Papa de mistura de cereais e pêra [desde os 6 meses]
As papas de aveia são adoradas pela mais pequena cá de casa. Mas achei que podia diversificar mais, para além de mudar de fruta de papa para papa. Comprei outros cereais e comecei a experiência. Experimentei flocos de cevada e flocos de trigo e digo-vos, nenhum deles tem o sabor e a textura tão agradáveis como os de aveia. Concluí que para ser bem sucedida nesta tarefa, teria que passar pela mistura de cereais. Sabia que a sêmola de milho é doce por natureza, o que ajudaria a dar um sabor mais agradável à cevada ou ao trigo, portanto, tinha de ir por aí.
Já fiz esta mistura mais que uma vez e de todas as vezes acabei com o prato limpinho. Eu própria já provei e asseguro-vos que é uma delícia!
Tão bom, tão bom, tão bom, que a prato ficará assim!
Este prato até teve direito a lambidelas da pequena! (papona…)
- 1 pêra (aproximadamente 100-120gr)
- 10gr de flocos de aveia demolhados (1 colher de sopa bem cheia)
- 10gr de flocos de cevada demolhados (1 colher de sopa bem cheia)
- 10gr de sêmola de milho (1 colher de sopa)
- 120gr (ml) de água (meia chávena)
- Num tacho juntar os cereais, a pêra aos pedaços e a água.
- Deixar levantar fervura, e baixar para lume brando, deixando cozer por 10 minutos com o tacho tapado. Para bebés ainda muito pequeninos triturar com a varinha-mágica, para bebés mais crescidos é só servir.
- No copo colocar os cereais, a pêra aos pedaços e a água. Programar 12min/100º/vel.colher.
- Para bebés ainda muito pequeninos triturar 30seg/vel.3,5,7, para bebés mais crescidos é só servir.
- Pode-se utilizar leite materno ou leite de fórmula do bebé na confecção da papa. Neste caso deve-se reduzir um pouco na água (para 60-80ml), para ficar uma papa grossa, e ajustar a textura com a quantidade de leite que desejar. Deve-se esperar que a papa arrefeça antes de juntar o leite, seja materno ou de fórmula.
Tags In
59 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Olá!
Adoro o seu blogue e sendo eu Mãe de um pequeno que faz 2ª feira 10 meses, fiquei viciada nas receitas que prepara para as suas pequenas. Obrigada por me inspirar e espero que com estas receitas o meu M. começe a gostar mais de comer 🙂 (a sopa é um martírio)
Olá,
Quanto tempo deixa os cereais a demolhar?
2h, ou o máximo que conseguir (muitas vezes não me lembro de demolhar a tempo).
Mas é mesmo preciso demolhar?? Costuma fazer de aveia sem demolhar..
Convém, deve-se, não é que se não demolhar vá fazer mal, mas se demolhar recolherá muitos mais benefícios, do que se não demolhar. 🙂
Pois.. Há coisas que nem a maternidade muda, e eu continuo a ter pouca organização.. Nunca me lembro de deixar coisas a descongelar, nem a demolhar 🙂 hj fiz uma com aveia (sem demolhar), sêmola de milho e pêra. Gosto mais qdo é só aveia.. A próxima a ver se ponho tâmaras para adocicar um pouco 😉 ah, o maior sucesso até ao momento foi o gelad de banana!!!! Senhores, que aquilo é bom demais!!! Obrigada pelas dicas, eu esqueço sempre de vir cá deixar feedback, mas estou sempre a tirar ideias 😉
Olá, se for farelo de aveia também é preciso demolhar? obrigada.
Olá! Não tenho a certeza, mas diria que não, pois não se trata do grão no integral e o demolhe não trará os benefícios que traz caso fosse.
Obrigada 🙂 mas se a aveia (em flocos) for cozida, também é necessário/preferível demolhar?
É sempre uma boa prática, pois ajuda a libertar os anti-nutriente naturalmente presentes.
e quato tempo temos de deixar de molho?
