Farinha-de-pau de peru [desde os 7 meses]
Para a farinha-de-pau “normal” é feito um refogado a gosto, ao qual se junta a farinha de mandioca com um caldo previamente preparado (normalmente de peixe), onde esta coze. Ora, refogado para um bebé de 7 meses estava fora de questão para mim. Por isso, tive que reinventar um pouco o que me explicaram que era a base da farinha-de-pau, para a farinha-de-pau que eu queria dar à minha filha. Portanto, foquei-me no caldo. Preparar um bom caldo, saboroso e cheio de legumes, seria a base da minha farinha-de-pau. Resulta tão bem, que às vezes duvido se deveria fazer farinha-de-pau da forma convencional para nós.
Por recomendação da nossa pediatra, só faço o farinha-de-pau para o próprio dia, mas faço o caldo para 3 dias, e guardo-o em recipientes individuais. Assim, nos dias seguintes aqueço aquela porção de caldo e junto o ingrediente (arroz, massa ou pão) que quiser para o prato. Com este processo, também vario as refeições, sem ter que preparar e cozer legumes e carne/peixe todos os dias.
- 1 dente de alho
- 1/2 cebola pequena
- 1 chuchu médio
- 1 taça de abóbora aos pedaços
- 3-4 folhas de couve-coração
- 80-90gr de carne de peru
- água q.b.
- 1-2 colher de sopa rasas de farinha de mandioca (para uma dose)
- 1 colher de chá de azeite extra-virgem (para uma dose)
- Cozer os legumes aos pedaços com a carne por 20-25 minutos, com água a cobrir os legumes.
- Divide-se em 3 ou 4 porções, deixando uma a ferver e reservando as restantes.
- Com o caldo a ferver, dissolve-se a farinha de mandioca numa taça com água fria sempre a mexer. Pretende-se uma papa a tender para o líquida para juntar ao caldo. Quanto mais espessa for a mistura de farinha de mandioca e água, maior a probabilidade de da farinha-de-pau ficar com grumos.
- Assim que juntar a farinha de mandioca dissolvida em água ao caldo, mexer rapidamente, levantar fervura e deixar cozinhar em lume brando por 7-10 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Se engrossar muito rapidamente, juntar mais água, para que não queime.
- Assim que esteja cozido, retirar do lume.
- Desfiar a carne e se necessário, esmagar mais os legumes.
- Juntar o azeite de servir.
- No copo, colocar os legumes aos pedaços com a carne e água até cobrir.
- Programar 20-25min/100º/vel. inversa.
- Divide-se em 3 ou 4 porções, deixando uma a ferver (100º/vel. inversa) e reservando as restantes.
- Com o caldo a ferver, dissolve-se a farinha de mandioca numa taça com água fria sempre a mexer. Pretende-se uma papa a tender para o líquida para juntar ao caldo. Quanto mais espessa for a mistura de farinha de mandioca e água, maior a probabilidade de da farinha-de-pau ficar com grumos.
- Assim que juntar a farinha de mandioca dissolvida em água ao caldo, pelo bocal da tampa do copo e deixar cozinhar 7-10min/100º/vel.inversa.
- Se engrossar muito rapidamente, juntar mais água, para que não queime.
- Quando terminar de cozer, desfiar a carne e se necessário, esmagar mais os legumes.
- Juntar o azeite de servir.
- Para bebés muito pequeninos, passar a farinha-de-pau com a varinha-mágica. Em bebés mais crescidos, pode-se apenas desfiar a carne, e servir com os legumes aos pedaços para que mastiguem.
As pequenas cá de casa adoram! Com tantos legumes e sabor, nem se sente a falta de temperos. Eu também gosto, só é pena nunca sobrar nada para mim!!
*Relembro mais uma vez que as indicações que descrevo na receita, são aquelas que nos foram dadas. Recomendo aos leitores que em caso de dúvida em relação à receita, que sigam sempre as instruções e recomendações do médico ou profissional de saúde assistente.
Tags In
19 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
ola! o chuchu descasca-se?
Olá Bom dia! Algum legume que se possa usar em substituição do chuchu e a couve de coração? Alguém experimentou com outra carne? Frango por exemplo? Obrigada
Olá! Julgo que este esquema pode ajudar a perceber as possíveis substituições: https://www.nacadeiradapapa.com/2017/09/sopas-para-o-dia-a-dia.html
E sim, pode fazer com as carnes que preferir.
Sim!
[…] mãe sou eu e acredito que seja também muitas de vós. Já falei num post anterior, este aqui, que faço uma preparação prévia das comidinhas, normalmente para 3 dias. Preparo o caldo de […]
Vejo que tanto nesta receita como noutras (a de açorda por exemplo) diz para reservar 3 ou 4 doses e apenas deixar uma dose no tacho/bimby e não volta a falar das doses que reservamos. Em que altura volto a juntar essas doses reservadas ao resto?
Obrigada!
Parabéns pelo livro! (Já comprei)
São porções/refeições, pode fazer as que quiser de uma só vez. Recomendo a guardar as porções dos dias seguintes, para ir variando as refeições.
Olá! Durante quantos dias se pode conservar as porções de caldo no frigorífico? Posso congelar e depois de descongelado, ferver para adicionar a farinha de pau? Ou há algum inconveniente nisso. Obrigada desde já!
Olá! Eu guardava no máximo 3 dias. Pode congelar, perfeitamente 🙂
Boa tarde! Há uma coisa que não compreendi. Guardamos o caldo apenas correcto? Por isso apenas a refeição a ser feita no próprio dia é que tem os legumes propriamente ditos ou há algo que me está a escapar?
Olá! Guarda caldo com parte dos legumes. Os legumes devem ser distribuídos pelas diferentes porções de caldo.
E a carne também se divide ou é só para aquela primeira porção? Obrigada
Olá! A carne também se divide, tendo em conta que 80-90g é muita quantidade para uma só porção.
Olá! Uma dúvida! Vel. Inversa na colher ou qual a velocidade? Obrigado
Olá! Não percebi a pergunta.
Uma dúvida que me assiste, uma vez que estes pratos se baseiam em legumes e carne/peixe, em bebés ate aos 10/12m servem depois da sopa como segundo prato ou substituem a sopa neste caso pela farinha de pau?
Olá! Com essa idade oferecia só o prato, sem a sopa.
Uma dúvida, os legumes cozidos são falados no caldo ou não são aproveitados?
Olá! São incluídos no caldo e no prato.