Na lancheira da escola #01
Passou uma semana depois deste post. É altura de vos mostrar como foram recheadas as lancheiras das pequenas esta semana.
Antes de mais, quero fazer algumas ressalvas sobre a escolha de alguns produtos.
A L., por rotina, consome leite sem lactose. Quando passou a beber leite de pacote, depois dos 24 meses, começou a queixar-se de dores de barriga e flatulência. Depois de muitas experiências e tentativas, concluímos que poderia ter alguma dificuldade em digerir a lactose. Experimentámos, ela deu-se bem, continuámos. Tudo com o aconselhamento e aprovação da pediatra.
A T. não consome leite de pacote ainda, mas já come iogurtes e queijo. Um pouco por mania minha, não lhe dou iogurtes caseiros que faço em casa com regularidade, porque acho sempre que não ficam tão bem fermentados que os de compra. Como disse, manias minhas…
Segunda-feira
Começámos a semana com os pretzel bites que fizemos no fim-de-semana, com iogurte e tangerina em gomos. No regresso das lancheiras a da L. ainda trazia tangerina, a da T. trazia pretzels roídos. (certo, mandei comida em demasia)
Terça-feira
Na terça-feira mandei mais pretzel bites para a L., que não parava de falar neles, com queijo cortado em forma de flores, a pedido da pequena, um pacotinho de leite e meio pêssego. Para a T. fatias de pão saloio com iogurte e a outra metade do pêssego.
Quarta-feira
Quarta-feira foi dia de mini-panquecas de banana e maçã, as preferidas cá em casa (encontram receita aqui). Acompanhei com uvas (cortadas e sem caroço) e um iogurte para cada uma.
Quinta-feira
Com a semana a terminar, mandei melão cortado em formas geométricas, mini-sandes de pão saloio com queijo e iogurte líquido caseiro para a L., rodelinhas de pão saloio e iogurte sólido para a T.
Sexta-feira
Para rematar a semana, mandei para a L. o seu “miminho”: argolinhas de cereais com leite. Sim, são de pacote e sim, têm açúcar. Mas ela gosta e come uma vez por semana. Se faz uma alimentação mais cuidada durante a semana, um lanchinho mais guloso uma vez por semana não trará grande mal.
Para a T. fiz umas overnight oats com iogurte, flocos de aveia (demolhados), ameixa aos pedaços e millet puff. Têm sugestões de overnight oats aqui e aqui.
Estes posts têm uma certa importância para mim, pois consigo avaliar melhor como foram os lanches e no que posso melhorar. Em primeira instância acho que vario pouco no tipo de cereais que enviei, baseei-me muito no trigo. De certo que é um ponto que posso melhorar.
Tags In
6 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Adorei 🙂
Mt saudáveis e bonitas… abrem o apetite! 🙂
Obrigada pela partilha! Já levo daqui ideias para diversificar os lanches além da tradicional papa caseira 🙂
Olá! Adorei as sugestões, e aproveito para pedir outra. A minha filha lancha na escola, e até há pouco tempo não senti necessidade de lhe enviar mais nada… vão-lhe dando pão mais ao final do da.
Mas agora sinto que preciso mesmo de ideias! Não seria bem um lanche, porque como digo lancha na escola… mas para um extra, ou para meio da manhã, ou para depois do lanche, se chegar mais tarde.
Obrigada!!
As minhas filhas fazem um snack quando chegam da escola. Varia muito do que lhes apetece. Às vezes são tostas, outras o que tiver feito (pretzels, bolachas caseiras). Às vezes pedem queijo, outras tomate, sumos de fruta, gelado caseiro. Varia muito do que lhes apetece.
[…] sequência da minha constatação da semana passada, esta semana tentei variar mais a oferta de cereais nos lanches das pequenas. O resultado foi […]