140031038349_n

Estas foram as nossas primeiras overnight oats (acreditem que não há boa tradução possível para o termo). Fiz apenas dois frasquinhos, pois achei que a L. nunca alinharia numa coisa destas. Sempre gostou de provar tudo, mas desde que entrou nos threenagers que tudo é demasiado esquisito para ela provar. Mas, para minha grande surpresa quis. E comeu um frasco inteiro. A T. comeu outro e eu fiquei a ver navios, nem provei!!

Tinha que repetir, para bem da sanidade das minhas papilas gustativas. A L. saiu-se logo com uma grande sugestão: fazer com cerejinhas! Já vos contei que as miúdas andam loucas com cerejas? Não podem ver cerejas em lado nenhum que amarfanham logo um punhado e enfiam na boca assim mesmo! 

Bem, voltando às overnight oats. Ontem pus mãos à obra, e preparei overnight oats para todos, já que o pai também invejou o pequeno-almoço das pequenas.

11330037_1678012785759960_4281163076228621961_n-2

Parece, mas nem dá trabalho nenhum preparar quatros pequenos-almoços destes de véspera. De manhã, está tudo pronto a comer, poupa-se tempo e ganha-se em satisfação de tão bom que é! Bom, descaroçar cerejas é o que dá mais trabalho, confesso. Mas podem substituir por outra fruta qualquer, desde que não oxide rapidamente, ou será melhor colocar apenas de manhã antes de comer. E a grande maravilha das overnight oats é mesmo essa: poder personalizar como bem se quiser! 

O princípio básico é sempre o mesmo: flocos de aveia + cereais e/ou sementes (opcional) + líquido e/ou iogurte + fruta + toppings (outras sementes ou frutos secos – opcional). Podem fazer umas overnight oats mais simples, só com flocos de aveia, iogurte e fruta, ou  jacked up com sementes, outros cereais e frutos secos a gosto. Pode-se ainda adoçar, com mel, por exemplo, ou outro tipo de adoçantes a gosto. 

overnightoatscereja09

Num frasco, ou num recipiente hermético, começar por dispor os flocos de aveia demolhados. Sugestão: antes de jantar colocar os flocos de aveia a demolhar em água. Depois de jantar, os flocos estarão prontos para usar. 

overnightoatscereja08

Juntar o gérmen de trigo e as sementes de chia (convém que as sementes de chia fiquem debaixo do líquido, para que se transformem em gel durante o processo).

overnightoatscereja07

Juntar o iogurte, cobrindo bem os cereais e as sementes.

overnightoatscereja06

Dispor as cerejas.

overnightoatscereja05

E terminar com as amêndoas raladas.

overnightoatscereja04

Fechar bem, e guardar no frigorífico durante a noite. Ou se preferir ao lanche, pode-se fazer de manhã e guardar no frigorífico durante o dia.

overnightoatscereja01

A apreciação da família, deixo para outro post, que este já vai bem longo. 

Overnight Oats com cerejas e amêndoa [desde os 12 meses]
Serve 1
Imprimir
Ingredientes
  1. 25-30gr (3 colheres de sopa) de flocos de aveia demolhados bem escorridos (preferencialmente demolhados por cerca de 2h)
  2. 10gr (1 colher de sopa) de gérmen de trigo
  3. 5gr (1 colher de sopa) de sementes de chia
  4. 1 iogurte natural (pode-se usar grego, ou iogurte vegetal)
  5. 1 punhado de cerejas descaroçadas
  6. 15gr (1 colher de sopa) de amêndoa ralada
Instruções
  1. Num frasco, ou num recipiente hermético, começar por dispor os flocos de aveia.
  2. Juntar o gérmen de trigo e as sementes de chia (convém que as sementes de chia ficam debaixo do líquido, para que se transformem em gel durante o processo).
  3. Juntar o iogurte, cobrindo bem os cereais e as sementes.
  4. Dispor as cerejas.
  5. E terminar com as amêndoas raladas.
  6. Fechar bem, e guardar no frigorífico durante a noite. Ou se preferir ao lanche, pode-se fazer de manhã e guardar no frigorífico durante o dia.
Notas
  1. Sugestão: antes de jantar colocar os flocos de aveia a demolhar em água. Depois de jantar, os flocos estarão prontos para usar.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/