Queques de coco e manga [desde os 9 meses]
Hoje fui a primeira a acordar cá em casa. Caso raro. Normalmente a primeira a acordar é a L. que trata de acordar a T. e em conjunto tocam a alvorada cá em casa. Decidi que tinha de aproveitar aquele bocadinho, para compensar os meus leitores por não colocar receitas há dois dias. Há uns tempos andei a vasculhar no blog da Kayla e uma das receitas de queques gritou-me “pick me, pick me”. Foi hoje esse dia de experimentar uns queques, uns queques de coco e manga! Ainda tive algumas dúvidas no que diz respeito ao coco… será que posso dar, não posso. Depois de conversar com algumas amigas, convenceram-me que o coco é um fruto como outro qualquer, para avançar com os queques! (o que elas queriam, sei eu). Mas com os meus ajustes do costume (sem ovo e sem açúcar), tinha tudo o que era preciso!
- 1 chávena de farinha integral
- 3 tâmaras demolhadas (bastam 5 minutos)
- 1/2 chávena de coco ralado
- 1 colher de chá de fermento para bolos
- 1 banana
- 1/3 chávena óleo vegetal
- 1 iogurte natural
- sumo de uma laranja
- 1 manga cortada aos cubos
- Pré-aquecer o forno a 180º.
- Picar as tâmaras com um pouco da farinha* e reservar.
- Triturar com a varinha-mágica a banana até ficar em puré e reservar.
- Numa taça juntar os ingredientes secos: a farinha integral, as tâmaras picadas, o coco ralado e o fermento e reservar.
- Noutra taça juntar a banana, o óleo, o iogurte e o sumo de laranja, misturando até obter uma massa homogénea.
- Juntar os ingredientes líquidos aos secos, e misturar bem sem bater em demasia a massa (pode-se usar a batedeira).
- Por fim, juntar a manga aos cubos e envolver.
- Dispor a massa por forminhas próprias para queques forradas com papel e levar ao forno a cozer por 20-25 minutos.
- Pré-aquecer o forno a 180º.
- Colocar no copo do robot a farinha e as tâmaras e pulverizar 10seg/vel9*.
- Juntar o coco e o fermento e misturar 10seg/vel4.
- Juntar a banana aos pedaços e triturar 20seg/vel6.
- Juntar o óleo, o iogurte e o sumo de laranja, e misturar 20seg/vel4.
- Por fim, juntar a manga aos cubos e envolver com a espátula.
- Dispor a massa por forminhas próprias para queques forradas com papel e levar ao forno a cozer por 20-25 minutos.
A meio da confecção tive reforços…
Estes queques de coco e manga ficaram lindíssimos, mas guardamos para os comer ao lanche num passeio especial: fomos à praia!
São deliciosos, e a grande razão porque se coloca manga aos pedaços e não triturada, é simplesmente por esta…
A manga derrete e fica tipo creme. E é simplesmente a ideia mais genial e divinal da pastelaria.
A L. acabou por não querer queques, com a excitação da praia e da areia, mal consegui que bebesse pelo menos um iogurte líquido, com medo que a areia desaparecesse. A T., essa, olhando de esguelha para imensidão do areal, esticou-se toda para a lancheira, para lhe dar um queque, com um “nham, nham” típico de pedir comida. Sabe pouco, sabe.
30 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
E funciona! 😀
Posso substituir o iogurte por leite vegetal?
Sim 🙂
Ao substituir o iogurte por leite vegetal usa-se a mesma quantidade de leite que se usaria de iogurte?obrigada
Leonor que oleo vegetal costuma usar?
Será que posso substituir por azeite?
Nos scones de cenoura ponho sempre azeite e ficam muito bons!
Obrigada
Olá, as tâmaras são mesmo essenciais ou posso substituir por alguma coisa? Pois cá em casa não há e não está muito fácil de encontrar
Pode usar azeite perfeitamente 🙂 Eu uso óleo de girassol, mas é preferível o azeite, ou mesmo óleo de côco, por exemplo.
Boa noite a farinha pode ser substituída por aveia? E o óleo por? Outra coisa? Tipo leite vegetal 🙂 Obrigada
Pode substituir, mas não sei como ficará no final. Não asseguro que fiquem iguais aos das fotos. O óleo que sugiro é um óleo vegetal: óleo de girassol, ou óleo de côco, ou azeite.
Porque não coloca os queques directamente na forma e os coloca nas forminhas de papel?
É indiferente. Assim não tenho que untar a forma, mesmo de silicone a massa pode colar e o queque desmanchar ao retirar, se a massa for colocada directamente na forma.
