Gelatina de Manga [desde os 9 meses]
Há umas semanas atrás ouvi falar na alga agar-agar, que tinha propriedades gelificantes, ótima para fazer gelatina. Resolvi comprar e deixei o pacote de flocos de agar-agar na despensa dias a fio. A embalagem recomendava dissolver 5g dos flocos de agar-agar num litro de água, levantar fervura, dispor 1kg de fruta aos pedaços numa taça, regar com o preparado de água e agar-agar e deixar no frigorífico uns minutos.
MAS! Porque razão iria fazer gelatina de fruta fresca, se podia dar a fruta fresca propriamente dita? Não fazia sentido para mim transformar em gelatina. Comecei a pesquisar sobre o assunto, e descobri que a agar-agar era uma fonte rica de vitamina E, vitamina K, zinco, cobre, cálcio, ferro, magnésio, potássio e manganês. Tanta coisa boa… Hoje tive uma epifania! E se juntasse o agar-agar a um “sumo” ou um “chá”?
Foi então que pus mãos à obra.
- 1 manga madura
- 500ml de água
- 2 colheres de chá de agar-agar
- Começar por lavar muito bem a manga (irá usar-se a casca).
- Descascar e descaroçar a manga, reservando a polpa, e colocando o caroço e a casca num tacho. Juntar a água, deixar ferver por 10 minutos.
- Coar a água, juntar o agar-agar e levar ao lume por mais 5 minutos para dissolver os flocos.
- Enquanto isso, colocar a polpa da manga aos cubinhos numa taça, regar a manga com o preparado de água e agar-agar e levar ao frigorífico.
- Ao fim de uns minutos terá solidificado por completo.
- Começar por lavar muito bem a manga (irá usar-se a casca).
- Descascar e descaroçar a manga, reservando a polpa, e colocando o caroço e a casca no cesto do robot de cozinha. Colocar a água no copo, e programar 12min/100º/vel5.
- Extrair o cesto, juntar o agar-agar, mexer um pouco com a espátula e programar 7min/100º/vel1.
- Enquanto isso, colocar a polpa da manga aos cubinhos numa taça, regar a manga com o preparado de água e agar-agar e levar ao frigorífico.
- Ao fim de uns minutos terá solidificado por completo.
A agar-agar gelifica em minutos! Verdade. Acho que posso ter exagerado na quantidade de agar-agar, mas é difícil conseguir pesar 2,5 grs. Basicamente pesei 5 grs e meti metade. Numa próxima experimento só metade da quantidade que coloquei desta vez. A gelatina não tem a textura a que estamos habituados, é mais densa e pesada. Também não é tão doce, mas é o que se pretende. Pode-se optar por triturar a manga e misturar na água com agar-agar, para uma gelatina mais homogénea e um sabor mais uniforme.
Cá por casa a L. comeu uma colher e disse que não queria mais. Humpf…
A T. comeu a taça dela, e depois grunhiu para a taça da irmã, e comeu-a, também…
O pai não aprovou, eu lambi a taça dele e contive-me para não ir à segunda (não sou tão gulosa como a T.).
6 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Boa tarde. A idade de 9 meses que refere é ppr algum motivo em especial? Pergunto isto pois queria experimentar esta gelatina com o meu bebé, que tem quase 8 meses. Ele já come manga. Obrigada pela partilha.
Olá! Apontei a receita para os 9 meses, por causa da alga. Não há muita informação sobre quando podem ser introduzidas na alimentação dos bebés 🙂
Olá bom dia. Gostaria de saber com que outras frutas se pode fazer esta receita?
Obrigada pelo excelente trabalho com este blog.
Olá! Com as frutas que desejar.
Olá.. onde comprastes o Agar Agar?? Bjinhos
Olá! Hipermercados, encontra com facilidade.