O máximo possível. Não é um passo obrigatório, mas é benéfico 🙂 pelo menos 2h, se possível.
🙁 Não o tenho feito. Como é em flocos achei que não era preciso.
Ponho de molho o millet, quinoa e aveia mas em cereal….
Vou passar a fazer!
Como disse, não faz não o fazer, mas se fizer recolhe mais benefícios. 🙂
E quanto tempo deve ficar na agua?
Mais uma vez a chata!!! Esta receita de papa, por exemplo, sendo 1/3 dos cereais, um cereal com glúten, já pode ser considerada papa com glúten? Posso usar esta para a introdução do glúten? Obrigada
Sim, pode 🙂
Olá, antes de mais quero dar lhe os parabéns, as receitas são extraordinárias, quero também agradecer por me inspirar, de facto não é muito fácil a diversificação alimentar quando não temos grandes ideias. Agora a questão. .. posso usar aveia em grão? A cozedura será no mesmo tempo? Tenho robot de cozinha.
Obrigada
A aveia em grão leva mais tempo a cozinhar. Não tenho bem presente, mas deve estar próximo do tempo de cozedura do arroz integral.
Já experimentei, coloquei no robot de cozinha e levou 30m. Obrigada
Ola, estou a iniciar a alimentacao a minha pequena, e como tal este blog ssera certamente util para tirar ideias de recektas que nem sp sao faceis de ter 😉
As papas da em substituicao da sopa ao almoco (bebe de 7meses) ou ja sera somente para lanches??
Obrigada.
Só dei papas como lanche.
Boa tarde 🙂
Adoro as suas receitas, mas queria -lhe perguntar, se as papas devem levar sempre leite? É que queria levar papas para o infantario ja prontinhas, mas se for com leite, já é mais complicado.. Obrigada
Não precisam, se o bebé mamar em livre demanda, fará o complemento necessário de leite nessa refeição 🙂
Mas neste caso não se pode fazer a papa um pouco mais grossa e depois adicionar o leite?
Olá! Sim, pode.
Olá,
Comecei a fazer as papinhas da minha bebé de 6 meses com a ajuda das suas receitas. Já fiz a de arroz e milho e a de aveia. As primeiras foram sem dúvida mais apreciadas.
Tenho usado a aveia integral para fazer, no entanto uma amiga disse-me que para bebés não devia usar cereais integrais uma vez que tinham uma digestão mais difícil. Pensei que integral apenas significa-se que o flocos eram feitos com a cereal “sem tirar nada” (sua forma integral) e que isso até fosse o melhor. Mas reparei entretanto que realmente não específica nas receitas das papas se são flocos integrais.
Será que me pode esclarecer se devem ser integrais ou não? É que alguns dos flocos nem encontro sem serem integrais.
Obrgada desde já e parabéns pelo blog!
Olá! É verdade que os grãos integrais são de mais difícil digestão e podem causar algum desconforto, mas se forem bem preparados e cozinhados isso não será um problema. Ou seja, bem demolhados (por 2 horas pelo menos) e bem cozidos (por 10 minutos ou mais). E o seu raciocínio está correcto: um floco que diga integral, quer mesmo dizer que foi aproveitada a grande parte do grão não havendo desperdício das partes nutritivas. 🙂 Apesar de não dizer na receita, recomendo sempre o uso de flocos integrais em vez de finos (ou refinados).
Ufa! Estava a ver que teria de fazer nova ronda aos supercados da zona à procura de flocos sem serem integrais 🙂
Obrigada pela ajuda, por esta, e pela inspiração para começar a fazer as papas caseiras. Estava com imensa vontade em fazer as papas caseiras, mas sentia alguma insegurança. Sentia necessidade de um fio condutor. Inclusive tinha comprada uma caixa de papa e já tinha experimentado 3 vezes. Não gostei de ver a menina devorar a papa, sabendo que tinha tanto açúcar. Em conversa com outra mãe, ela sugeriu-me o seu blogue e livro. No próprio dia, comprei o livro e nunca mais se usou a papa da caixa 🙂
Olá! O meu bebé fez ontem 6 meses e vou começar a introdução do glúten. Esta receita parece me mto boa.
