Mãe robótica e as refeições da T.
Sou uma mãe robótica. Daquelas mães de hoje em dia que têm um robot de cozinha, à falta de melhor designação! (acho que liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica não seria tão apelativo)
Pois bem, tenho um desses bichos na minha cozinha e custou-me a reconhecer no início o jeitão que me dá. Mas, vivi muitos anos sem bichezas dessas e estou aqui benzinha.
Por norma, não referencio o robot de cozinha nas minhas receitas, apesar de o usar bastante. Antes de ele existir, usava a bela da panelinha e as coisas faziam-se de igual modo.
Hoje vou-vos falar do quanto usufruo desta bela invenção do homem, na preparação das refeições da T. Ah, pois, porque ela não come só massinhas, e cuscuz, e farinha de pau. Ao jantar também come puré de legumes. Cozinho 3 vezes por semana especificamente para a T. (tirando o aquecer do caldo e juntar o hidrato). Ora, a semana tem 7 dias, 7 dias, 14 refeições, se só preparo caldos e purés para 3 vezes… as contas não batem certo. Pois bem, vou-vos explicar tudo já a seguir, acompanhado de 2 receitas, uma de caldo, e outra de puré de legumes.
- 1 taça de abóbora aos cubos
- 1 dente de alho
- 1/2 cabeça de brócolos (só a flor)
- 1 chuchu
- 1/2 cebola média
- 80-90gr de peixe (ou a quantidade que o profissional de saúde recomendar)
- água q.b.
- 1/4 de couve lombarda
- 3 batatas médias
- 1/2 cebola média
- 1 cenoura
- 1 talo de brócolos (que sobrou do caldo)
- Colocar os legumes para o caldo aos pedaços no copo.
- Cozer o peixe à parte, para escolher de espinhas (ou numa panela ou ao vapor no robot).
- Colocar os legumes cortados em pedaços pequenos, para cozerem ao vapor, na varoma.
- Programar 20-25min/varoma/vel.inversa.
- No final, distribuir o caldo pelas porções.
- Sem lavar o copo, colocar os legumes da varoma no, e triturar em puré progressivamente 1min/vel3,5,7.
- Juntar um bocadinho de água, se necessário.
- Reservo sempre um copinho só de caldo, para juntar ao restante se necessário, quando estou a cozinhar posteriormente.
Faço este esquema a cada 3 dias, o que perfaz cozinhar 2 vezes por semana, mais 1 vez para o prato de ovo, que faço unicamente uma dose nesse dia.
Tags In
20 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Ora, eu também sou uma mamã robótica. O que não me tinha lembrado era de fazer o puré na varoma enquanto fazia o caldo no copo… Isto poupa imenso trabalho! É uma ideia tão básica mas que nunca me tinha lembrado. Obrigada. Hoje á noite já vou fazer isto!
Catarina
Ora essa! Não tem que agradecer. Para mim também não foi imediato 🙂 E mais lhe digo, já fiz o caldo da T. no copo, a sopa da noite da T. na varoma e ainda coloquei legumes para uma sopa da L. no tabuleiro! Uma verdadeira economia de tempo, energia e trabalho. 🙂
Tenho experimentado as suas receitas e o Salvador adora =) também sou uma mãe robótica Lol Tenho feito os legumes no copo mas esta ideia é muito boa para obtermos a consistência certa. Costumo fazer no copo uma base com poucos legumes. Na varoma (1º andar) um papelote grande com fruta cortada. No 2º andar da varoma: um papelote com carne cortada em pedacinhos + um legume; noutro papelote: peixe cortado em pedaços + outro legume. No final divido a base em duas partes e trituro separadamente, fazendo sopas de carne e de peixe. Depois de lavado copo, trituro a fruta. Com a separação em papelotes, os sabores não se misturam.
Olá. Qual é a medida dos copos? Obrigada
Os das fotos especificamente são de 240ml, mas existem copos de 180ml.
Bom dia LC!
Tenho um dúvida: Este puré de couve lombarda dá para acompanhar algum prato? Ou é tipo sopa? Trouxe da terra couves lombardas e gostava de as gastar! 🙂
Obrigada pelas dicas e pelo seu blog!
É um puré/sopa.
[…] expliquei aqui e aqui, preparo as refeições da T. para 3 dias, ao mesmo tempo um caldo para o almoço e um puré de […]
[…] me sido muito pedido para colocar as receitas em formato robot de cozinha, sobretudo depois de descobrirem que também eu tenho uma liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica (não vou desistir do nome). Por […]
O 4° copo, que reserva só com a água da cozedura guarda no frigorífico? Aguenta 3 dias?
Sim, aguenta 🙂
Olaaa… Onde compra esses copos? Da para congelar?
Olá a quantidade de água que põe no copo para fazer o caldo?.e o puré…
Olá LC! Antes de mais parabéns pelo blog que está muito interessante e tem-me ajudado com algumas dúvidas que tenho e com ideias fantásticas pois também gosto de variar. Gostaria de saber se guarda as 3 doses no frigorifico, ou congela a 3ª? Pois costumo fazer para 2 doses (dia e dia seguinte) apenas, pois questiono se será bom um 3º dia no frigorifico… e não encontro informação acerca deste assunto, ou talvez não tenha procurado como devia…
Olá! Costumo deixar até 3 dias, sem problema 🙂
Olá, tenho uma dúvida o que designa de caldo (legumes+peixe n triturados) e uma refeição? E o puré/sopa depois ainda lhe adiciona alguma proteína desfiada por exemplo ou da assim como refeição? Obrigada
Olá! O caldo é os legumes aos pedaços mais carne ou peixe. A esse caldo adiciono pão para açorda, ou farinha-de-mandioca para farinha de pau, ou arroz ou massa. Na altura das minhas filhas isso era o que servia ao almoço e constituía uma refeição. O puré/sopa oferecia apenas ao jantar e era exclusivamente de legumes.
Boa tarde , eu vou começar agora. Sintonizar a massa na sopa , também utilizo o seu esquema do robot mas como fazer com a massa ? Muito obrigada .
Olá! A massa pode cozer e oferecer para a mão, não precisa de colocar na sopa para introduzir.
[…] fazer a sopa na panela, ou no steamer, ou no robot de cozinha. A densidade da sopa, deverá ser escolhida de acordo com o gosto do […]