Ano novo, Blog novo!
O primeiro post do ano é dedicado à nova “casa” do blogue. Pois é, o blogspot já não me enchia as medidas. Torná-lo simples para navegar e pesquisar receitas estava a tornar-se complicado de gerir (eu própria me perdia nele). Felizmente, este mundo dos blogues apresentou-me pessoas fantásticas que me ajudaram a clarificar o que deveria fazer para melhorar a performance do blogue. Por isso, aqui vai o meu muito obrigada à V. (ela sabe quem é :)) e ao pai das minhas miúdas, que tem sido uma ajuda fundamental!
Percebi há mais ou menos um mês, que o blogspot, ou blogger, não é a melhor plataforma para blogs de comida (os food blogs). Talvez para um blogue tipo diário, em que os conteúdos não são constantemente re-visitados. Mas para um blogue de receitas, como o Na Cadeira da Papa, é importante conseguir navegar e pesquisar as receitas com facilidade e fluidez. Por isso, migrei todo o conteúdo (todo mesmo, comentários e tudo) para o WordPress.org, que me dá muito mais liberdade para moldar o blog a estas necessidades.
Desde esse dia até hoje, tenho vindo a inteirar-me desta nova plataforma, a transferir os conteúdos e a edita-los, e a melhorar a apresentação. Há muitas coisas novas que vos vou mostrar agora.
Começando pela página principal, que figurará os últimos posts, com um pequeno excerto do texto. Assim, podem visualizar 6-7 posts de cada vez e escolher aquele que querem ler na integral. Também, vai passar a ser possível visualizar os vídeos do canal no post correspondente nesta homepage, antes de o abrir.
Vai ser possível pesquisar por posts de duas formas: ou pelo menu lateral, que se divide em 3 categorias (lancheiras, receitas e artigos) e que se subdividem em mais categorias (receitas de pequeno-almoço e lanche, receitas de carne, receitas de peixe, etc, artigos sobre alimentação, artigos sobre educação e cozinha, etc.); ou através da barra de pesquisa, onde podem colocar o nome de uma receita, ou um tipo de receita (ex: panquecas), ou mesmo um ingrediente e poderão visualizar todas a receitas do blog com esse ingrediente.
Por último, a ficha de receitas. Este novo blogue permite organizar as receitas numa ficha, que pode ser guardada ou impressa (o “guardar” funciona para registos do site yumprint.com). Neste momento estou a actualizar todas as receitas, para que tenham versão com e sem robot de cozinha.
Espero que gostem deste novo espaço, pois foi criado com muito carinho e trabalho, como todo o blog o tem sido até hoje.
16 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Parabéns pelo novo rosto do blogue!!! Parece ser bastante funcional, interactivo e apelativo. Sem dúvida que foi uma óptima alteração!!! Venham mais um ano de boas sugestões. Um bom ano 2016 Leonor. Bjinhos!!! 🙂
Muitos parabéns, gostei muito da apresentação. Muito sucesso é o que lhe desejo. Obrigada por nos ajudar. Iremos continuar a receber as atualizações via e-mail? Obrigada.
A questão da subscrição por e-mail ainda não está a 100%. Estou a tentar que os antigos subscritores continuem a receber notificações do blog. Mas o mais provável é que tenham que submeter novamente a subscrição. Ainda vou investigar melhor para ser um passo fácil. 🙂
Obrigada pela resposta. Mas ainda não há nenhum sitio para fazer a nova subscrição. Obrigada.
Estou a tratar disso 🙂
Não consegui migrar os subscritores, por isso, vai ser necessário subscrever novamente. O formulário de subscrição já está activo na barra lateral 🙂
Boa tarde: Vamos poder continuar a segui-la pelo Bloglovin??! Agora quando pesquisamos ainda aparece o blog antigo… Obrigada.
Olá! Estou a tentar fazer essa transição também. É possível transferir os seguidores para o novo blog. Mas ainda sem sucesso.
Muito obrigada pelo esforço! 🙂
Adorei!
Fantástico, uma ajuda preciosa.
Parabéns pelo novo look, sem dúvida um grande upgrade.
Apenas 2 apontamentos:
. Ao usar o submenu “segundas sem carne”, apenas aparecem algumas receitas;
. Sugiro que os títulos dos posts deste grupo de receitas tenha o nome do preparado no título, para evitar termos de abrir cada publicação para descobrir qual a receita associada.
Boas refeições!
Olá! Obrigada.
Isso acontece porque ainda necessito de categorizar todos os posts para que apareçam nos menus respectivos, o que ainda não está feito (são 213 posts que tenho de rever!).
Em relação ao nome da receita no título, já pensei nisso, mas ainda estou a estudar a melhor forma de isso acontecer e que não torne o título demasiado longo, pois isso penaliza um pouco todo o funcionamento geral de todo o blog.
Obrigada pelos apontamentos 🙂
Está lindo! 🙂
Adorei 😉
Gosto da imagem e da organização.
A minha pequena vai iniciar alimentação brevemente. Tenho a certeza que este blogue me vai ser muito útil 🙂
Bem-haja!