Posso fazer a papa só com o leite e não pôr água? Ou seja, cozinhar logo com o leite em vez da água?
Obrigada!
Olá! Sendo um bebé tão pequeno, assumo que queira fazer com leite materno ou de fórmula. Não é recomendado que estes leites ultrapassem os 40ºC, por isso não é possível cozinhar com eles.
Faço papas de aveia para os mais velhos com água e leite e assumi que tb poderia fazer para o bebé. Claro que não… 🙂
Ja agora, diz que os crepes de aveia são para bebés a partir dos 6 meses. Ainda não imagino o meu a conseguir comer nada que não seja passado…deu às suas filhas?
Não dei aos 6 meses, porque esta receita surgiu elas já eram mais velhas. Mas dei coisas semelhantes com 6 meses 🙂
Olá! Qual a marca de semola de milho que costuma usar? Encontrei a da marca Espiga, bem mais barata que as outras, no entanto não está marcada como produto biológico!
Olá! Costumava usar da Ceifeira, também não é biológica.
Olá bom dia. Vou começar agora a fazer papinhas caseiras para a minha bebé, que já come das de compra, e pensei estrear-me com esta. Mas estou bastante receosa de fazer asneira, por isso quero seguir os seus conselhos à risca Onde compra os cereais e de que marca? Beijinhos e obrigada
Olá! Vario, tanto compro a granel, como no hipermercado. Não sou fiel a nenhuma marca.
Ola, bom dia!
Será que posso trocar os flocos de cevada por flocos de arroz?
Obrigada pelo blog, tem tudo o que faz falta, dicas, inspiração e um certo humor! A minha pequena é fã das papas de aveia, mas queria começar a fazer misturas e não sei bem como fazer a escolha dos cereais.
Obrigada, mais uma vez!
Olá! Sim, pode.
Olá! Antes de mais parabéns pelas receitas. Ainda não fiz nenhuma pois ainda iremos introduzir as papas. Tenho uma dúvida quanto à utilizaçao do leite materno: aqueço o leite em banho maria antes de juntar a papa? Ou junto frio? Obrigada
Olá! Pode fazer como acha melhor. Se juntar frio arrefecerá a papa no geral 🙂
Olá. Costumo seguir as ideias para papas e sopas do seu blog e gosto bastante. Comprei a semola e a cevada para experimentar mas vejo na composição que tem açúcar. Confesso que fiquei surpreendida. É normal?
Olá! Tem açúcar na lista de ingredientes ou na tabela nutricional?
Olá. Irei iniciar as papas caseiras em breve mas tenho uma dúvida, quando demolho os cereais eles depois aguentam quanto tempo demolhados? Não demolha só a quantidade que vai utilizar numa papa mas sim a embalagem inteira?
Olá! Depende. Quando não faço as papas com frequência, demolho apenas o que vou consumir. Se planear fazer vários dias, demolho a quantidade que preciso e guardo no frigorífico.
