Baby-led weaning | Episódio 02
O baby-led weaning (BLW)atrai cada vez mais famílias dispostas a adotar esta abordagem com os seus bebés. Contudo, o BLW ainda está envolto em muitas dúvidas e ideias erradas.
Neste episódio proponho-me em esclarecer claramente o que é a abordagem, em que consiste, bases e objectivos. Distingo o reflexo de vómito, do engasgamento e as regras de segurança para diminuir o risco de engasgamento.
Podem ler, ou reler, alguns dos posts que já escrevi sobre BLW E não se esqueçam que estou disponível por mensagem, e-mail ou caixa de comentários, para vos ajudar em dúvidas que possam ter.
Poderá interessar ler sobre baby-led weaning:
- As minhas filhas não fizeram baby-led weaning e…
- Baby led-weaning ou abordagem tradicional?
- Baby-led weaning não é um método
- Mas o meu filho não tem dentes!
- Os bebés engasguam-se?
- Sopa em BLW? Sim, é possível!
- Livro sobre baby-led weaning
Ebooks de como oferecer alimentos ao bebé
Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em:
- Apple Podcasts – https://podcasts.apple.com/pt/podcast/na-cadeira-da-papa/id1462174026?l=en, onde bondem deixar a vossa classificação e review do podcast;
- Soundcloud – https://soundcloud.com/user-302411835
- Stitcher – https://www.stitcher.com/podcast/leonor-cicio/na-cadeira-da-papa
- Google Play
- Podcast Addict
- Spotify
Ou podem ouvir o episódio completo aqui mesmo no blog:
Pedido para o último episódio
Para o último episódio gostaria de ter um Q&A (perguntas e respostas), feito exclusivamente pelos seguidores, leitores e (agora) ouvintes Na Cadeira da Papa. Deixem as vossas perguntas nos comentários abaixo, por e-mail ou mensagem de Instagram, para incluir neste último episódio!
Tags In
11 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
[…] episódio anteriorOuvir episódio seguinte 596 / 597 (adsbygoogle = window.adsbygoogle || […]
[…] Ouvir episódio anterior 598 / 598 (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); […]
Olá, Leonor! Tenho uma filha (por sinal, também chamada Luísa ☺️) com 4 meses e estou seriamente a considerar o BLW a partir dos 6. No entanto, aos 8 meses, ela vai para um berçário que não aceita comida de fora e alimenta os bebés à base de
sopa. Como conciliar o BLW nesta situação? Obrigada e parabéns pelo podcast, é muito útil e informativo!
Olá! É sempre uma questão complicada de gerir. Incentive o infantário a oferecer a comida dos mais crescidos, quando se adequar (pode ver no início da semana através da ementa). Pode também durante a adaptação da bebé ir ao infantário fazer uma refeição com ela e assegurar junto dos adultos que cuidam dela que ela consegue comer autonomamente. Depois é continuar o trabalho em casa!
Boa noite! Obrigada pela partilha de informação! No próximo mês o bebé da casa vai começar às sopinhas, tenho ouvido falar do BLW e sou adepta e quero muito que ele experimente, a minha questão é eu posso primeiro introduzir a sopa ao modo tradicional e passado uma semana mais ou menos introduzir o BLW? Para que ele primeiro conheça e perceba o que está a acontecer e depois começar a explorar.
Olá! Se quer oferecer comida aos pedaços ao bebé, em paralelo à sopa, é completamente possível, simplesmente não se chama BLW. BLW caracteriza-se por ser o bebé a guiar o desmame, sendo a substituição de refeições de leite muito muito gradual. A partir do momento que lhe vai oferecer sopa e substituir refeições de leite por sopa, deixa de ser BLW.
Olá minha querida, obrigada pela partilha realmente existe alguma confusão em achar que sopa não faz parte e até eu tive essa dúvida. O Xavier faz 7 meses dia 16 de Agosto e nós começamos aos 6 meses a dar alimentos sólidos contudo ele retira pedaços muito grandes e engasga-se, ou seja tosse e ficava bastante atrapalhado. Até eu tive um dia que retirar com a mão o pedaço enorme de banana que tinha na boca e por isso comecei a esmagar e a dar a colher carregada e temos nós mantido assim até hoje. Estou sempre tentada a dar lhe pedaços para ele por na mão e levar a boca porque ele faz isso tão bem. Mas depois fico com receio de ele super trapalhão e com uma enorme vontade de comer retire grande quantidade. Tem alguma dica para mim. Obrigada
Olá! É preciso ter cuidado com a forma como oferece os alimentos, vai depender da forma como está a corta-los e cozinha-los. Da forma como se oferece banana a um bebé pequeno, dificilmente um bebé consegue arranjar um bocado grande. Na secção de ebooks tenho algumas ferramentas que auxiliam nesse processo: https://www.nacadeiradapapa.com/loja
[…] Baby-led weaning | Episódio 02 […]
[…] desmame por BLW deu-lhe o tempo que precisava para o desmame, só tendo ocorrido aos 2 anos de […]
[…] Baby-led weaning | Episódio 02 […]