A minha princesa adora!
Ontem fiz e levei para o lanche na escolinha.. a minha comilona comeu um e meio! Outra peqena tambem adorou comeu um inteiro.. outra qe gostou tb mas so comeu metade.. duas qe penicaram uns bocaditos.. um qe nao gostou nada e outro qe nao come nada inteiro.. acho qe correu bem 🙂 as educadoras disseram que estavam muito bons!
Com a tendencia qe as pessoas teem para dar doces e porcarias aos miudos desde muito pequenos (o qe me irrita PROFUNDAMENTE principalmente quando o fazem com a minha filha) estava a espera que ninguem gostasse alem da minha pequena! Mas tenho a sorte de as educadoras dela apoiarem esta minha onda mais saudavel 🙂
Muito obrigada por partilhar todas estas receitas! É graças a si qe descobri uma alimentaçao mais saudavel para a minha princesa.
Olá boa tarde, já por duas vezes tentei fazer as suas receitas, hoje voltei a tentar e resolvi fazer esta receita. Mas não sei porque não consigo. Os queques ficam sempre crus por dentro. É suposto ficaram com aquela textura de bolo? Não sei o que estou a fazer mal.
Nunca ficam fofos como os bolos tradicionais, porque não levam ovos. Tendem a ficar mais densos. Se quiser que fiquem mais fofos, pode adicionar uma colherzinha de bicarbonato de sódio e um bocadinho de sumo de limão.
Mas a massa por dentro parece crua, pastosa. Vou tentar como disse. Obrigado.
Queria muito experimentar a receita mas o meu bebé ainda não comeu laranja. Será que faz muita diferença não usar e utilizar o sumo da manhã? É possível trocar a farinha por farinha de espelta, seriam as mesmas quantidades?
Obrigada, estas receitas são a minha salvação (e o meu filhote agradece 🙂 )
Olá! Coloque mais tâmaras e substitua o sumo por uma chávena de água 🙂 Com farinha de espelta são as mesmas quantidades, sim.
Hoje foi dia de experimentar estes queques. A pequena ainda não teve oportunidade de experimentar, mas a mãe não resistiu. Uma delícia! No entanto, mais uma vez uma receita com banana que abate ao tirar do forno. Não sou grande doceira mas fiquei a achar que há algo errado com as bananas usadas. Uma vez que cá em casa usamos bananas regionais (Açores) acrescentei mais banana. Será que me consegue dizer a quantas gramas equivale em média uma banana que usa depois de descascada?
Ainda assim, fiz uma rápida busca pelo Google e deparei-me com um artigo com erros comuns ao fazer bolos. http://www.ladolcerita.net/2015/02/o-12-erros-mais-comuns-ao-fazer-bolos.html?m=1. Confesso que posso ter cometido outro dos erros, a temperatura do fogão parece-me inferior à sua, uma vez que nunca consigo cozer nada no tempo indicado nas suas receitas. De qualquer modo, gostava de confirmar a questão das bananas. Obrigada pela ajuda e pela sua excelente ajuda na alimentação da minha princesa 🙂
Olá! Uso uma banana média, não muito grande, ligeiramente maior que as da madeira. Convém que esteja bem madura. Para não abater tente que os queques arrefeçam lentamente no forno. Também, experimente usar os ingredientes todos à mesma temperatura para melhorar o resultado. Quanto ao forno, uso sempre o programa com ventoinha, que faz diferença quando cozemos bolos e semelhantes.
Boa noite, o meu filho é alergico a banana.como posso substituir a banana nesta receita? Obrigada
Olá! Por qualquer puré de fruta ao sei gosto. Puré de maçã, por exemplo 🙂
Olá 🙂 tenho xarope/pasta de tâmara q fiz no outro dia, dá para usar em vez de tâmaras? quantas colheres?
Olá! Xarope e pasta de tâmaras não são a mesma coisa, não tenho a certeza se terão uma correspondência igual de quantidades. Quanto à pasta, uma colher de sobremesa corresponde aproximadamente a uma tâmara grande.
Olá, posso fazer com iogurte vegetal?
Olá! Sim 🙂
ola 🙂 obrigada pela receita 🙂 sou intolerante ao gluten, posso substituir por trigo sarraceno ? em vez de queques posso fazer tipo bolo? obrigada 🙂
Olá! Substitua por aveia, será o mais próximo que consegue. 🙂
obrigada:) e dá para fazer em formato bolo? qual a forma que me aconselha?
Olá! Não dá para fazer em bolo. A massa não tem estrutura para isso. Ficará cru por dentro 🙂
[…] Queques de coco e manga […]