Boa tarde Leonor, parabéns pelo Blog e pela ajuda preciosa que nos dá. De certeza que já explicou anteriormente qual a importância de demolhar os flocos de aveia, mas se pontualmente os cozinharmos sem demolhar qual a eventual consequência. Hoje esqueci-me de demolhar os flocos de aveia, que até me parecem mais finos do que é suposto … devem ser os integrais ou flocos grossos, certo? Obrigada desde já pela atenção 🙂
Olá! Não faz mal não demolhar, provavelmente só um pouco de mais dificuldade em digerir (alguma flatulência, talvez). Sem dúvida que demolhar traz mais vantagens. Esses flocos finos, por vezes são semi-cozidos e desidratados (ver rótulo), ou muito esmagados em que perdem grande parte do farelo (casca), que é a parte de mais difícil digestão. 🙂
Olá Leonor! Agradeço desde já a sua atenção em responder com tanta brevidade… o rótulo diz 100% flocos de aveia integral, seja lá isto o que for… de facto a escolha dos produtos é o mais difícil! Temos sempre receio de não estar a comprar o melhor… De qualquer forma e o mais importante: o meu bebé (6 meses) tem comido bem as papas, que faço com as suas receitas 😀
Só mais uma coisa… hoje fiz papa de flocos de espelta para começar a introduzir o glúten… demolhei cerca de 3h… é suficiente? São todos os cereais no mínimo 2h ou há algum que seja mais tempo?
Mais uma vez obrigada por toda a sua atenção! Bem haja! Um beijinho
Olá! No caso dos flocos pelos menos 2h (3h está ótimo), no caso de grão inteiro, pelo menos 12h.
Muito interessante e uma óptima ajuda. Tenho uma bebé com 8 meses e queria fazer papas caseiras. Ela bebe leite materno mas como não tenho muita quantidade de leite para extrair, posso fazer a papa apenas com água, certo? Ou devo mesmo acrescentar leite, mesmo que seja de fórmula? Muito obrigada.
Olá! Pode fazer só com água, mantendo o leite materno em livre demanda.
Boa tarde Leonor! Muitos parabéns pelo blog e obrigada pelas partilhas. A minha bebe tem 8 meses e fiz ontem a 1ª papa caseira. Correu bem no entanto ficou muito líquida com o leite materno… Fiz com 80 ml de água e juntei apenas 30 ml de leite materno e ao final de 3-4 min já estava muito líquida… Isto é normal? Gostaria também de lhe perguntar se, comprando grão em vez de flocos, os tempos de cozedura na bimby são iguais? Tenho é de demolhar pelo menos 12h o grão e 2h os flocos, certo?
Muito obrigada!!!
Olá! Eu não costumo fazer a papa com leite materno. Quem faz e me relatou nunca teve problemas. O grão demora mais tempo a cozer. Os tempos de demolhe estão certos.
Olá.
Os 10gr de flocos demolhados, a pesagem é feita antes ou depois de demolhar? Ou seja, são 10gr em seco ou depois?
Obrigada
Olá! 10grs em seco.
Olá Leonor, obrigada pela rápida resposta.
Fiz hoje pela primeira vez a pápa, mas tenho algumas dúvidas.
A aveia tem mesmo um aspecto “peganhento”? Assim que tirei a água da demolha(deixei a demolhar durante a noite e parte do dia num recipiente fechado no frigorífico), achei logo os flocos “viscosos” e depois ao cozer e dar ao bebé achei a mistura um pouco “peganhenta”. Nunca fiz pápas de aveia portanto não sei se é normal.
E ao cozer, mesmo com o lume brando a pápa agarrou ao fundo, na receita diz para deixar cozer com o tacho tapado, terá sido por não estar a mexer?
A última dúvida é se posso reaquecer a pápa(hoje fiz apenas com água, mas gostava de experimentar com LM), pois o meu bebé não é fã de alimentos frios e começa a rejeitar as coisas…
No geral eu provei e gostei do sabor da pápa(embora esteja habituada a coisas mais doces 🙂 ) e o bebé comeu muito bem as primeiras colheradas, mas depois fechou a boca e pronto! 🙂
Parabéns pelo blog e obrigada mais uma vez pela ajuda.
Olá! Sim, a papa de aveia é mais peganhenta e não tão sedosa. Se pegou ou o lume estava forte demais, ou com pouco líquido. É um questão de ir experimentando e ajustando. Pode reaquecer, desde que a papa tenha sido cozida só com cereal e fruta.
[…] Papa de mistura de cereais e pêra [desde os 6 meses] […]
[…] Papa de mistura de cereais e pêra [desde os 6 meses] […]